Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Texto Coletivo

Nossa reflexão servirá de alerta as autoridades ou melhor aos poderes públicos que vêm propagando as necessidades de inclusão digital dos brasileiros. Seria interessante que anterior a esta divulagação, se fizesse uma análise a respeito das dificuldades que surgem no meio deste caminho trilhado pelos seus pretendentes.
Não descartamos a necessidade que o professor tem de estar incluído no mundo digital. Mas, é notório que renda, TICS e eduacação andam harmonicamente um dependendo do outro.

Considerando que além de, uma boa quantia que se faz necessário na aquisição de um computador o sujeito tera que dispor de uma linha telefônica e uma renda mensal que lhe garanta a despesa para o uso da Internet. Por isso consideramos a parceria dos poderes públicos, como fator imprescindível, pois alem do custo alto da inclusão no que se refere a equipamento, nota -se que a escolaridade tem papel fundamental. Os individuos que tem maior necessidade de navegar em busca de estudos e pesquisas são os que já são incluidos na educação.

Tomemos como exemplo o curso de Pedagogia da UFBA em Irecê. Quase todos os cursistas não tinham computador antes do curso, por isso houve uma resistência no início, mesmo tendo 10 computadores a sua disposição. Mas aos poucos sentiu-se a necessidade de inclusão e a compreensão tomou conta dos mesmos.

Por outro lado, muitos que gostariam de ter seu computador particular, não dispõem de condições financeiras para adquirí-lo. Porém, precisa-se ter clareza de que para estarmos incluidos digitalmente, não é preciso necessariamente ter computador em casa, e sim ter locais disponivel como: Telecentros e laboratórios. Infelizmente esses locais são poucos e com o número de computadores pequenos para atender a comunidade, mesmo assim, estamos incluindo de certa forma a comunidade ireceence nesse universo fantástico da Internet.

É de fundamental importância para a sociedade os centros de inclusão digital e a educação comunitária. Porque a Escola do futuro é um espaço de pesquisa e construção de conhecimento. Sabendo da importância do tema, é que precisamos lutar para inserção dos alunos para o uso das tecnologias de informação e comunicação, breve em Irecê estará funcionando o Tabuleiro Digital e o Centro de Cultura, para possibilitar que os jovens, crianças e adultos possam ter acesso e incluir-se.

É preciso trabalhar, mais essa ideia visto que incluir não significa necessáriamente ter acesso às máquinas e sim saber utilizar de forma que possa aprender e interagir, e não somente ter acesso a e-mails e páginas pornográficas, e para que isso ocorra é necessário que haja uma disseminação nas escolas e até na comunidade para esclarecimentos de como usar as máquinas e a Internet de forma significativa.

Acreditamos que o programa de formação de professores de Irecê, tem sido o grande percusor da iclusão digital em nossa região, pois a partir da inclusão de todos os cursistas, será mais fácil levar esta idéia para os alunos e a comunidade em geral.

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia >> PageGrupo1

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%