Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização 24/03/2010


Veja as nossas dicas para uma alimentação saudável!

Congresso Ibero-Americano de Nutrição acontece em maio no Brasil

O I Congresso Ibero-Americano de Nutrição acontece paralelamente ao XXI Congresso Brasileiro de Nutrição -CONBRAN entre os dias 26 e 29 de maio em Joinville, Santa Catarina. O principal objetivo é promover a cooperação técnico-científica e aproximar profissionais do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. O XXI CONBRAN será enriquecido também com a realização do I Simpósio Brasileiro de Nutrição Esportiva, somando três grandes eventos para os nutricionistas brasileiros.

Prorrogadas inscrições para Título de Especialista em Nutrição

A Associação Brasileira de Nutrição prorrogou até o dia 31 de março o prazo para a inscrição dos profissionais que querem obter o Título de Especialista em Nutrição 2010. O Título de Especialista é conferido aos nutricionistas que são aprovados no processo seletivo, após realização de prova ou comprovação por experiência, conforme edital e Resolução CFN 416/2008. Ele abrange as áreas de Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva, Saúde Coletiva e Nutrição em Esportes. Acesse o edital: www.asbran.org.br/sitenovo/especialista.php

Alimentos que contêm glúten devem ter aviso sobre doença celíaca

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a embalagem de alimentos contendo glúten, como os derivados de trigo, cevada e aveia, precisam comunicar não apenas a presença da substância mas também informar sobre a doença celíaca, uma intolerância a essa proteína. O ministro Castro Meira esclareceu que a mera expressão “contém glúten” era insuficiente para informar aos consumidores acerca dos prejuízos desses produtos para os portadores de doença Celíaca.

Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde promove defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde realizou na segunda-feira (15 de março) a sessão pública de defesa da dissertação do mestrando Osvaldo Dário de Alcântara Neto, intitulada "Fatores associados à dislipidemia em crianças e adolescentes de escolas públicas de Salvador, Bahia, Brasil". A banca examinadora foi composta pelas professoras doutoras Rita de Cássia Ribeiro da Silva (orientadora), Ana Marlúcia Oliveira Assis (ambas da Escola de Nutrição da UFBA) e Rita de Cássia Franco Rêgo (FMB-UFBA).

Professoras da ENUFBA têm propostas de trabalhos aprovadas no edital 026/2009 Pró-Saúde São Francisco do Conde-Ba

Professoras da Escola de Nutrição participaram do Edital 026/2009 Pró-Saúde SFC e foram contempladas com recursos na ordem de R$ 434.540,70. O edital fruto da parceria entre o Município de São Francisco do Conde-Ba, o Governo do Estado da Bahia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB teve como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas cujos resultados possam contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, predominantemente negra, do município.

Divulgação de Cursos

O Ciclo de Palestras Tecnal com o tema: Teoria da cor e calorimetria computadorizada, acontecerá no dia 24/03, no auditório do CESAT (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador), Canela. Sob a coordenação da professora Doutora Deusdélia Teixeira de Almeidae, o evento conta com o apoio da Escola de Nutrição da UFBA.




Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...