Rua Barão de Jeremoabo, 147
Inst. Letras, 2º andar, s/230
Campus Universitário/Ondina
CEP 40170-290
Salvador - Bahia - Brasil
Tel.: (71)3283-6222
Fax: (71)3283-6208

Apresentação

O Neclif se inscreve na perspectiva de uma pesquisa relacionada com a literatura e com os estudos de gênero. A crítica literária feminina/feminista reveste-se, assim, de características próprias fundamentadas numa consciência crítica da mulher.

Pretende-se acolher estudantes de qualquer área interessado(a)s (a abordagem adotada é a pluridisciplinar), em analisar produções literárias e desenvolver a crítica especializada e o pensamento crítico. Indivíduos ou grupos poderão elaborar diferentes projetos de pesquisa com a orientação de professores estudiosos ou especialistas na área dos estudos de gênero. Essas pesquisas poderão se tornar futuras monografias de especialização ou dissertações de mestrado.

Um dos objetivos é tornar claras as conseqüências que se traduzem como desigualdades sociais e que têm origem na cultura, tornando claro o conceito de "cultura feminina".

Como objetivo geral afirmam-se os esforços no sentido de coordenar e organizar pesquisas sobre os estudos femininos dentro da área específica da literatura envolvendo estudantes de diversas áreas e especificamente estudantes das diversas línguas e culturas estrangeiras e assim contribuir para o desenvolvimento dos estudos literário femininos na Bahia. As questões históricas e políticas apóiam, certamente, as investigações literárias. Os objetivos específicos concentram-se, neste primeiro momento, na reunião e análise de documentação na área dos estudos de gênero e sua relação com a literatura.

O projeto se anima com o objetivo de estabelecer relações entre os pesquisadores da UFBA e de outras universidades, brasileiras ou estrangeiras, estudantes e escritore(a)s visando a fomentar e realizar pesquisas interdisciplinares consideradas as diversas interfaces temáticas possíveis.

As perspectivas multidisciplinares são desejadas propiciando assim, a docentes, pesquisadores e estudantes, a oportunidade de realizar investigações sobre as questões da literatura produzida pela mulher.

A abrangência geográfica sai dos limites do Estado da Bahia para alcançar outros estados e países.

Pretende-se, igualmente estimular e apoiar o corpo docente e discente na publicação e divulgação de suas produções científicas, estimulando e dando apoio às suas realizações.

Compete ao Coordenador organizar as atividade desenvolvidas pelo Núcleo, elaborar plano de ação com a finalidade de desenvolver efetivamente as atividades descritas no projeto e acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pelos bolsistas; viabilizar a realização de cursos e eventos científicos e demais atividades do núcleo; assessorar docentes e discentes em programas e projetos de pesquisa e extensão; coordenar atividades interdepartamentais.

Para cumprir seus objetivos, o Neclif deverá promover a divulgação de novos acontecimentos nas áreas da cultura, da ciência e da arte, e implementar uma política de desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão universitária.

Findo o primeiro ano de trabalhos, em seu segundo ano de funcionamento o Núcleo deverá contemplar escritoras de línguas espanhola e italiana como também estender o seu apoio, através do seu conhecimento, à produção literária feminina (estudantes e professoras) da UFBA.

O NÚCLEO DE ESTUDOS DA CULTURA E DA LITERATURA FEMININA / Neclif , terá sede na sala 230 do Instituto de Letras e estará à disposição para acolher o(a) estudante que se interessa pela matéria e pretende desenvolver pesquisa sobre o assunto.

Editar Anexar Versões Mais...