Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Texto Coletivo

Inclusão Digital

Image2.gif

Nossa reflexão servirá de alerta as autoridades, ou melhor, aos poderes públicos que vêm propagando as necessidades de inclusão digital dos brasileiros. Seria interessante que anterior a esta divulagação, se fizesse uma análise a respeito das dificuldades que surgem no meio deste caminho, trilhado pelos seus pretendentes. Não descartamos a necessidade que o professor tem de estar incluído no mundo digital. Mas, é notório que renda, TICS e eduacação andam harmonicamente um dependendo do outro.

Considerando que, além de uma boa quantia que se faz necessário para a aquisição de um computador, o sujeito terá que dispor de uma linha telefônica e uma renda mensal que lhe garanta a despesa para o uso da Internet. Por isso consideramos a parceria dos poderes públicos, como fator imprescindível, pois além do custo alto da inclusão no que se refere a equipamento, nota-se que a escolaridade tem papel fundamental no processo de inclusão digital das pessoas. Os indivíduos que têm maior necessidade de navegar em busca de estudos e pesquisas são os que já são incluidos na educação.

Tomemos como exemplo o curso de Pedagogia da UFBA em Irecê. Quase todos os cursistas não tinham computador antes do curso, por isso houve uma regeição no início, mesmo tendo 10 computadores a sua disposição. Mas, aos poucos sentiu-se a necessidade de inclusão e a compreensão tomou conta dos mesmos (a partir da pressão de Bonilla), pressão esta que fez com que os cursistas que não tinham habilidade com o computador percebessem a importância de se incluirem ddigitalmente, não somente por uma necessidade pessoal, mas também social.

Por outro lado, muitos que gostariam de ter seu computador particular, não dispõem de condições financeiras para adquirí-lo. Porém, precisa-se ter clareza de que para estarmos incluidos digitalmente, não é preciso necessariamente ter computador em casa, e sim ter locais disponíveis, como: Telecentros e laboratórios. Infelizmente esses locais são poucos e com o número de computadores pequenos para atender a comunidade, mesmo assim, estamos incluindo de certa forma a comunidade ireceence nesse universo fantástico da Internet.

É de fundamental importância para a sociedade os centros de inclusão digital e a educação comunitária. Porque a Escola do futuro é um espaço de pesquisa e construção de conhecimento. Sabendo da importância do tema, é que precisamos lutar para inserção dos alunos para o uso das tecnologias de informação e comunicação. Breve em Irecê estará funcionando o Tabuleiro Digital e o Ponto de Cultura, para possibilitar que os jovens, crianças e adultos possam ter acesso e incluir-se. Vale ressaltar que apesar dos avanços, faz-se necessário que os poderes públicos pensem nos distritos, pois além de não terem computadores existe também a dificuldade de locomoção para a sede, assim sendo, essas pessoas continuarão excluídas.

É preciso trabalhar mais essa idéia, visto que, incluir a comunidade não significa necessáriamente ter acesso às máquinas, mas saber utilizar de forma que possa aprender e interagir, e não somente ter acesso a e-mails e páginas pornográficas, e para que isso ocorra é necessário que haja uma disseminação nas escolas e até na comunidade para esclarecimentos de como usar as máquinas e a Internet de forma significativa.

Acreditamos que o programa de formação de professores de Irecê, tem sido o grande percusor da "iclusão digital" em nossa região, pois a partir da inclusão de todos os cursistas, será mais fácil levar esta idéia para os alunos e a comunidade em geral.

A inclusão tornará mais fácil a partir do momento que setores voltados à educação conscientizem-se quão importante é estar inserido no processo tecnológico e venha abranger todas as áreas de conhecimento, por ser um suporte fundamental no seu crescimento crítico e profissional. Por isso devemos estar sempre lendo os textos informativos sobre inclusão digital, para que saibamos o que está acontecendo com os governantes que não estão se posicionando para instalar telecentros de acesso público as comunidades carentes de todo BRASIL.

O acesso à informática e aos computadores é o primeiro passo da inclusão digital, e para que aconteça este processo precisamos incorporá-los ao processo de ensino aprendizagem, para que nós educadores nos tornemos capazes de ensinar e incentivar os nossos alunos evitando a subutilização dos laboratórios e telecentros que estão sendo implantados em nossa sociedade. Precisamos pensar também nas comunidades rurais, nas quais o acesso as novas tecnologias se tornam mais difíceis, visto que, a população da zona rural é tão importante quanto as Metropolis.Por conta disso, devemos está correndo atrás para dar suporte ao nosso aluno.

Mediante a tantas mudanças ocorridas a cada segundo no mundo, sabemos que a educação não pode mais ficar fora desses processos.

No Ciclo Dois, tivemos a oportunidade de participar da Atividade: Políticas Públicas ministrada pela professora Simone Lucena e estudamos alguns programas que atendem a área da educação, como: o Proinfo, o programa TV escola, e o programa Soft Livre. Como estamos inseridos na educação, é importante que possamos conhecer alguns programas, em especial o Proinfo que não é um programa de tecnologia, é de educação, é um programa para colocar a educação pública do país atualizado no que há de mais novo nas tecnologias e o que vimos em nosso estudo é que muita coisa precisa ser melhorada para que mais professores e alunos sejam contemplados com seu uso. Neste mesmo estudo fizemos pesquisas em algumas escolas que foram contempladas pelo Proinfo como: Escola polivalente de Irecê, Colégio Modelo, porém até aquela data, nenhuma destas escolas o laboratório funcionava, apenas uma escola Municipal de uma pequena cidade da região de Irecê, Lapão, mostra que se quando tem o desejo, qualquer programa deixa de fazer partte só do papel, para de fato se tornar algo bastante eficaz para a comunidade escolar pública. o município enviou o projeto ao MEC, foi aprovado recebendo 40 computadores, na qual foram distribuidos para atender dois pequenos povoados.

Nesta pequena cidade a Internet é via antena satélite,o que facilitou o melhor uso. Os professores foram motivados e capacitados e os saberes estavam sendo postos em prática, e a comunidade escolar sendo incluida.

O esclarecimento de como é politicamente criado programas gorvenamentais, nos permitiu entender porque, às vezes, alguns não vão para frente. Todo professor, não só o professor, mas toa a sociedade precisa saber destas organizações. O FUST é um investimento que atinge a todos os brasileiros que pagam telefone e o que pode perceber que as pessoas não sabem que todo mês é descontado 1% da sua conta telefônica. E o mais grave o dinheiro até então não foi utilizado. Ai mostra o descaso pela educação do país. Torna-se necessário que a população pressione os poderes públicos, mostrando a real necessidade da inclusão digital para que os mesmos possam agir com mais rapidez, pois não é admissível aceitar a justificativa que os recursos do Fust não são utilizados por falta de regras e falta de coerência entre os órgãos do governo.

Porfim, precisamos mobilizar para que não só o dinheiro do FUST, como outras rendas que são veinculadas para educação e para a Inclusão digital do nosso país, possa ser bem administrada, como exemplo cito o Programa Identidade Digital que é um programa de Iclusão digital da Bahia voltado para a população mais carente. Através dessa iniciativa, já foram abertos mais de 100 Infocentros (centros públicos de acesso à informática) em 58 municípios baianos. Além de proporcionar o acesso livre à internet, o programa busca estimular a capacitação das pessoas em informática básica, através de oficinas. Cada infocentro possui 10 computadores equipados com softwares livres e conectados à Internet através de banda larga. O Identidade Digital é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e conta com recursos do Fundo de Combate à Pobreza da secretaria e às Desigualdades Sociais (Secomp). O programa será ampliado com mais 220 Infocentros em 2006 e cobrirá 200 municípios baianos, configurando-se como o maior programa público de inclusão digital do Brasil. Nesse momento do curso é impossivel proceguir no curso sem o computador.Precisamos correr atraz dessas politicas para adquirir o nosso computador

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia >> PageGrupo1

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%