Comissão finaliza plano para Ações Integradas
A comissão gestora estadual do Programa Federal Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência concluiu, na última terça (10), a elaboração do plano operativo tripartite para a implantação do programa em Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho. Com um recurso de aproximadamente 54 milhões de reais para as cinco capitais brasileiras e entorno selecionados - Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Distrito Federal (DF) -, o programa beneficiará cerca de 3,42 milhões de habitantes nas cidades baianas contempladas.
Plano Operativo - O plano define como será feita a capacitação de profissionais da área de saúde, educação, segurança pública e assistência social dos municípios envolvidos para a aplicação de boas práticas, entre outras estratégias para prevenção ao uso de substâncias psicoativas, tratamento e reinserção social de usuários em situação de vulnerabilidade social.
A equipe concluiu a construção do plano após apresentá-lo à diretora de Políticas de Prevenção e Tratamento da SENAD, Carla Dalbosco, que convidou a gestora de programas da Casa Civil do Rio de Janeiro, Mirthes Ferreira, para conhecer a metodologia de trabalho utilizada pela comissão gestora baiana.
Ao todo, foram dez reuniões, desde o lançamento do programa em 28 de julho deste ano, das quais participaram técnicos municipais e estaduais das áreas de saúde, desenvolvimento social e educação, sob a coordenação da superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos da SJCDH/BA, Denise Tourinho. A superintendente ressaltou a importância do trabalho coletivo da comissão que, segundo ela, pode se constituir “no passo inicial para a construção de uma política estadual sobre drogas”.
Termo de Compromisso - O planejamento estadual será validado a partir da assinatura do termo de compromisso, previsto para o dia 25 deste mês, onde se farão presentes o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, o ministro Paulo Roberto Uchôa, o governador Jaques Wagner e os prefeitos Luiz Caetano (Camaçari), Moema Gramacho (Lauro de Freitas), João Henrique (Salvador) e Eduardo Alencar (Simões Filho).