Caracterização sedimentológica e estratigráfica de testemunhos da Formação Sergi, Campo Dom João, Bacia do Recôncavo, Bahia, Brasil - Rebeca Santos de Almeida Nascimento (2012.1)

Banca: Msc. Flávio Miranda de Oliveira - IGEO/UFBA - Orientador, Dr. Carlson de Matos Maia Leite - IGEO/UFBA e Petrobrás, Dr. Michael Holz - IGEO/UFBA, Msc. Valterlene de Oliveira - IGEO/UFBA

Resumo: A Bacia do Recôncavo está inserida em um sistema de riftes intracontinentais, denominado de Recôncavo-Tucano-Jatobá, originado no Eocretáceo. Está localizada no centro-leste do Estado da Bahia e sua área é estimada em 11.500 km2. A arquitetura da bacia mostra um meio gráben orientado segundo NE-SW. A sua evolução tectônica se deu em três fases: pré-rifte, sin-rifte e pós-rifte. A Formação Sergi, tema deste estudo, foi depositada na fase pré-rifte, ao final do Jurássico, e compreende depósitos de origem flúvio-lacustre-eólico, englobando, essencialmente, arenitos finos a conglomeráticos. O objetivo principal deste trabalho foi analisar 243 metros de testemunhos da Formação Sergi amostrados em um poço locado no Campo de Dom João, compartimento sul da Bacia do Recôncavo, a fim de identificar suas características texturais e genéticas, sequências deposicionais e aspectos de reservatório. Como resultado da descrição, foram identificadas 13 litofáces, que permitem estabelecer cinco associações de fácies com caráter genético: flúvio-lacustre, fluvial efêmero, fluvial entrelaçado perene, lençóis de areia eólicos e dunas eólicas. Os testemunhos descritos foram relacionados às três sequências deposicionais da Formação Sergi propostas por outros autores: sequência III, que ocorre na porção superior do intervalo estudado, caracterizada pelos depósitos fluviais efêmeros; a sequência II, que compreende depósitos fluviais entrelaçados perenes; e a sequência I, posicionada na base da Formação Sergi, constituída por depósitos flúvio-lacustres, fluviais efêmeros, e eólicos. Foram verificados, visualmente, significativos intervalos com boas condições permo-porosas, corroborando com o potencial de reservatório de toda a unidade.

Palavras-chave: Testemunho, Formação Sergi, Campo Dom João, Bacia do Recôncavo.

-- IsabelBarros - 22 Aug 2012