Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Página do Grupo 2

PLANEJAMENTO

*Relatório do grupo 2*

Devido as complexidades peculiares envolvidas nas linhas de programação e a estética das interfaces desse processo na comunicação digital, nós alunos da UFBA na sua grande maioria, nos sentinos presos e com sérias dificuldades em interagir com eficiência nesse processo de fundamental importância no nosso curso.

OBJETIVO GERAL:

Inserir todos os participantes em nossa comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Possibilitar através de leituras dos textos indicados ( e outros) conhecimentos e socializarmos.
*Propiciar um ambiente acolhedor em que todos possam superar as dificuldades.
*Conscientizar sobre a importância da interatividade.
*Promover a interação atendendo às necessidades individuais.
*Participação solidária.

DESENVOLVIMENTO:

A princípio estudaremos os textos,discutiremos, socializaremos nossas dúvidas. A seguir, no laborátório, estaremos fazendo um multirão, onde todos se ajudarão procurando sanar as dificuldades mais gritantes como: abrir e enviar e-mail; abrir e escrever nos blogs; abrir blogs dos colegas e comentar; navegar; Familiarizar-se com o twiki.

Relato do primeiro encontro

Aconteceu o nosso primeiro encontro, com as monitoras Ana Maria Campos e Maria Cristina, no laboratório de informática, no dia 06/09/2005. O grupo 02 é bastante heterogêneo, portanto foi preciso dividir em subgrupos para que pudéssemos atender a todos de acordo com as necessidades de cada um, na medida do possível.

No primeiro momento, Ana Maria, apresentou os seus textos produzidos no twiki e blog, mostrando passo a passo a realização dessa atividade. Em seguida Deise Pimentel, orientava algumas colegas a abrirem e escreverem e-mail, enquanto isso sentadas em duplas, as que apresentavam mais autonomia com o uso desse recurso tecnológico, abriam blog, e-mail, faziam leituras e anotações de referências bibliográficas, encontradas nos textos sobre interatividade.

Consideramos esse momento bastante significativo, mesmo sendo o primeiro, haja vista que algumas puderam sair empolgadas e outras bastante incomodadas, foi sugerido um prazo menor para o próximo encontro. As colegas que apresentam mais habilidade com a tecnologia, se propuseram a ajudar, independente dos encontros quinzenais.

Ficou combinado que manteremos contato, quando surgir dúvidas durante o processo, como também socializar em rede,textos relacionados ao tema (Ref. bibliográficas) para está ampliando o nosso conhecimento acerca do assunto. As colegas que não puderam comparecer, porque estavam em atividade, no final, vieram ao laboratório e procuraram ficar informadas sobre o que ocorreu nesse encontro.

Relatório do segundo encontro

No dia 20/09 nos reunimos pela segunda vez. Lemos e discutimos alguns textos indicados e no laboratório trabalhamos algumas dificuldades que ainda persistem com uns poucos colegas. Vários trabalharam na digitação de textos para colocarem nos blogs, outros abriram, leram e enviarem e-mail. Existem pessoas que ainda têem dificuldade de interagir com a máquina.

Como o twiki não estava respondendo, soubemos depois que estava em manutenção, não podemos enviar o relatótio do nosso encontro no tempo determinado, só sendo possível fazer isso hoje.

Relatório do terceiro encontro

Hoje, 27/09 mais uma vez nos reunimos no laboratório para trabalharmos nossas dúvidas. O desfalque foi grande por conta de estar acontecendo uma atividade na qual estão: Eni Nunes, Noélia, Deise Pimentel, Luciene. Ana Maria a nossa querida monitora está hospitalizada. A colega Maria do Socorro estava com um problema: digitou o texto de interatividade no blog e quando abre na página dos cursistas não está aparecendo estou em dúvida, mas acho que às vezes demora a ser publicado não é mesmo?

Estamos na medida do possível nos ajudando. Agora mesmo Maria Verbênia está se cadastrando no twiki e pede a sua autorização por e-mail. Aproveitamos e comentamos alguns blogs. Estiveram presente: Maria Cristina Cordeiro, Maria do Socorro Semente, Maria Verbênia Cordeiro, Maria Amélia Bastos, Eloisa Lima e Antonio Cecílio.

Relatório do segundo encontro com Bonilla

No dia 05/10/2005 aconteceu o segundo encontro com Bonilla, no qual discutimos sobre o que cada grupo tinha aprendido durante os encontros com as monitoras.

As pessoas falaram com entusiasmo das aprendizagens adquiridas, gente que antes sequer tinham e-mail, agora já estão interagindo e participando da nossa comunidade com consciência e interesse, pois já consegue entender a sua interação no curso.

Falamos também a diferença entre interação e interatividade, que no princípio alguns confundiram como sendo a mesma coisa e o conceito de comunidades virtuais. Ficou decidido que a partir de agora os textos publicados nos blogs devem partir das reflexões de vivências e aprendizagens pessoais durante o desenvolvimento pessoais durante o decorrer de todo o GEAC de Tecnologia.

Relatório do encontro do dia 25/10

Hoje, 25 de outubro, tivemos mais um encontro com o GEAC - Tecnologia 02, em que a monitora Ana Maria sugeriu que Deise Pimentel conduzisse o grupo, na informática. Haja vista que alguns já tinham pesquisado, estudado e socializado sobre o tema Comunidade Virtual e os outros, juntaram-se para leitura e comentário de blogs dos cursistas.Vale ressaltar que, o nosso grupo, apesar de continuar sendo heterogêneo, tem adquirido bastante autonomia e que, mesmo com algumas dificuldades, o interesse está sendo um fator bastante positivo, contribuindo dessa forma para a familiarização com esses recursos tecnológicos. Algumas alunas estão vindo no turno oposto, a dependender da disponibilidade do laboratório de informática. A troca entre as monitoras e o grupo está propiciando um crescimento fundamental para todos, considerando que essa troca tem contribuído bastante não só pela busca do conhecimento, mas também pela relação interpessoal dos colegas.

Relatório do dia 01/11

Somente algumas pessoas do grupo estiveram hoje no laboratório para executar trabalhos pessoais. Estes últimos dias por conta da diversidade nos estudos os encontros estão sendo feitos de acordo com a necessidade e disponibilidade de horário de cada um. Quando estamos na escola e alguém precisa de ajuda, quem estiver no momento e souber vai ajudadando e assim estamos construindo um dos objetivos do nosso curso que é aprimorarmos a dinâmica de nossa comunidade virtual.

Tema de discussão: Interatividade

Texto coletivo sobre Interatividade

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%