Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização: 26/08/2011

Processo Seletivo 2012 - Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde

Estão abertas no período de 03 de outubro de 2011 a 11 de novembro de 2011, as inscrições para o Processo Seletivo 2012 do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Escola de Nutrição. Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para brasileiros e 02 (duas) vagas para estrangeiros. Maiores informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação – Escola de Nutrição UFBA.

Edital: https://twiki.ufba.br/twiki/pub/PGNUT/WebHome/Edital_Selecao_Mestrado_PPGANS_2012.pdf

UFBA está entre as 50 melhores universidades da América Latina



No ranking das 200 melhores instituições universitárias da América Latina, divulgado neste mês pe la organização britânica Quacquarelli Symonds (QS), a Universidade Federal da Bahia desponta na 42ª posição. É a primeira vez que essa lista é divulgada isoladamente, uma vez que a QS agrupava tradicionalmente as melhores do mundo. De acordo com o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA, Prof. Robert Verhine, o desempenho da Universidade se deve à ênfase na produção científica aliada à titulação dos docentes. Em suas declarações ao jornal Correio*, Verhine salientou que a UFBA investe na qualificação e o quadro de professores doutores cresceu muito em 15 anos, pulando de 19% para 60% do corpo docente com o grau de doutor. Ainda de acordo com o pró-reitor, “estarmos em 42º lugar é fruto dos avanços na área de pesquisa e iniciação científica. O reconhecimento internacional, portanto, se deve ao modo como se conduz a aprendizagem: “Enfatizamos a produção científica, valorizada como atividade curricular e contínua. Para a elaboração de seu ranking, a QS leva em consideração critérios como a reputação acadêmica entre empresas empregadoras e estudantes, titulação de profissionais, artigos e citações. Em termos locais, a performance da UFBA, a segunda melhor do Nordeste, só é sobrepujada pela Universidade Federal de Pernambuco. A Universidade de São Paulo lidera a relação das melhores latino-americanas.



IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAN



Acontece nos dias 7 a 10 de novembro de 2011 a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema é “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos”, será o momento do grande pacto pela soberania e segurança alimentar e pela promoção do direito humano à alimentação adequada no Brasil. Cerca de 2 mil convidados participam do evento. Todos os estados estarão representados, respeitando a diversidade e a pluralidade do país. Dois terços da delegação, formada pela sociedade civil, terá entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais. A 4ª Conferência Nacional será a primeira da presidenta da República Dilma Rousseff no campo da segurança alimentar e nutricional. Além da presidenta, o evento terá presença de governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores. Também será prestigiada por convidados nacionais e internacionais. Trata-se de um evento de inegável importância na agenda nacional, com visibilidade política e repercussão nos meios de comunicação.

Informações: http://www.abrandh.org.br/NoticiaConteudo.aspx?id=162



Dia Mundial da Alimentação



No Dia Mundial da Alimentação, celebrado todo dia 16 de outubro, mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam a fim de reduzir a fome. A data é comemorada há 27 anos e lembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Preço dos alimentos: da crise à estabilidade é o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação este ano para esclarecer o assunto e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis. Variações drásticas nos preços dos alimentos, em especial a alta de preços, representam uma séria ameaça para a segurança alimentar dos países em desenvolvimento. A populações carentes são as mais seriamente atingidas. De acordo com o Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema. No Dia Mundial da Alimentação, analisemos seriamente as causas da variação nos preços dos alimentos para que possamos tomar medidas necessárias para reduzir suas consequências entre os membros mais fracos da sociedade mundial.

Mais informações: www.fao.org



3º Seminário Alimentação e Cidadania

Em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação, o Programa Mesa Brasil SESC- rede nacional de combate a fome e o desperdício de alimentos, promove no dia 18 de outubro de 2011,no Teatro SESC SENAC Pelourinho, um fórum técnico para analise e discussões integradas das Múltiplas Dimensões da Segurança Alimentar e Nutricionais no cenaário soteropolitano,que tem como objetivo discutir a multifatorialidade e conseqüência da tríade Fome-Obesidade-Desperdicio,através da contribuição das diversas áreas do conhecimento.

Informações:3207-4470/4471

O Boletim Digital da Escola de Nutrição da UFBA parabeniza e agradece a todo o corpo docente pela contribuição diária, e pela sabedoria difundida para a formação de seus alunos.

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...” Rubem Alves



“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina






Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...