Municípios apresentam propostas para Ações Integradas
por Paula Boaventura
As propostas parciais de intervenção nas cidades contempladas pelas “Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência” foram apresentadas nesta terça-feira (20), para a comissão gestora do plano operativo do programa. Além das propostas, foram apresentados os dados demográficos, os perfis socioeconômicos e as redes de atenção nas áreas de educação, assistência social, segurança pública e saúde de cada município.
Capacitação
Durante a apresentação das propostas, os municípios mostraram os critérios que pretendem adotar para a capacitação de profissionais de saúde, educação e assistência social, assim como de lideranças religiosas e comunitárias, nos cursos de Terapia Comunitária e Consultórios de Rua. Foi levantada a sugestão, inclusive, de que no curso de Terapia Comunitária possa ter um módulo também de formação de multiplicadores.
Os cursos à distância para profissionais de saúde e de segurança do trabalho, como também os de recursos humanos e de segurança pública, serão encaminhados de acordo com o perfil ocupacional de cada município. Salvador, por exemplo, prevê capacitar profissionais que atuem junto a trabalhadores da rede turística e de serviços do estado, enquanto que Camaçari articulará o treinamento para os setores da indústria.
Outra proposta apresentada é a de formação de um grupo gestor das ações em cada município para coordenar o plano operativo após a sua consolidação. Este grupo, assim como a comissão gestora do plano, seria composto por representantes das secretarias municipais de educação, assistência social, saúde e segurança pública.
Próximos Passos
Na próxima sexta-feira (23), a coordenadora do projeto Lua Nova, Raquel Barros, apresentará a boa prática que é voltada para a reinserção social de mães usuárias de drogas, ação que também será incluída nas propostas dos municípios. Também confirmou presença o coordenador do Observatório Nacional sobre Drogas (OBID), Vladimir Stempliuk, além de Carla Dalbosco, que apresentará outras ações preventivas.