Ambientes sedimentares em torno da discordância entre as Formações Tombador e Guiné, Chapada Diamantina, Bahia - Mateus Oliveira Aragão (2009.1)

Banca: Geólogo Jorge Magalhães - Petrobras - Orientador, Prof. Cícero da Paixão Pereira –-IGEO/UFBA-Co Orientador, Dr. Carlson de Matos Maia Leite - Petrobras e UFBA, Prof. Roberto Rosa da Silva - Petrobras e UFBA

Resumo: O presente trablho analisa três afloramentos da rochas sedimentares mesoproterozóicas da Formação Guiné, unidade do Grupo Paraguaçu, e da Formação Tombador, do Grupo Chapada Diamantina. Tem por objetivo reconhecer ambientes deposicionais a partir de perfis granulométricos e descrição de estruturas caracterizando fácies sedimentares. No afloramento da Trilha Cachoeira da Fumaça a Formação Guiné foi depositada em um ambiente deltaico. Foram interpretados os sub-ambientes de prodelta, frente deltaica e planície deltaica.no mesmo afloramento a Formação Tombador foi depositada em um ambiente eólico na base e ambiente estuarino no topo com respectivos sub-ambientes de lençol de areia e barras estuarinas. No afloramento do Morrão, a Formação Guiné também de ambientes deltaico possui apenas os sub-ambientes de frente deltaico e planície deltaica. A Formação Tombador é de ambiente estuarinode caráter proximal. O critério para distinguir as duas formações foi a mudança de direções das paleocorrentes, que aponta para leste, na Formação Guiné, e para sudoeste para a Formação Tombador. No afloramento da Trilha Beco, o sub-ambiente de planície deltaica foi interpretado para a Formação Guiné, a partir de estudos como syneresis cracks e perfil granulométrico. Para a Formação Tombador, apenas o ambiente eólico é observado, interpretando-se como sub-ambiente de lençol de areia. Conclui-se que o ambiente estuarino da Formação Tombador ocorre de maneira restrita, o que é explicado porque este ambiente é controlado pela fisiografia local. Outra conclusão é que os depósitos eólicos tem caráter costeiro devido à intercalação com o ambiente estuarino, o que denota que estava sujeito a oscilações de nível de base marinho.