Análise estratigráfica e sedimentológica, com base nos perfis e amostra de calha do campo Bela Vista - Fm. Água Grande/Sergi (Bacia do Recôncavo). - Mateus Pires Ferreira (2012.1)

Banca: Prof. Geraldo Girão Nery - Hydrolog Serviços e Perfilagens LTDA - Orientador, Prof. Msc. Roberto Rosa da Silva - IGEO/UFBA e Petrobrás, Cícero Paixão Pereira - IGEO/UFBA.

Resumo: Durante décadas as Formações Sergi e Água Grande, bacia do Recôncavo, foram alvo de diversos estudos. A maior parte dos trabalhos científicos publicados foca principalmente no estudo de afloramentos, fazendo com que formações pouco aflorantes, caso da formação Água Grande na área de estudo, tenham escassez de informação. Tendo sua área de estudo localizada no campo de Bela Vista (Campo escola), porção nordeste da bacia, dentro do município de Esplanada, o presente trabalho se propõe uma abordagem diferente no estudo estratigráfico e sedimentológico das formações supracitadas, de tal forma que na construção desta monografia se utilizou de informações adquiridas através de perfilagens e descrições das amostras de calha realizadas nos poços 1-BLV-1-BA, 7-BLV-4-BA, 7-BLV-5-BA. Foram analisados neste trabalho perfis de radioatividade (GR), de potencial espontâneo (SP), de resistividade (ILD, SFLA), de densidade (RHOB) e neutrônico (NPHI), posteriormente foram feitas correlações dos perfis com as descrições das amostras de calha com a finalidade de compreender a estratigrafia, características sedimentológicas e a configuração externa dos corpos areníticos das formações
estudadas, o que culminou com construção de três seções, feitas no programa Corel Draw. No estudo local das formações Sergi e Água Grande, campo de Bela Vista, detectou-se significativa variação faciológica e de espessura entre os poços avaliados, variações estas que ocorrem em algumas centenas de metros de distância. Foram também identificadas duas falhas locais, onde uma esta disposta entre o poço 7-BLV-5-BA e os poços 1-BLV-1-BA, e 7-BLV-4-BA, e outra é responsável por omitir a Fm. Sergi no ultimo poço.

Palavras-chave: Fm. Água Grande, Fm. Sergi, Estratigrafia, Perfis Geofísicos, Seções Geológicas

-- IsabelBarros - 21 Aug 2012