Semana de Literatura de Cordel em Salvador
A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Diretoria de Literatura e Núcleo de Referência Cultural, promove, de 17 de julho a 21 de julho, na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, a Semana de Literatura de Cordel. O evento conta com a parceria da Fundação Pedro Calmon, Universidade Federal da Bahia (programas de pós-graduação em Artes Cênicas, Letras e Lingüística), Comissão Estadual de Folclore e Centro Brasileiro de Difusão do Livro Viva o Livro.
É uma homenagem aos cordelistas Rodolfo Coelho Cavalcante, morto há 20 anos, aos 80 anos de nascimento de Minelvino Francisco Silva e ao centenário de nascimento de Cuíca de Santo Amaro, a ser comemorado em 2007. Da programação constam conferências, painéis, workshop, curso e exposição. Inscrições gratuitas na Diretoria de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia, que funciona no Palácio Rio Branco, Rua Chile, s/nº, sala 114, de segunda a sexta, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min.
Programação
Dia 17, das 9h30min às 11h30min Conferência da professora e escritora Idelette Muzart Fonseca dos Santos, da Universidade Paris 10, França, que abordará o tema De documentos em monumentos: passeio de uma pesquisadora ilustrada pelo cordel.
Dias 18 e 19, das 9h30min às 11h30min - Serão realizados dois painéis: Literatura de Cordel: do oral ao impresso com a professora Doralice Alcoforado, da Universidade Federal da Bahia, Gutemberg Costa, da Fundação
José Augusto do Rio Grande do Norte, Vilma Quintela, professora da Faculdade Regional de Ribeira do Pombal, e o pedagogo e poeta José Carlos Freitas, conhecido como Jotacê. O outro painel tem como título O Cordel e as artes do espetáculo e terá como expositores Armindo Bião, Diretor Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia e pesquisador do CNPq, Sylvia Nemer, pesquisadora de literatura de cordel da Casa de Rui Barbosa do Rio de Janeiro, Makários Maia, pesquisador das Universidades Federal da Bahia e Federal do Rio Grande do Norte, Jolanta Rekawek, professora e pesquisadora de literatura de cordel da Universidade Estadual de Feira de Santana, e Sylvie Debs, professora e pesquisadora de literatura de cordel da Universidade de Estrasburgo, na França.
Dia 20, das 9h30min às 11h30min - Conferência de Jerusa Pires Ferreira, professora da PUC de São Paulo, que abordará o tema No metal da fala: a complexidade de meu folheto popular.
Dia 21, das 9h30min às 11h30min - Acervo de Literatura Popular de Cordel: histórico, preservação e acesso digital. Este é o tema do workshop coordenado por três funcionárias da Fundação Cultural do Estado da Bahia: Heloísa Prazeres e Ana Lúcia Fonsêca, do Núcleo de Referência Cultural, e Maria da Graça Venet Souza Lima, da Diretoria de Literatura. Haverá também lançamento de publicações da Fundação Cultural do Estado da Bahia - folhetos dos vencedores do Prêmio Nacional de Literatura de Cordel 2006, da edição fac-símile de folheto de cordel inédito de Rodolfo Coelho Cavalcante, do boletim Letra sobre literatura de cordel, do livro Memória das Vozes Cantoria, romanceiro & cordel, de autoria de Idelette Muzart Fonseca dos Santos.
De 17 a 21, das 8h30min às 17h - Exposição Cordel na Praça, no foyer da biblioteca.
De 17 a 21, das 14h às 17h - Curso com a professora Edilene Matos, da PUC de São Paulo, que tem como tema Três autores da literatura de cordel na Bahia. O curso terá duração de 15 horas.