Aplicabilidade do Método Geofísico de Eletroresistividade na Pesquisa de Água Subterrânea em Rochas Cristalinas na Região de Conceição do Coité-Ba - Murilo Alves Silva de Oliveira (2011.1)

Banca: Profa. Dra. Susana Silva Cavalcanti - IGEO/UFBA - Orientadora, Prof. Dr. Cristovaldo Bispo dos Santos - IGEO/UFBA, Dr. Godofredo Correia Lima Júnior - CERB

Resumo: A área de estudo está situada no município de Conceição do Coité, Região Nordeste do Estado da Bahia, inserida no polígono das secas. Geologicamente compreende duas unidades de rochas metamórficas pertencentes ao embasamento do Cráton do São Francisco. O domínio hidrogeológico é representado pelo aquífero fissural com a ocorrência de água subterrânea condicionada a uma porosidade secundária, originando a formação de reservatórios de pequena extensão. Neste trabalho, buscou-se caracterizar a subsuperfície e mapear as fraturas e o solo de alteração. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica cuidadosa sobre a geologia da região, em seguida foram interpretados dados geofísicos de eletrorresistividade e realizada uma visita a área de estudo. Os dados de 37 sondagens elétricas verticais (SEV), com arranjo Schlumberger de eletrodos (AB/2 variando de 1,6 a 130m), foram processados e interpretados. As SEVs foram executadas ao longo de dois perfis com direção perpendicular a uma zona de falha. Os resultados dos levantamentos geofísicos permitiram identificar e separar as rochas fraturadas do embasamento cristalino, áreas mais propícias para a locação de poços, porém com potenciais hídricos pequenos e a cobertura sedimentar.

Palavras-chave: Aquíferos; Eletrorresistividade; Conceição do Coité.