Logo UFBA
 

Dissertações de Mestrado

1. Poder da Máscara - Uma Experiência de Treinamento do Ator, de Isa Maria Faria Trigo, orientação: Armindo Jorge de carvalho Bião. Defesa: 01 de março de 1999, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Sérgio Coelho Borges Farias e Maria José Oliveira Palmeira (UNEB).

2. Nos Pequenos Mundos da Bahia - Uma Aproximação entre a Obra de Nelson de Araújo e a Etnocenologia, de Adailton Santos, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 03 de março de 1999, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Catarina Sant'Anna e Christine Greiner (PUC-SP).

3. Sorriso de Mulher - Personagens Femininas nas Comédias Musicais Baianas (1986-1995), de Marilda de Santana Silva, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli. Defesa: 15 de dezembro de 1999, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Ciane Fernandes e Edvaldo Souza Couto (UFBA/FCH).

4. A Cena da Dança enquanto Ação Sócio-Educativa: um Foco no Corpo Jovem em Privação de Liberdade, de Maria Sofia Villas Bôas Guimarães, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 20 de dezembro de 1999, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Sérgio Coelho Borges Farias e Maria Ornélia Silveira Marques (UFBA/EDC).

5. O Papel do Teatro na Construção do Projeto Pedagógico. O Caso da Escola Estadual Padre Palmeira, na Bahia, de Paulo Pereira Júnior, orientação: Sérgio Coelho Borges Farias. Defesa: 29 de dezembro de 1999, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Eliene Benício Amâncio Costa e Silvana Garcia (USP).

6. O Teatro Ígneo em "Vau da Sarapalha" - Do Conto à Encenação - A Travessia de Sarapalha, de Guimarães Rosa, de Alex Beigui de Paiva Cavalcanti, orientação: Evelina Hoisel. Defesa: 11 de fevereiro de 2000, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Evelina Hoisel, Antonia Pereira Bezerra, Ciane Fernandes e Ana Maria de Bulhões Carvalho (UNIRIO).

7. A Intuição como Referência no Desenvolvimento Sensorial e Performático do Dançarino, de Maria Aparecida Linhares dos Santos e Silva, orientação: Sérgio Coelho Borges Farias. Defesa: 19 de dezembro de 2000, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Suzana Maria Coelho Martins e Mônica Allende Serra (UNICAMP).

8. Benedito e o Teatro Gestual - Estudo de uma Encenação Não-Verbal Baseada em Elementos Espetaculares do Interior do Estado de Goiás, de Jorge das Graças Veloso, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 04 de fevereiro de 2001, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Ciane Fernandes e José Bezerra de Paiva (UNB).

9. O Corpo em Flor: Estudo e Experimentação da Espetacularidade nos Ternos de Reis da Lapinha, Salvador- Bahia, de Eloísa Brantes Bacellar Mendes, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião e Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: 19 de fevereiro de 2001, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Eliene Benício Amâncio Costa, José Luiz Ligiéro Coelho (UNIRIO).

10. A Performance Cenográfica de Daniela Thomas, de Eliézer Leite Rolim Filho, orientação: Paulo Roberto Vieira de Melo, Defesa: 08 de junho de 2001, no Teatro Lampião do Departamento de Artes da UFPB em João Pessoa. Banca Examinadora: Paulo Roberto Vieira de Melo, Catarina Sant' Anna e José Dias (UNIRIO).

11. Jornalistas em Cena, Artistas em Pauta - Análise da cobertura jornalística dos espetáculos teatrais baianos realizados pelos jornais A Tarde e Correio da Bahia na década de 90, de Nadja Magalhães Miranda, orientação: Antonio Albino Canelas Rubin. Defesa: 21 de setembro de 2001, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Antonio Albino Canelas Rubin, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Luiz Alberto Barreto Leite Sanz (UFF) e Christa Berger (UFRGS).

12. Umbigüidades - reflexões sobre o processo de encenação de uma pesquisa vocal para o teatro, de Iami Rebouças Freire, orientação: Eliene Benício Amâncio Costa. Encenação: 07 de outubro de 2001 na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Defesa: 08 de outubro de 2001, na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Armindo Jorge de Carvalho Bião, Sérgio Coelho Borges Farias e Marta Isaacsson Silva (UFRGS).

13. Xetro, Marrombaxetro, Caboclo! A Construção do Corpo caboclo nos Candomblés da Cidade de Cachoeira - Ba, de Sérgio José de Oliveira, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 18 de outubro de 2001, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Eliene Benício Amâncio Costa, Julio Santana Braga (UEFS) e Inaicyra Falcão Santos (UNICAMP).

14. Metas de contato: Uma experimentação do Método e de Técnicas Psicodramáticas Aplicadas à Composição Coreográfica, de Isabelle Cordeiro Nogueira, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli. Encenação: 04 de dezembro de 2001.Defesa: 05 de dezembro de 2001, no Teatro do Movimento da Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Antonia Pereira e Monica Allende Serra (UNICAMP).

15. A Alma das Palavras - A voz enquanto Imagem das Palavras: Uma Proposta de Leitura e Em-cenação, de Maria Eleonora Montenegro, orientação: Paulo Roberto Vieira de Melo, Encenação: 17 de dezembro de 2001, Defesa: 18 de dezembro de 2001, no Teatro Lampião do Departamento de Artes da UFPB em João Pessoa. Banca Examinadora: Paulo Roberto Vieira de Melo, Catarina Sant'Anna e Silvana Garcia (USP).

16. Insônia, a encenação: uma pesquisa sistemática para a realização de uma montagem didática na Escola de Teatro da UFBA, de Hebe Alves da Silva, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 20 de dezembro de 2001, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Sérgio Coelho Borges Farias e Silvana Garcia (USP).

17. A Criação de um Corpo Cênico: Explorando as fontes orgânicas da atuação, de Demian Moreira Reis, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Encenação: 20 de dezembro de 2001. Defesa: 21 de dezembro de 2001, na Escola de Dança da UFBA em Salvador. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Eliene Benício Amâncio Costa e Suzy Frank Sperber (UNICAMP).

18. Palco Iluminado: O Festival de Inverno de Campina Grande e sua repercussão no Teatro Paraíbano, de Mônica Maria Macedo Hermínio, orientação: Paulo Roberto Vieira de Melo, Defesa: 19 de janeiro de 2002, no Teatro Lampião do Departamento de Artes da UFPB em João Pessoa. Banca Examinadora: Paulo Roberto Vieira de Melo, Sérgio Coelho Borges Farias e José Dias (UNIRIO).

19. Dramaturgia do ator: pré-expressividade, energia e subpartitura na criação de partituras cênicas no espetáculo As Velhas, de Elias de Lima Lopes, orientação: Paulo Roberto Vieira de Melo. Defesa: 21 de janeiro de 2002, no Teatro Lampião do Departamento de Artes da UFPB em João Pessoa. Banca Examinadora: Paulo Roberto Vieira de Melo, Catarina Sant'Anna e Antonio Edson Cadengue (UFPE).

20. A mais forte: A dança na encenação da peça de Strindberg, de José Everaldo de Oliveira Vasconcelos, orientação: Ciane Fernandes. Defesa: 31 de janeiro de 2002, na Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: Ciane Fernandes, Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Christine Greiner (PUC-SP).

21. Antônio Conselheiro: a poética da intertextualidade na Dramaturgia de Joaquim Cardoso, de Érico José Souza de Oliveira, orientação: Catarina Sant'Anna. Defesa: 22 de março de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Catarina Sant'Anna, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Francisco César Leal (UFPE).

22. Contando Estórias, Fazendo História - Os caminhos do Teatro de Bonecos em Salvador, na busca de uma identidade, nos moldes do Teatro de Mamulengo (Pernambuco), de Urânia Auxiliadora Santos Maia, orientação: Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: 01 de abril de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Ewald Hackler e Ana Maria de Abreu Amaral (USP).

23. Corpos musicais: A dança na cena artística de Daniela Mercury, de Jussara Sobreira Setenta, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli. Defesa: 17 de junho de 2002, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Dulce Aquino e Eusébio Lobo da Silva (UNICAMP).

24. Os Padrões de Movimento no Treinamento do Ator: análise crítico-descritiva da padronização do movimento e sua influência no desenvolvimento cinestésico-expressivo do ator, de Gabriéla Rozana Peres Cubas, orientação: Ciane Fernandes. Defesa: 10 de agosto de 2002, na Sede do II Congresso Nacional de Dança, RS. Banca Examinadora: Ciane Fernandes, Dulce Aquino e Márcia Strazzacappa (UNICAMP).

25. Capoeira Angola como treinamento para o ator, de Evani Tavares Lima, orientação: Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: 14 de agosto de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Lúcia Fernandes Lobato e Márcia Strazzacappa (UNICAMP).

26. Caballera Andante Del Amor - Um estudo sobre o barroco e a teatralidade em fragmentos literários de Santa Teresa de Ávila e Sóror Joana Inês da Cruz: Virtualidades Cênicas e proposta de adaptação para o palco, de Guilhermina Willet Róman, orientação: Catarina Sant'Anna. Defesa: 06 de setembro de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Catarina Sant'Anna, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Manoel Caldéron (Universidade de Barcelona).

27. Matrizes Estético-conceituais na análise da composição do personagem teatral, de Martin Miguel Rosso, orientação: Ciane Fernandes. Defesa: 07 de outubro de 2002, no Instituto de Artes da UFRGS. Banca Examinadora: Ciane Fernandes, Sérgio Coelho Borges Farias e Marta Isaacsson (UFRGS).

28. O Rei amado - A antropofagia e o Teatro de Dias Gomes, de Maria Cristina Vieira Rodrigues, orientação: Catarina Sant´Anna. Defesa: 08 de outubro de 2002, na Escola de Belas Artes da UFBA. Banca Examinadora: Catarina Sant'Anna, Suzana Maria Coelho Martins e Neyde de Castro Veneziano (UNICAMP).

29. Performance no Telejornalismo - suas características: aspectos gestuais e vocais da representação cotidiana na Bahia, de Mary Weinstein, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 31 de outubro de 2002, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: : Armindo Jorge de Carvalho Bião, Dulce Aquino e Márcia Strazzacappa (UNICAMP).

30. Teatro de devires: Um olhar multiplicante sobre o imaginário Afro-Brasileiro, de Simone Silva Reis, orientação: Silvia Adriana Davini. Defesa: 19 de novembro de 2002, no Complexo das Artes da UnB? ?. Banca Examinadora: Silvia Adriana Davini, Suzana Maria Coelho Martins e Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz (UNB).

31. Carnaval e Máscaras: a magia na cena brincante da cidade de Rio de Contas, de Sônia Maria Costa de Amorim, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 03 de dezembro de 2002, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Suzana Maria Coelho Martins e Rosa Maria Leite Pedro (UFRJ).

32. A dança: uma estratégia para revelação e reelaboração do corpo no ensino público, de Virgínia Maria Rocha Chaves, orientação: Dulce Aquino. Defesa: 21 de dezembro de 2002, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Dulce Aquino, Lúcia Fernandes Lobato e Inaicyra Falcão dos Santos (UNICAMP).

33. Modelo administrativo do Teatro Vila Velha: uma luta pela sobrevivência, de Angel Cristóbal Garrido Martinez, orientação: Eliana Rodrigues Silva. Defesa: 10 de janeiro de 2003, na Sala 12 da Escola de Administração da UFBA. Banca Examinadora: Eliana Rodrigues Silva, Eliene Benício Amâncio Costa, Marcelo Dantas (UFBA/ADM) e Mário Fernando Bolognesi (UNESP).

34. Capoeira Angola e Técnica da Dança - Análise de movimento e descrição de princípios para o treinamento técnico-corporal de dançarinos, de Sandra Regina de Oliveira Santana, orientação: Dulce Aquino. Defesa: 14 de janeiro de 2003, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Dulce Aquino, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Eusébio Lobo da Silva (UNICAMP).

35. Uma tribo mais de mil - O teatro do CRIA, de Maria Eugênia Viveiros Milet, orientação: Sérgio Coelho Borges Farias. Encenação e Defesa: 27 de janeiro de 2003, no Teatro Gregório de Mattos. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Sonia Lucia Rangel, Luiz Felippe Perret Serpa (UFBA/EDC) e Ingrid Dormien Koudela (USP).

36. Sedução do drama: estética do paroxismo na simulação do Linha Direta, de Maria de Fátima Barretto Bastos, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 17 de fevereiro de 2003, na Escola de Belas Artes. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Cleise Furtado Mendes e Leda Maria Martins (UFMG).

37. A Louvação das prostitutas do Jacuípe ao glorioso São Roque, de Lourdisnete Silva Benevides, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 17 de fevereiro de 2003 na Escola de Belas Artes. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Ewald Hackler e João Gabriel Lima Cruz Teixeira (UNB).

38. A arte do brincante no Mamulengo e no Bumba-meu-boi, de Marcondes Gomes Lima, orientação: Marco Antonio Camarotti Rosa. Defesa: 20 de fevereiro de 2003 na Universidade Federal de Pernambuco. Banca Examinadora: Marco Antonio Camarotti Rosa, Suzana Maria Coelho Martins e Sheila Diab Maluf (UFAL).

39. A voz e a palavra na cena do Recife hoje: um estudo sobre a preparação vocal do ator e seu resultado em performance no teatro para criança, de Rose Mary de Abreu Martins, orientação: Silvia Davini. Defesa: 20 de fevereiro de 2003 na Universidade Federal de Pernambuco. Banca Examinadora: Silvia Davini, Suzana Maria Coelho Martins e Marígia Ana de Moura Viana (UNICAMP).

40. Aspectos da dança contemporânea do Recife (1988-2002), de Arnaldo José de Siqueira Júnior, orientação: Ciane Fernandes. Defesa: 21 de fevereiro de 2003, na Universidade Federal de Pernambuco. Banca Examinadora: Ciane Fernandes, Eliana Rodrigues Silva, Suzana Maria Coelho Martins e Edson Claro (UFRN).

41. Olhos de Touro: um processo de encenação, de Márcia Duarte Pinho, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 30 de abril de 2003, na UnB? ?. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Silvia Adriana Davini e Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz (UNB).

42. A espetacularidade dos afoxés: a religiosidade nas manifestações populares da Gamboa - Ilha de Itaparica, de Célia Conceição Sacramento Gomes, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 05 de julho de 2003 na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Antonia Pereira Bezerra e Leda Maria Martins (UFMG).

43. Abertura para outra cena - Uma história do teatro na Bahia a partir da criação da escola de teatro, de Raimundo Matos de Leão. Defesa: 29 de setembro de 2003 na Escola de Teatro da UFBA. Orientação: Cleise Furtado Mendes.Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Cleise Furtado Mendes e Silvana Garcia (USP).

44. O Auto do Círio - drama, fé e carnaval em Belém do Pará, de Miguel de Santa Brígida Junior. Orientação: João de Jesus Paes Loureiro. Defesa: 13 de outubro de 2003, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: João de Jesus Paes Loureiro, Luiz Marconi Fontes Magalhães (UFPA), Sônia Lúcia Rangel.

45. Curral Grande: construção de um texto dramatúrgico abordando o isolamento de flagelados durante a seca de 1932, no Ceará, de Marcos Barbosa de Albuquerque. Orientação: Cleise Furtado Mendes. Defesa: 01 de dezembro de 2003, na Escola de Teatro da UFBA.. Banca: Cleise Furtado Mendes, José Eduardo Vendramini(USP) e Ewald Hackler.

46. O processo criativo na prática com bonecos de luva: magia, mimetismo, ludicidade, poesia e símbolo, de Diva Luiz da Silva. Orientação: Antonia Pereira Bezerra. Defesa: 30 de abril de 2004, no Auditório do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia. Banca Examinadora: Antonia Pereira Bezerra, Bernadete de Souza Porto ( EDC-UFBA) e Sônia Lúcia Rangel.

47. Paradoxo da Pós - Modernidade na Dança: reflexões sobre Corpo e Espaço - Tempo no Produto Coreográfico , de Mirella de Medeiros Misi. Orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 19 de maio de 2004, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Antonia Pereira Bezerra e Maristela Moura Silva Lima (UFV).

48. Belém Apaixonada - A construção do corpo devoto nos processos performáticos das Paixões de Cristo em Belém do Pará, de Ana Karine Jansen de Amorim. Orientação: Valzeli Figueira Sampaio. Defesa: 21 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Valzeli Figueira Sampaio, Christine Pires Nelson de Mello (FAAP e PUC-SP) e Antônia Pereira Bezerra.

49. Dramaturgia Pessoal do Ator: a História de Vida no processo de criação de Hamlet - Um Extrato de Nós com o Grupo Cuíra, em Belém do Pará , de Wladilene de Souza Lima. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 22 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Sônia Lúcia Rangel e Edvaldo Souza Couto ( FCH-UFBA).

50. Faz e não faz de conta: a criança intérprete e sua compreensão do processo de encenação, de Olinda Margaret Charone. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 24 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Lia Braga Vieira e Josebel Akel Fares (UEPA).

51. Boi Tinga: um cortejo de caricaturas em São Caetano de Odivelas, de Silvia Sueli Santos da Silva. Orientação: José Afonso Medeiros Souza. Defesa: 25 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Orientação: José Afonso Medeiros Souza. Banca Examinadora: José Afonso Medeiros Souza, Lia Braga Vieira e Aldrin Moura de Figueiredo (UFPA).

52. O ‘desabrochar` do corpo: a avaliação diagnóstica no desenvolvimento da consciência corporal no processo de ensino-aprendizagem escolar da dança na infância", de Mariana Garcia Marques. Orientação: Lia Braga Vieira. Defesa: 26 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da UFPA. Banca Examinadora Lia Braga Vieira, Suzana Maria Coelho Martins e Josebel Akel Fares (UEPA).

53. Gesto Transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do Espetáculo Metrópole, de Ana Flávia de Mello Mendes. Orientação: João de Jesus Paes Loureiro. Defesa: 27 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: João de Jesus Paes Loureiro, Suzana Maria Coelho Martins e Elizabeth Pessoa Gomes da Silva (UFPA).

54. Sedução: a construção do corpo do Bailarino-Pesquisador-Intérprete encantado pela Lenda do Boto, de Jaime Augusto Duarte Amaral. Orientação: Sônia Lúcia Rangel. Defesa: 28 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Sônia Lúcia Rangel, Maria do Socorro Simões (UFPA) e Suzana Maria Coelho Martins.

55. O Tamanco e o Vaqueiro: um Estudo dos Elementos Espetaculares da Dança dos Vaqueiros do Marajó, em Belém do Pará", de Maria Ana Oliveira de Azevedo. Orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 29 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Josebel Akel Fares (UEPA) e João de Jesus Paes Loureiro.

56. A maquiagem no processo de construção do personagem, de Jesus Fernando Vivas de Souza. Orientação: Ewald Hackler. Defesa: 02 de agosto de 2004, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Ewald Hackler, Fernando Pinheiro Villar de Queiroz (UNB) e Eliene Benício Amâncio Costa .

57. Antes da Cena, o Treinamento: O ator nos bastidores de si mesmo", de Hirton de Macêdo Fernandes Júnior. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 27 de agosto de 2004, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Sônia Lúcia Rangel e Walter Lima Torres (UFPR).

58. Bahia Singular e Plural: registro audiovisual de folguedos, festas e rituais populares, de Josias Pires Neto. Orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 30 de agosto de 2004, no Auditório da Fundação Pedro Calmon, Palácio Rio Branco, Salvador. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, José Francisco Serafim (CNPQ - FACOM/UFBA) e Luís Nicolau Parés (FCH/UFBA).

59. Tradição e Contemporaneidade na Cena Amazônica: O Espetáculo VER de VER – O – PESO do Grupo Experiência, de Suzane Cláudia Gomes Pereira. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 30 de setembro de 2004. Banca Examinadora: Josebel Akel Fares ( UEPA), Antonia Pereira Bezerra e João de Jesus Paes Loureiro (UFPA).

60. O Santo Inquérito: a dramaturgia na dança do grupo coreográfico da UFPA", de Waldete Brito Silva de Freitas. Orientação: Valzeli Fiqueira Sampaio. Defesa: 22 de novembro de 2004, no Núcleo de Artes da UFPA. Banca Examinadora: Valzeli Fiqueira Sampaio, José Afonso Medeiros Souza (UFPA) e Elizabeth Pessôa Gomes da Silva (UEPA).

61. Dança da Onça na cena amazônica: espetacularidade cabocla na dança do carimbó", de Éder Robson Mendes Jastes. Orientação: João de Jesus Paes Loureiro. Defesa: 23 de novembro de 2004, no Núcleo de Artes da UFPA. Banca Examinadora: João de Jesus Paes Loureiro, Sônia Lúcia Rangel e Josebel Akel Fares (UEPA).

62. Contando o tempo: transformação, coreografia e modernidade no espetáculo da Quadrilha Junina em Belém do Pará, de Eleonora Ferreira Leal. Orientação: Eliana Rodrigues Silva. Defesa: 24 de novembro de 2004, no Núcleo de Artes da UFPA. Banca Examinadora: Eliana Rodrigues Silva, João de Jesus Paes Loureiro (UFPA) e Elizabeth Pessôa Gomes da Silva.

63. Abrigo Poético: um estudo sobre o teatro de rua em Belém", de Benedito Lima Rodriguez Neto. Orientação: Sônia Lúcia Rangel. Defesa: 25 de novembro de 2004, no Núcleo de Artes da UFPA. Banca Examinadora: Sônia Lúcia Rangel, Josebel Akel Fares (UEPA) e Antônia Pereira.

64. Palhaços Trovadores – Uma história cheia de graça, de Marton Sérgio Moreira Maués. Orientação: José Afonso Medeiros Souza. Defesa: 26 de novembro de 2004, no Núcleo de Artes da UFPA. Banca Examinadora: José Afonso Medeiros Souza, Valzeli Fiqueira Sampaio (UFPA) e Josebel Akel Fares (UEPA).

65. O Sentido Poético da Dança Espontânea entre Corpos Diferentes, de Fátima Daltro de Castro Correia. Orientação: Norberto Peña. Defesa: 20 de janeiro de 2005, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Norberto Peña, Dulce Aquino e Admilson Santos (EDC - UFBA).

66. O Jogo Dramático e Manifestações Populares Regionais: Um recurso metodológico para o ensino de teatro na escola, de Osmarina Gerhardt da Costa, no Núcleo de Artes da UFPA. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 03 de março de 2005. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Josebel Akel Fares (UEPA) e Lia Braga Vieira (UFPA).

67. Estradas de Sonhos – Uma Contribuição Circense na Formação do Ator, de Marcus Villa Góis. Orientação: Eliene Benício. Defesa: 18 de março de 2005, no Auditório da Fundação Pedro Calmon. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Mario Bolognesi (UNESP) e Armindo Bião (PPGAC - UFBA).

68. O Corpo do Ator Contemporâneo – Aproximações Cartográficas das noções de corpo presentes no universo de atores brasilienses, de Ana Cristina Filgueira Galvão. Orientação: Silvia Adriana Davini. Defesa: 24 de março de 2005, no Departamento de Artes Cênicas da UnB? . Banca Examinadora: Silvia Adriana Davini, Edvaldo Souza Couto (FCH – UFBA) e Roberta Kumasaka Matsumoto (UNB).

69. A Voz Integrada: uma análise das proposições de Grotowsky, Barba e Staniewsky para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do ator, de Patrick Warbuton Campbell. Orientação: Sérgio Coelho Borges Farias. Defesa: 08 de abril de 2005, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Sara Pereira Lopes (UNICAMP) e Eliene Benício Amâncio Costa.

70. Todo coco um dia vira kenga: Etnocenologia, Performance e Transformismo no Carnaval Potiguar, de Makários Maia Barbosa. Orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 12 de maio de 2005, na Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Christine Douxami (PPGAC/CNPQ - UFBA) e Fernando Antônio de Paula Passos.

71. Samba de Gafieira: corpos em contato na cena social carioca, de Ana Maria de São José. Orientação: Eliana Rodrigues Silva. Defesa: 22 de julho de 2005, na Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: Eliana Rodrigues Silva, Maristela Moura Silva Lima (UF Viçosa) e Ciane Fernandes .

72. Hibridismo e Interfaces: O estudo de células corporais para o dançarino de uma partitura, de Adriano Jabur Bittar. Orientação: Lúcia Fernandes Lobato. Defesa: 18 de agosto de 2005, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Lúcia Fernandes Lobato, Eliana Rodrigues Silva, José Antônio Ramos Saja dos Santos (FCH – UFBA).

73. Embodied: Um espetáculo de metáforas dançadas, de Fátima Wachowicz. Orientação: Dulce Aquino. Defesa: 23 de Novembro de 2005, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Dulce Aquino, Ivani Santana e Álvaro João Magalhães de Queiroz (UNICAMP).

74. Na Trilha do Cordel: a dramaturgia de João Augusto, de Lindolfo Alves do Amaral Filho. Orientação: Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: 30 de novembro de 2005, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Antônia Pereira Bezerra e Doralice Alcoforado (LET - UFBA).

75. Mouros e Cristãos: Cenas de um folguedo popular da cidade de Prado, Bahia, de Alexandra Gouvêa Dumas. Orientação: Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: 13 de dezembro de 2005, no Auditório da Fundação Pedro Calmon. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Edilece Souza Couto (FCH / UFBA) e Armindo Jorge de Carvalho Bião (PPGAC – UFBA).

76. Modelagem e Tessitura de Voz para o Ator: Memória da experiência de "A voz em Off" e sua aplicação na interpretação de textos, de Ana Lúcia de Carvalho Ribeiro. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 04 de Janeiro de 2006, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Léslie Piccolloto Ferreira (PUC-SP) e Ewald Hackler.

77. Clown, Absurdo e Encenação: processos de montagem dos espetáculos "Godo", "Trattoria" e "Joguete", de Joice Aglae Brondani. Orientador: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: dia 05 de Janeiro de 2006, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Inês Alcaraz Marocco (UFRGS) e Eliene Benício Amâncio Costa.

78. Palhaços de Rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua de Salvador, de Fabio César Lobato de Araújo. Orientadora:Suzana Maria Coelho Martins. Defesa:dia 10 de fevereiro de 2006, no Teatro Molière da Aliança Francesa, Salvador. Banca Examinadora: João Gabriel Lima Cruz Teixeira (UnB? ),Fernando Antônio de Paula Passos e Suzana Maria Coelho Martins.

79. Leitura Dramática: Um recurso para Revelação do texto, de Gideon Rosa. Orientador: Ewald Hackler. Defesa: dia 16 de janeiro de 2006, na Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: Maurício Tavares (FACOM/UFBA), Daniel Marques da Silva e Ewald Hacler.

80. SADE: Criação e Processo do Drama, de Gil Vicente Barbosa de Marques Tavares. Orientadora: Evelina de Sá Hoisel. Defesa: dia 08 de março de 2006, no Teatro Vila Velha, Salvador. Banca Examinadora: Antônia Herrera (ILUFBA), Cleise Mendes e Evelina de Sá Hoisel.

81. Corpo Subjetivado: A Categoria Expressividade do Sistema Laban/Bartenieff na Formação do Ator Contemporâneo, de Antonio Ricardo Fagundes de Oliveira. Orientadora: Ciane Fernandes. Defesa: dia 22 de março de 2006, no Teatro Vila Velha. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa. José Saja Ramos Neves dos Santos (FCH-UFBA)e Ciane Fernandes.

82. Impressões Modernas: Compreensão e Debate sobre Teatro na Cobertura dos Jornais A Tarde e Diário de Notícias Entre os anos 1956 e 1961, de Jussilene Santana do Nascimento. Orientador: Antonio Albino Canelas Rubim. Defesa: dia 28 de abril de 2006 no Teatro Vila Velha, Salvador. Banca Examinadora: Ângela Maria Menezes de Andrade (FACOM-UFBA), Cleise Furtado Mendes e Antonio Albino Canelas Rubim.

83. Práticas Teatrais no Ensino Médio: Dez anos de Oficina de Teatro no Colégio Manoel Novaes, de Andreia Fernandes de Andrade. OrientadorDaniel? Marques da Silva. Defesa: dia 15 de dezembro de 2006, Colégio Estadual Manoel Novaes - BA. Banca Examinadora: Roberto Sanches Rabêllo (EDC-UFBA), Sérgio Coelho Borges Farias e Daniel Marques da Silva.

84. Corpo e Complexidade: o trânsito Arte-Ciência nos processos de criação de Adriana Grechi, de Luciana de Mattos Dias. Orientadora: Ivani Santana. Defesa dia 29 de agosto de 2006, na Biblioteca Central da UFBA. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Helena Katz (PUC/SP), Ivani Santana.

85. O Caminho do Ator Buscador: um treinamento pré-expressivo, de Mônica Viana de Mello. Orientador Daniel Marques da Silva. Defesa: dia 28 de setembro de 2006, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Renato Ferracini (LUME-UNICAMP),Angela Reis e Daniel Marques.

86. Labirinto Espelhado de Eva, Roteiro para Filme-Ensaio: Imagens e Encenação do Feminino, de Edyala Lima de Iglesias. Orientadora: Sonia Lucia Rangel. Defesa: dia 11 de dezembro de 2006, na Biblioteca Central do Estado da Bahia. Banca Examinadora: Sônia Lucia Rangel, Antônio Carlos Amâncio da Silva (UFF), Vanessa Brasil Campos Rodriguez (UNIFACS).

87. AGÔ ALAFIJU ODARA! A presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA, de 1971 a 1978, de Nadir Nóbrega. Orientadora: Eliana Rodrigues. Defesa: dia 16 de agosto de 2006., na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Jocélio Teles dos Santos (CEAO-UFBA), Suzana Maria Coelho Martins e Eliana Rodrigues.

88. Lá Lá Ele: Devaneios, Memórias e Estados de Corpo em três Processos Coreográficos, de Antrifo Ribeiro Sanches Neto.Orientador: Fernando Antônio de Paula Passos. Defesa: dia 31 de agosto de 2006, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Banca Examinadora: José Antonio Saja Ramos Neves dos Santos (FCH-UFBA) Eliana Rodrigues e Fernando Antônio de Paula Passos.

89. Para não Falar Como Eles Falam, Para não Ver Como Eles Vêem: A Poética do Encenador Chileno Ramón Griffero, de Héctor Briones. Orientadora: Ângela de Castro Reis. Defesa: dia 27 de fevereiro de 2007, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Daniel Marques, Walter Lima Torres (UFPR) e Angela de Castro Reis.

90. O Jogo do Ilimitado: Dissolução dos Limites de Tempo e Espaço na Dramaturgia de João Falcão, de Luiz Felipe Botelho. Orientadora: Cleise Furtado Mendes. Defesa: dia 27 de fevereiro de 2007, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Daniel Marques, Clovis Dias Massa e Cleise Furtado Mendes.

91. Nova Cantoria: movimento poético-musical de Elomar Figueira Mello, Dércio Marques e Xangai, de Eduardo Cavalcanti Bastos. Orientador: Leonardo Vicenzo Boccia. Dia 15 de março de 2007, às 14h00, na Biblioteca Central dos Barris. Banca Examinadora: Paulo César Borges Alves (FACOM/UFBA), Armindo Jorge de Carvalho Bião e Leonardo Vicenzo Boccia.

92. CAPOEIRA: UMA IDENTIDADE CULTURAL ADOTADA, de Marcos Dal bello. Orientador Pedro Rodolpho Jungers Abib. Defesa: dia 04 de maio de 2007, 14h30, na Faculdade de Educação da UFBA (Sala 11), no Vale do Canela. Banca Examinadora: Pedro Rodolpho Jungers Abib. Sérgio Coelho Borges Farias. Carlos Eugênio Líbano Soares (FCH - UFBA).

93. A MEMÓRIA DE UM CORPO CÊNICO: A IMPROVISAÇÃO COMO RECURSO ARTICULADOR DE INSCRIÇÕES CORPORAIS NA LINGUAGEM DA DANÇA SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DE CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DE ANTÔNIO DAMÁSIO de karin Virgínia Rodrigues Giglio. Orientadora: Eliana Rodrigues. Dia 04 de maio de 2007, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Eliana Rodrigues Silva. Ivani Santana. Isa Maria Faria Trigo (UNEB).

94. O CORPO ROMPENDO FRONTEIRAS: A TÉCNICA DO MOVIMENTO GENUÍNO NO PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA-TEATRO de Andréia Maria Ferreira Reis. Orientadora Ciane Fernandes. Defesa: dia 16 de abril de 2007, às 14h00 no Auditório I da Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: Ciane Fernandes. Suzana Maria Coelho Martins. Maria Cecília de Paula Silva (FACED - UFBA).

95. OKUTÁ ORUN INÁ OTÁ! O FOGO TRANSATLÂNTICO DO ENCONTRO DE XANGÔ COM A DANÇA DO BUGARABU de Sandra Trindade Mascarenhas. Orientador Fernando Antônio de Paula Passos. Defesa: Dia 23 de maio de 2007, na Casa do Benin. Banca Examinadora: Fernando Antônio de Paula Passos. Suzana Maria Coelho Martins. Renato Ferracini (UNICAMP)

96. CANÇÃO DO MAR DE SALEMA: UM PROCESSO DE CRIAÇÃO DE AMBIÊNCIA SONORA ARTICULADO PELA VOZ DO ATOR, de Juliana Rangel de Freitas Pereira. Orientadora: Ângela de Castro Reis. Defesa: dia 03 de julho de 2007, às 16h00, na Sala 05 de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Ângela de Castro Reis Meran Muniz da Costa Vargens. Lúcia Helena Alfredi de Matos (FSBA).

97. ENSINAÇÃO-ENCENAÇÃO: Laboratório para a (des)construção da personagem de professor”, de Solange Miguel. Orientador: Sérgio Coelho Borges Farias. Defesa: dia 10 de agosto de 2007, às 15h00, na sala Iguape, 1º Andar da Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias. Luiz Cláudio Cajaíba. Pedro Antônio de Oliveira Carneiro(UEFS).

98. PURE MUTT – PURO VIRA-LATA: UM ESTUDO COREOGRÁFICO NAS DANÇAS URBANAS SAMBA-REGGAE, HIP-HOP E CAPOEIRA, de Corey Ann Cotrell. Orientadora: Susana Maria Coelho Martins. Defesa: 10 de agosto de 2007, às 15h00 horas, no Centro Cultural da Aliança Francesa. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins Fernando Antônio de Paula Passos. José Antônio Saja Ramos Neves dos Santos (UFBA)

99. O CHÃO EM QUE O ATOR DEVE PISAR. Espaço cênico e cenografia no Romeu&Julieta doGrupo Galpão, de Bruna Christófaro Matosinhos. Orientadora: Sonia Lúcia Rangel. Defesa: dia 22 de setembro de 200,, às 10h00, na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Sônia Lúcia Rangel Daniel Marques. Paulo Ricardo Merisio (Faculdade de Uberlândia).

100. CORPOS SAGRADOS: Uma grafia do cortejo de carregamento do Pau de Santo Antônio em Barbalha- Ceará, de Mariana Porto de Queiroz. Orientadora: Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: dia 28 de setembro de 2007, às 14h30 horas, Sala Iguape FACED/UFBA. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Antônia Pereira Bezerra. Cristiane Carvalho da Nova (UNEB).

101. A MAQUIAGEM DE CLAUDETE ELÓY NA COMPANHIA DE TEATRO DA UFBA NAS MONTAGENS: NA SELVA DAS CIDADES, A MULHER SEM PECADO e HEDDA GABLER, de José Roberto Santos Sampaio. Orientadora: Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: dia 16 de outubro de 2007, às 15h00, Sala IGUAPE, na Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: ELIENE BENÍCIO AMÂNCIO COSTA. ÂNGELA DE CASTRO REIS. ROALENO RIBEIRO AMÂNCIO COSTA (EBA - UFBA).

102. Um olhar nômade sobre o teatro: Procedimentos e lógicas de construção no trabalho de direção de Federico Léon, de Paula Fernades. Orientador: Daniel Marques. Dia 29 de novembro de 2007, às 18h00, no Auditório II da Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: André Luis Antunes Neto Carreira (UDESC), Ângela de Castro Reis e Daniel Marques.

103. Percurso Múltiplo Uno:Estudo do Modo Cênico e do Processo de Criação Geradores da Encenação "Velôsidade Máxima", de Fábio Melo Santana. Orientadora: Sonia Rangel. Dia 30 de novembro às 10h00, no Teatro Xisto Bahia. Banca Examinadora: José Antonio Saja Ramos Neves dos Santos (FCH/UFBA), Antonia Pereira Bezerra, Sonia Rangel.

104. Do Cisne Barbie ao Cisne Asmático: Comicidade e Subversão Performática de Identidade em "Chuá" - Releitura Cênica do Balé "O Lago do Cisne", feita pelo Grupo DIMENTI. Orientadora: Eliana Rodrigues Silva. Defesa: dia 11 de dezembro de 2007, às 09H00, na Sala do Coro - TCA. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Eliana Rodrigues Silva, Lucia Helena Alfredi de Mattos (FSBA)

105. O Método de Pilates como artefato para a prontidão cênica, de Daniel Becker Denovaro. Orientadora: Ciane Fernandes. Defesa: dia 17 de dezembro de 2007, às 17h00 horas, no Teatro ICBA. Banca Examinadora:Ciane Fernandes, Daniel Marques, Isa Maria Faria Trigo (UNEB).

106. Tango e Dramaticidade, de Maria Alejandra Regnicoli. Orientador: Ewald Hackler. Defesa: Dia 31 de janeiro de 2008, às 8H00, na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Nelson Cerqueira (Centro Universitário da Bahia FIB), Antonia Pereira, Ewald Hackler.

Página Inicial >> ProjetoGrafico >> MenuSitio >> WebTeses
Editar Anexar Versões Mais...
--> PPGAC-UFBA