Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

RESPONSABILIDADE SOCIAL E METARECICLAGEM

@ O Lixo Eletrônico

O mundo joga fora, anualmente, 50 milhões de toneladas de lixo originado de equipamentos eletrônicos . No Brasil os Resíduos de Aparelhos Elétricos Eletrônicos (RAEE) são chamados popularmente de "sucata de informática", "lixo eletrônico" e, no exterior, WEEE (Waste Electrical and Eletronic Equipment), Eletronic waste ou e-Waste. Só de baterias para celular, pelo menos 11 toneladas são jogadas no lixo comum, inclusive as pilhas. Os países em desenvolvimento estão prejudicados com este lixo, pois ainda não tem destino adequado e representa 5% de todo lixo gerado pela humanidade.

No meio desse lixo são encontradas muitas substâncias tóxicas. Entre estas figuram o mercúrio, chumbo, cadmo, belírio, arsênio, retardantes de chama (BRT) e PVC. Estas substâncias podem causar vários danos à saúde humana, tais como: distúrbios no sistema nervoso, problemas nos rins, pulmões, cérebro e envenenamento. Além disso, atingem também à natureza, sua deterioração em contato com o solo e/ou no fundo de oceanos, rios e lagos provoca danos irreparáveis. Estudos comprovam que através da cadeia alimentar estas substâncias chegam de forma acumulada aos seres humanos.

Contudo apesar do dinâmico consumo de eletrônicos, ainda não há uma legislação no país que regulamente o destino correto e adequado para a sucata digital ou comprometa os fabricantes pelo seu descarte. O único regulamento oficial vigente é a Resolução nº 257, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), publicada em 30/06/1999, que determina limites para o uso de substâncias tóxicas em pilhas e baterias e aos fabricantes responsabilizando-os que tenham sistemas de coleta destes materiais e que encaminhem à reciclagem.

Obedecendo as orientações descritas nessa Resolução, os principais fabricantes de celulares do país dispõem sua rede de assistência técnica e as lojas das operadoras de telefonia celular para recolherem as baterias usadas devolvendo-as para a fábrica. Os fabricantes de computadores Dell e a HP, também executam o trabalho de coleta de equipamentos.

Outra operadora que está preocupada em atender as exigências da resolução é a Claro. Equipada com coletoras para receber pilhas, baterias, carcaça de celulares, chips e acessórios de qualquer fabricante, não sendo necessário o preenchimento de formulário. O processo de coleta é realizado pela GM&C, empresa responsável pela logística e destino final do lixo eletrônico, junto às recicladoras homologadas pelo IBAMA e nos órgãos ambientais dos estados. A Claro além de acatar o que determina a resolução decidiu monitorar todo o fluxo de reciclagem.

Porém a resolução, segundo pesquisadores e ambientalistas, nos termos que está presente no artigo 13º, permite que as pilhas e baterias que atenderem o que está disposto no artigo 6º sejam depositadas no lixo doméstico e conseqüentemente em aterros sanitários licenciados. Essa disposição, interferre também na embalagem das pilhas já que as informações sobre o descarte das baterias devem contar na embalagem em lugar visível e com uma letra legível.

Desse modo implica em criarmos o hábito deler as orientações descritas em embalagens de produtos, manuais e bulas de remédio, e também por ter uma grande porcentagem de analfabetos no país, teria que se pensar em outro tipo de campanha inclusive que atingisse a todos, tais como; propagandas de conscientização em rádio e em televisão. A educação é o Intrumento mais poderoso e eficaz para essa concetização.

Estas campanhas alertariam a população principalmente aos males causados à saúde humana, como: diarréia; alergias de pele e respiratórias; náuseas; vômitos; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo e bronquite; danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares; osteoporose e alguns tipos de câncer.

Que o Brasil não se esqueça do que aconteceu em Goiânia depois que catadores de lixo "curiosos" manipularam peças do aparelho de Raio X e foram contaminados pelo Césio. Posteriormente várias pessoas sofreram os efeitos da radiação e até hoje convivem com o sofrimento.

Resolução nº 257

Empresas de Responsabilidade

Topic attachments
I AttachmentSorted ascending Action Size Date Who Comment
pngpng mANHAN__4.svg-g2242-4294967120.png manage 4.5 K 30 Nov 2008 - 16:04 UnknownUser Tema da campanha bateria do semestre 2008.2