Estudo de Mecanismos e Processos de Sedimentação em Fluxos Gravitacionais de Massa da Formação Maracangalha, Membro Caruaçu. Aplicação da Metodologia de Estudo Rocha X Perfil na Predição da Qualidade dos Reservatórios- Muriel Nascimento de Figueiredo (2011.2)

Banca: Prof. Dr. Carlson de Matos Maia Leite - Orientador - IGEO/UFBA e Petrobras, Prof. MSC. Roberto Rosa da Silva - IGEO/UFBA e Petrobras, Geólogo Paulo da Silva Milhomem - Petrobras

Resumo: Esta monografia é resultado do estudo faciológico sedimentar, sistemático, de 273 metros de testemunhos de dois poços perfurados pela Petrobras no Campo Fazenda Boa Esperança (Bacia do Recôncavo), localizado a aproximadamente 100 km a norte da cidade de Salvador. O trabalho consistiu da análise de testemunhos e de perfis de radioatividade (GR), de potencial espontâneo (SP), de resistividade (ILD, RILD, SR) e de densidade (RHOB) destes dois poços, com o objetivo de definir padrões de logfácies características de associações de fácies de fluxos gravitacionais de massa ( slide e slump). Foi possível a identificação de sete fácies sedimentares: arenitos maciços (AR-ma), arenitos com laminações convolutas (ARlc), arenitos com intraclastos (AR-ic), arenitos com laminação plano-paralela (ARpp), arenitos conglomeráticos (ARC), conglomerados (CG) e lamitos (LM), os quais foram agrupadas nas associações de fácies do tipo slide (AR-pp) e slump (AR-ma, AR-lc, AR-ic, ARC, ARC, CG e LM). A correlação associação de fácies x perfis definindo padrões de logfácies foi reconhecida em outros três poços não testemunhados para que fossem confeccionadas seções geológicas longitudinais e transversais à orientação geral dos fluxos gravitacionais presentes no campo e avaliadas as extensões laterais desses depósitos nos poços não testemunhados. Esta correlação foi feita tendo-se em mente a característica dos slides (pacote semiconsolidado que se desloca sobre o talude, ocorrendo deformação na base do pacote e preservação das estruturas em sua parte central) e dos slumps (pacotes inconsolidados, que sofrem fortes deformações durante seu processo de escorregamento ao longo do talude). Os slumps constituíram 98% dos testemunhos descritos e os slides 2%, sendo que as melhores qualidades de reservatórios foram encontradas em pacotes de slump associados a pacotes de turbiditos, enquanto os slumps intercalados com folhelhos apresentaram, em geral, baixa qualidade permoporosa.

Palavras-chave: Membro Caruaçu, Fluxos gravitacionais de massa ( slide e slump), seção geológica, qualidade dos reservatórios.