Árido Movie
Direção: Lírio Ferreira
Ano: 2006
Duração: 1 hora 55 minutos
Elenco: Guilherme Weber, Giulia Gam, Selton Mello
Jonas vive afastado desde criança de sua cidade natal, Barra do Rocha - BA, mas após a morte do seu pai ele deve retornar ao local. Seus amigos decidem ir a cidade ajudá-lo neste momento difícil. A história se passa neste retorno de Jonas e todo o movimento de novidades e re-encontros que deve viver, olhando passa seu passado e construindo um novo significado para sua vida.
A escolha do filme foi feita a partir da observação de cenas de uso de diversas drogas entre os personagens do filme. Logo ao inicio do filme nota-se que Jonas faz uso de cocaína inalada no banheiro de um bar enquanto reúne-se com seus amigos, e estes, passam todo tempo da historia buscando diversão com muito álcool e maconha. Eles se denominam “os bocas secas”.
As drogas não são tema principal do filme, mas é muito nítido que percorre toda a narrativa, inclusive levantando reflexões a respeito do encontro do usuário com traficantes e com a polícia. Ao final do filme os amigos de Jonas passam por apuros ao enfrentarem traficantes aborrecidos com a invasão destes na plantação de maconha. Os “bocas secas” vivem um momento de grande tensão diante das violências e agressões que sofrem com os traficantes armados. Ao conseguirem livrar-se desta enrascada, os jovens deparam-se com a policia no momento em que acendem um “baseado” e o filme deixa margens para a reflexão a respeito dos perigos e enfrentamentos que os usuários passam, seja com os traficantes ou com a repressão e violência policial.
Além disso, a narrativa se encerra com uma cena de consumo de jurema, planta psicoativa usada tradicionalmente em rituais, entre povos indígenas do nordeste brasileiro. A experiência com a jurema é a chave que leva Jonas a conformar-se em retornar ao seu lugar na trama de disputas familiares históricas, baseadas na concorrência violenta pelo mercado produtor de maconha no sertão, na qual acaba se inserindo.
Assista ao
trailer.