Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização: 24/09/2010

Novo!

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Escola de Nutrição – UFBA comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011 do Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde.

Maiores informações acesse aqui

O BOLETIM DA ENUFBA DEDICA ESTE NÚMERO ESPECIAL PARA PUBLICAR O DISCURSO DA PROFA. ANGEOLINA ROSSI FERREIRA, AO RECEBER A MERECIDA HOMENAGEM PELA DEDICAÇÃO COMO PROFISSIONAL EM ESPECIAL À ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UFBA.

“ Sra. Diretora – Profa. Dra. Iracema Santos Veloso; Srs. Professores, antigos alunos, hoje ilustres professores.

É com imensa satisfação, que compareço hoje a esta Sala dos Conselhos, onde durante muitos anos, freqüentei como Diretora da nossa Escola, como assessora do Reitor Felipe Serpa, como representante da Escola de Nutrição na câmara de graduação, no Conselho de coordenação e como representante do Reitor no Conselho de Vida Social Universitária. No dia 09 de julho de 2009, por decisão do Conselho Universitário conforme Resolução nº 01/03, fui agraciada pela Comissão Julgadora para receber a Medalha Prof. Edgard Santos, a qual recebi no dia 08 de janeiro, em Sessão Solene neste Palácio da Reitoria. Muito de vocês me conhecem de longas datas, ou melhor, de 48 anos, aliás, quando colei grau aqui neste mesmo palácio como Nutricionista na 4ª Turma da Escola de Nutricionistas, hoje, Escola de Nutrição.

A minha vida profissional começou na extinta Clínica Tisiológica, depois, maternidade Climério de Oliveira, Hospital Santa Izabel, onde junto com a Profa. Vera Franco, implantamos o Serviço de Nutrição. Fui a 1ª nutricionista a atuar na área industrial, dirigindo o Serviço de Nutrição da Chadler Indústria da Bahia, depois, Restaurante Universitário e Escola de Nutrição. Toda minha vida foi voltada para área de Nutrição, Conselho profissional – CRN 5ª região, onde fui vice-presidente por duas gestões e ANBA, onde recebi a Medalha Feminina Santana. Sinto um orgulho muito grande em ter sido Diretora da nossa Escola de 84 a 88.

Juntamente com a Profª Noris Rocha de Almeida, fomos eleitas, por consulta prévia as três categorias e fomos nomeadas pela Ministra da Educação Ester de Figueiredo Ferraz. Ao completarmos o nosso mandato, saímos de cabeça erguida com a sensação de dever cumprido, pois fomos agraciadas com uma missa de ação de graça e confraternização organizada pelas três categorias da nossa Escola. Durante a nossa gestão, lutamos para que Nutrição tivesse uma sede, pois funcionávamos em duas casas na Basílio da Gama, que mal nos comportava. Finalmente conseguimos o espaço do antigo Colégio de Aplicação na Araújo Pinho e mudamos, e foi uma luta para transformar aquele prédio “que muitos apelidaram de Gaiola das Loucas” na nossa Escola, e isso para questão de registrar, agradeço ao Prof. Reitor Germano Tabacoff que não mediu esforços para nos ajudar. Arrumada a casa, partimos para analisar as prioridades. Tivemos muita coragem e com uma agressividade bem administradora e direcionada, conseguimos realizar muitas metas. Foram quatro anos de luta, enfrentando incompreensões, desconfianças, mas junto com a minha fiel escudeira, Profa. Noris Rocha de Almeida, tínhamos um ideal de mudar o conceito da Escola de Nutrição.

Partimos então para qualificar os nossos professores, pois a escola possuía poucas professoras com titulação. Roseanne Porto Dantas foi a 1ª a sair para o Mestrado e Doutorado USP. Daí em diante, os departamentos fizeram escala para saída dos professores. Hoje, quando vejo a maioria dos professores da Escola de Nutrição Mestres e Doutores, sinto um orgulho tão grande que vocês não podem imaginar. A seguir, implantamos dois Cursos de Especialização: controle de Qualidade dos Alimentos e Nutrição Clínica. Agradeço sempre a colaboração dos professores do ISC, Maurício Barreto, Janilson Paim, Heonir Rocha, Wilsu Trindade e tantos outros que colaboraram, incentivando e ajudando nos passos a serem dados para o bom desempenho dos mesmos.

Ao me aposentar, nunca me desliguei da Escola. Estou sempre presente nas comemorações e hoje fico orgulhosa de ver, aquele espaço que tanto lutamos ser transformado brevemente em uma sede belíssima. Tenho o meu coração cravado ali. Estou aqui hoje atendendo ao convite da nossa Diretora para agradecer aos professores colegas e à congregação em especial da minha Escola, a honra de ter sido indicada, pela Comissão Julgadora, afim de ser agraciada com a mais alta honraria da nossa Universidade, a Medalha Prof. Edgard Santos. Na hora da colocação da Medalha no meu peito, tremia tanto que o Reitor me disse: não chore, senão vai manchar a maquiagem. Segurei o pranto, mas ao entrar no carro, a emoção foi mais forte. (coisa de gente velha, segundo meu filho). Chorei muito.”






Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...