SSL FACED
SSL Irecê

III Semana de Software Livre da FACED e
I Semana de Software Livre de Irecê

Resultados da III Semana de Software Livre da Faced

A III Semana de Software Livre da Faced, ocorrida de 22 a 25 de maio deste ano, conseguiu dar continuidade às ações do Projeto “Sou Livre Também!”, o qual busca mobilizar a comunidade FACED para o debate sobre as questões do software livre e da inclusão digital. O evento criou novos espaços e fortaleceu espaços já existentes para reflexão, discussão e vivências sobre Software Livre e questões relacionadas, no âmbito da Faculdade de Educação/UFBA, levando em conta as especificidades e necessidades locais, viabilizando assim uma melhor compreensão sobre o tema.
Desta forma, foram realizadas
3 Mesas-redondas
1 Palestra
1 Defesa de Dissertação de Mestrado
10 Oficinas
3 Sessões de Apresentação de Trabalhos, contando com 17 trabalhos apresentados
Recepção da transmissão da I Semana de Software Livre de Irecê, que contou com:
2 Mesas-Redondas
2 Palestras
6 Oficina
Relato de experiências

Tudo foi transmitido via web, alcançando participantes de vários estados e até de fora do país. Das 124 horas de evento, as mesas-redondas, palestras, defesa, relatos e apresentações de trabalhos, foram transmitidas e gravadas, cujo material resulta em DVDs que devem ser disponibilizados em breve. Quem participou remotamente do evento pode interagir através de um chat, trocando informações sobre softwares livres com outros participantes, além de enviar perguntas as palestrantes.

Em Salvador, o evento contou com um total de 430 participantes, sendo que destes, 78 tiveram 75% de freqüência. Além da participação nas palestras e mesas-redondas, o evento teve 270 participantes em 10 oficinas, todos com 100% de freqüência na oficina participada.

A RádioFaced? esteve presente em todo o evento, entrevistando participantes, transmitindo vinhetas e materiais informativos, possibilitando uma intensa leitura paralela do evento.

Para que tudo isto fosse realizado, demandou intenso esforço de uma equipe organizadora e de apoio, que, durante mais de 6 meses, debruçou-se sobre questões teóricas e técnicas. Fruto disto tivemos a implementação de uma solução tecnológica toda em software livre para transmissão de streaming de vídeo, rádio e interatividade, em larga escala. Novos canais de diálogo também foram construídos com meios de comunicação (rádio, tv e revistas especializadas) e organizações/ instituições que trabalham com a temática.

Foram encontradas algumas dificuldades técnicas e administrativas, como instalações elétricas inadequadas e provisórias (gato), realizadas por funcionários que faziam manutenção no gradeado da faculdade, que interromperam a transmissão de energia elétrica e, consequentemente a transmissão do evento. Nota-se que os professores e funcionários da faculdade também demandam ações dirigidas, a fim de uma maior sensibilização e espaço para discussão de temas específicos relacionados à temática do evento.

Segundo nossa avaliação, este evento mobilizou a comunidade da Faced, da Ufba como um todo, bem como a comunidade externa, como professores de escolas da rede pública e privada, além de outros membros da comunidade, que discutiu e refletiu sobre questões do software livre, inclusão digital, formação de professores, desenvolvimento técnico, políticas públicas, cultura digital, entre outros. Fica a expectativa que este evento continue reverberando na comunidade Faced, viabilizando uma constante discussão sobre o tema.