Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização 10/04/2010


Veja as nossas dicas sobre o chocolate

PROAE inscreve textos para livros Diversidade e Convivência

A Coordenadoria de Ações Afirmativas, através do Grupo Conviver, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), recebe inscrições, até o dia 14 de maio deste ano, de textos literários e científicos para os livros Diversidade e Convivência, edição 2010. Podem participar estudantes de Graduação da Universidade Federal da Bahia que integram programas da Pró- Reitoria de Assistência Estudantil da UFBA (cadastrados na PROAE, bolsistas e ex-bolsistas do Permanecer edição 2008/2009 e 2009/2010 e do Conexões do Saberes).

Mais Informações: UFBA, coluna Destaques.

Telefone: 71 3283-7816

SBC anuncia campanha inédita ‘Eu sou 12 por 8’ em mídias sociais

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza a primeira campanha médica utilizando mídias sociais para informar e conscientizar a população sobre a importância de manter a pressão estabilizada. A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, cerca de 30 milhões de pessoas, é responsável por 47% dos infartos, 54% dos AVCs (derrames) e 25% dos casos de insuficiência renal. A hipertensão mata 7,6 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.

Anúncio de alimentos terá advertências sobre riscos à saúde

A propaganda de alimentos será regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a ideia é alertar os consumidores sobre o risco do consumo excessivo de alguns alimentos e a associação entre a composição do produto e doenças, como por exemplo: bebidas açucaradas e obesidade; gorduras saturadas e diabetes tipo 2; gordura trans e doenças cardiovasculares, entre outros. Será editada neste mês de abril uma portaria com normas para a inclusão de mensagens de advertência, no caso de produtos que ameacem a saúde do consumidor. As frases serão incluídas na propaganda veiculada nos meios de comunicação e no material de publicidade disponível nos pontos de venda.

Aumenta o consumo de frutas e hortaliças no Brasil e cai número de pessoas que praticam exercícios

O Ministério da Saúde, o VIGITEL(Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico)realizou um estudo sobre o perfil da alimentação do brasileiro e o hábito de fazer atividade física, a pesquisa revelou que as frutas e hortaliças estão mais presentes no prato do brasileiro mostrando que 30,4% da população com mais de 18 anos optam por esses alimentos cinco ou mais vezes na semana. E 18,9% consumiram cerca de cinco porções diariamente em 2009 - 2,6 vezes mais que o registrado em 2006, 7,1%. Isso equivale as 400 gramas diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Contudo, o Ministério da Saúde alerta para o aumento no consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura e do número de sedentários no país. Foram entrevistadas 54.367 entre os dias 12 de janeiro e 22 de dezembro de 2009. O levantamento foi apresentado durante a comemoração do Dia Mundial de Saúde nesta quarta-feira, 7 de abril, na sede da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), em Brasília.




Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...