Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Texto Coletivo

inclusão

Inclusão Digital

Nossa reflexão servirá de alerta as autoridades ou melhor aos poderes públicos que vêm propagando as necessidades de inclusão digital dos brasileiros. Seria interessante que anterior a esta divulagação, se fizesse uma análise a respeito das dificuldades que surgem no meio deste caminho trilhado pelos seus pretendentes. Não descartamos a necessidade que o professor tem de estar incluído no mundo digital. Mas, é notório que renda, TICS e eduacação andam harmonicamente um dependendo do outro.

Considerando que, além de uma boa quantia que se faz necessário para a aquisição de um computador, o sujeito terá que dispor de uma linha telefônica e uma renda mensal que lhe garanta a despesa para o uso da Internet. Por isso consideramos a parceria dos poderes públicos, como fator imprescindível, pois além do custo alto da inclusão no que se refere a equipamento, nota-se que a escolaridade tem papel fundamental no processo de inclusão digital das pessoas. Os indivíduos que têm maior necessidade de navegar em busca de estudos e pesquisas são os que já são incluidos na educação.

Tomemos como exemplo o curso de Pedagogia da UFBA em Irecê. Quase todos os cursistas não tinham computador antes do curso, por isso houve uma regeição no início, mesmo tendo 10 computadores a sua disposição. Mas, aos poucos sentiu-se a necessidade de inclusão e a compreensão tomou conta dos mesmos (a partir da pressão de Bonilla).

Por outro lado, muitos que gostariam de ter seu computador particular, não dispõem de condições financeiras para adquirí-lo. Porém, precisa-se ter clareza de que para estarmos incluidos digitalmente, não é preciso necessariamente ter computador em casa, e sim ter locais disponíveis como: Telecentros e laboratórios. Infelizmente esses locais são poucos e com o número de computadores pequenos para atender a comunidade, mesmo assim, estamos incluindo de certa forma a comunidade ireceence nesse universo fantástico da Internet.

É de fundamental importância para a sociedade os centros de inclusão digital e a educação comunitária. Porque a Escola do futuro é um espaço de pesquisa e construção de conhecimento. Sabendo da importância do tema, é que precisamos lutar para inserção dos alunos para o uso das tecnologias de informação e comunicação, breve em Irecê estará funcionando o Tabuleiro Digital e o Ponto de Cultura, para possibilitar que os jovens, crianças e adultos possam ter acesso e incluir-se. Vale ressaltar que apesar dos avanços, faz-se necessário que os poderes públicos pensem nos distritos, pois além de não terem computadores existe também a dificuldade de locomoção para a sede, assim sendo essas pessoas continuarão excluídas.

É preciso trabalhar mais essa idéia, visto que, incluir não significa necessáriamente ter acesso às máquinas e sim saber utilizar de forma que possa aprender e interagir, e não somente ter acesso a e-mails e páginas pornográficas, e para que isso ocorra é necessário que haja uma disseminação nas escolas e até na comunidade para esclarecimentos de como usar as máquinas e a Internet de forma significativa.

Acreditamos que o programa de formação de professores de Irecê, tem sido o grande percusor da "iclusão digital" em nossa região, pois a partir da inclusão de todos os cursistas, será mais fácil levar esta idéia para os alunos e a comunidade em geral.

A inclusão tornará mais fácil a partir do momento que setores voltados à educação no geral conscientizar-se quão importante é estar inserido no processo tecnológico venha abranger todas as areas de conhecimento, sendo um suporte fundamental no seu crescimento crítico e profissional.

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia >> PageGrupo1

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%