Tá perdido? "Se ache"!!!!


1 - Um pouco de história

Depois de uma reunião que fizemos para discutir o futuro de alguns projetos do GEC, constatamos a necessidade de automatização do processo de transmissão da Rádio Faced Web. Fizemos contato com o pessoal do suporte de informática da Faced, para saber se havia computadores antigos e sem uso.

1.1 - Os computadores

Foram retirados quatro computadores de diferentes configurações. Não precisamos de maquinas potentes e novas, então qualquer maquina, com qualquer processador e com qualquer memoria (pode ser até um lapso) é suficiente para atingir o objetivo descrito nesta documentação. Com relação as configurações das maquinas:

2 - O procedimento

Pode ser divido em dois momentos. O primeiro que é a instalação e configuração da distribuição Debian Lenny 5.0.3 e a segunda que é a instalação e configuração da rádio para ficar automática.

2.1 - A instalação e configuração

2.1.1 - Instalação e configuração da distribuição Debian

Nesta parte é feita a instalação do sistema operacional, no modo minimo, ou seja, não é instalado o ambiente gráfico. O momento da instalação mais interessante para nós é onde é feita a escolha de Seleção de Softwares. No nosso caso não vamos selecionar nenhuma das opções sugeridas, veja na Figura 1.

(FIGURA 1)

Para informações de como instalar o Debian Lenny 5 consulte o site Viva O Linux no link http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-Debian-Lenny-Linux/?pagina=2 .

2.1.2 - Instalando alguns softwares

Depois de instalado o sistema, vamos para as configurações. Inicialmente vamos instalar três softwares. Primeiro loge-se como usuário de administração, com o comando su.

bruno@debian:~$ su 
Senha: 

Depois digite, apt-get install mc proftpd htop:

debian:/home/bruno# apt-get install mc proftpd htop

O software mc é um gerenciador de arquivos em modo texto do Linux, o proftpd é um servidor de ftp, já o htop é um software, em modo texto, que monitora os processos ativos no sistema em execução.

2.1.3 – Modificando o arquivo /etc/apt/souces.list

É neste aquivo que estão configurados as fontes dos softwares instalados no sistema. Para editar digite o comando nano /etc/apt/souces.list, lembre-se que precisar estar logado como usuário de administração. (Depois que terminar a edição no nano pressione Ctrl + o para salvar as alterações e Ctrl + x para sair do nano)

bruno@debian:~$ su 
Senha: 
debian:/home/bruno# nano /etc/apt/sources.list

Abrindo o arquivo, você verá as linhas do repositórios, que terão como categoria (a última palavra) provavelmente somente "main", como no exemplo:

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main
deb http://security.debian.org/ lenny/updates main

Como no exemplo abaixo, adicione também as expressões "contrib" e "non-free", abrindo nosso leque de pacotes disponíveis:

2.2 - Instalação e configuração da automação da rádio

Editar Anexar Versões Mais...

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo
última revisão: r1 - 05 Jan 2010 - 12:50:27 - BrunoGonsalves?     |     Copyleft Faced-UFBA