Os corpos de pegmatitos de Castro Alves, Estado da Bahia, e suas relações com as rochas encaixantes - Uyara Cabral Machado (2008.1)

Banca: Profa. Dra. Ângela Beatriz de M. Leal - IGEO/UFBA - Orientadora, Prof. Dr. Johildo Salomão Figueiredo Barbosa - IGEO/UFBA, Profa. Dra. Simone Cerqueira Pereira Cruz - UFBA

Resumo: Nos arredores da cidade de Castro Alves, em terrenos de alto grau metamórfico do denominado Cinturão Itabuna-Salvador-Curaçá situa-se a segunda mais potente distrito de pegmatitos do Estado da Bahia. Desse corpos é extraída grande quantidade de feldspato, utilizado na cerâmica e de quartzo leitoso, este último aproveitado em grande escala para a siderúrgica. Embora importante do ponto de vista econômico, esse distrito pegmatítico não foi ainda estudado em detalhe fato que mantêm ainda o seu contexto geológico relativamente desconhecido do ponto de vista metalogenético. O presente trabalho expõe dados preliminares de pesquisas que estão sendo realizadas nessas províncias tendo o apoio da CBPM- Companhia Baianas de Pesquisa Mineral e da UFBA - Universidade Federal da Bahia. Com base nos trabalhos realizados até o momento, foi possível separar na área dois conjuntos de litologias, ambos separados por importantes zonas de cisalhamento: (i) rochas enderbíticas-charno-enderbiticas (fácies granulito), (ii) rochas charnockíticas, (iii) rochas ortogonássicas-migmatíticas (fácies anfibolito alto) e (iv) rochas granitóides. No caso das rochas charnockíticas destacam-se das outras em função de seus aspectos morfológicos visto que elas apresentam-se com relevo acidentado, formando extensas serras e com boas exposição sob a forma de lajedos. São rochas de coloração rósea a castanha, granulação média a grossa, apresentam texturas granoblásticas a nematoblástica sendo constituídas por mesopertita/microclina, quartzo, plagioclásio, hornblenda, minerais opacos,biotita e traços de zircão, alanita e, subordinadamente, por hiperstênio, titanita e apatita. As rochas enderbíticas-charnockíticas formam um relevo suavemente ondulado e, assim como as anteriores estão também expostas em extensos lajedos. São de cor cinza claro a esverdeado, de granulação média, por vezes com vênulas e veios qurtzo-feldspáticos, apresentando textura granoblástica, com mesopertita/microclina, plagioclásio, quartzo, hiperstênio, biotita e traços.