Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

FORMATURA:26 e 27 de outubro de 2007

Memórias:

Nenhum outro tema poderia representar melhor a nossa turma. E esta noite, que culmina em grande estilo esta etapa tão importante em nossas vidas, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional, é o momento de ativar as nossas memórias, tão ricamente ampliadas a partir do momento que nos preparamos para ingressar na Universidade Federal da Bahia.

Nosso ingresso foi inovador, assim como todo o curso, a tradicional prova de vestibular foi substituída pela construção de um memorial. A primeira oportunidade de reconstruirmos nossas histórias a partir de nossas memórias. Memórias estas, construídas e realimentadas durante todo o curso, sendo também o trabalho de conclusão, que magnificamente se transportou para as seis instalações que foram o “ápice” da conclusão do curso.

Estudar é sempre um desafio, requer dedicação, responsabilidade, interesse e tempo. Fazer uma formação em exercício é um desafio maior ainda, sobretudo na atual conjuntura política, social e econômica do país, que obriga os profissionais em educação a trabalharem jornadas duplas ou triplas para sobreviver. Uma realidade constante entre nós, um desafio incessante para conciliar a profissão com a formação, permeados pela vida individual de cada um, que além de professor/estudante, era filho ou filha, pai ou mãe, esposo ou esposa, namorado ou namorada, que, Por conseguinte foram relegados a segundo plano, ou, muitas vezes, tornaram-se companheiros inseparáveis e até subterfúgio para as horas mais difíceis.

Saint – Exupéry, nos diz que “o homem é só um laço de relações, apenas as relações contam para o homem”.

Realmente, os diversos laços que se entrelaçaram formando diversas teias ,foram os aditivos que nos fortaleceram, possibilitando estarmos aqui, relembrando, comemorando e agradecendo.

Os laços com o poder público municipal atualmente representado pelo prefeito srº- Joacy Dourado e a Secretaria Municipal de Educação, representada pela atual secretária Soraia Pinto, teve significativa participação, sem ele o projeto de formação de professores de Irecê não teria se concretizado e muitos de nós ainda estaríamos por adiar o sonho do Ensino Superior. Neste momento, só temos a agradecer a todos vocês e dizer que o município colherá bons frutos oriundos deste investimento e que a educação é o caminho certo, talvez o único, para instruir, livrar um povo da ignorância e a opressão, sendo instrumento de libertação e independência.

Também não poderíamos esquecer em nossas memórias e agradecer ao ex- prefeito srº Adalberto Lelis pelo esforço e empenho em oferecer formação superior aos professores da rede municipal de educação. Ele que foi um dos principais idealizadores do curso, juntamente com Emanuela Carvalho coordenadora do curso em Irecê, escolhendo a Universidade Federal para fazê-lo, em virtude do prestígio e respaldo que tem no cenário educacional brasileiro, conseguindo organizá-lo e implantá-lo, o qual foi dado continuidade e concluído por seu sucessor srº Joacy.

Neste momento, nossas homenagens e congratulações a todos os familiares que se fazem ou não presentes, eles que, sem dúvidas, sentem-se tão realizados com a nossa conquista, quanto nós mesmos.

Neste universo de relações, esteve a equipe da UFBA, dirigida pelo professor Nelson Pretto, sinônimo de dinamismo e perseverança, um dos maiores colaboradores nas negociações e organização do projeto Irecê e pela professora Inez Carvalho, coordenadora do projeto, que, juntamente com os demais membros da equipe, fizeram jus as suas funções, abraçando Irecê e o curso, de forma carinhosa e responsável, contribuindo de forma expressiva para a interiorização da Universidade Federal e abrindo novos horizontes para o ensino superior no Brasil.

Enquanto a equipe de Salvador organizava todo o curso, estando ou não em Irecê, aqui sempre contávamos com o nosso porto seguro: As orientadoras amigas e companheiras de todo o percurso – Solange Maciel, Rúbia Margarete, Soraya Pinto, Emanuela Dourado e Ivanete, que ocuparam um lugar muito especial na memória de cada um de seus orientandos. Sintam-se abraçados por cada um de nós, levaremos muito de vocês e, teremos a responsabilidade de multiplicar o saber que nos ajudaram a construir.

A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será. Eduardo Galeano.

Caros colegas, que as nossas relações se perpetuem e que nas nossas páginas em branco para as memórias futuras haja sempre um espaço para entrelaçar as nossas relações de um passado ainda muito recente. Valeu a pena!

E celebrando esse momento, escolhemos um cordel para representar as múltiplas linguagem utilizadas em todo o curso.

De autoria do professor pedagogo Aroldo fernandes: "UFBA- Do Sonho a realidade, no coração da região de Irecê".

Este texto foi escrito e lido por Ana Cacia Gonçalves de Aquino,oradora da turma.

Arvore.JPG

Prezados cursistas,

Fiquem atentos às datas do Ciclo Sete:

Para acessar a normas do memorial de formação, clique aqui

Clique aqui para ver as fotos e os comentários das Intalações artísticas do Ciclo Seis

Aniversário do Projeto Irecê: 3 anos

ciclos.jpg

De 28/02/2004 a 28/02/2007

Esta mensagem é comemorativa:

Há exatos três anos estávamos tod@s iniciando nossos trabalhos no Auditório do Golden.

Quem, hoje, ainda teria problemas para acompanhar uma apresentação do professor Nelson Pretto? Muitos, poucos, quase ninguém...? Esta é uma polêmica que pode ser resolvida se ele não passar as transparências tão rápido, não é?

Quem imaginava que ia escrever tanto na sua vida? Do caderninho azul à versão final do Memorial. Ah se não fosse Lícia e sua festa com as palavras...! E Lícia foi pouco - pediu reforço, e isto resultou no apaixonamento dos cursistas por Tico. Êta que este povo das linguagens deu uma vida ao curso! Sei que depois das Instalações entendemos melhor o plural de linguagens: escrita, impressa, digital, vídica... Linguagens de Menandro, de Bonilla, de Luiza...

Linguagens que, também, nos ajudaram na nossa investigação cultural, incentivada por Rita Dias, e que nos levaram ao Correio do Sertão com Inez Carvalho. Enfim, linguagens que estiveram [para – na – com...] formação docente. Nunca aprendemos tantas maneiras diferentes de grafar o que queríamos dizer/escrever/ narrar/contar...

Quem imaginava que ia ler tanto? Romance, ficção, contos, crônicas, cordéis... Os estudos literários nos fizeram personagens e protagonistas da nossa cena como professores e professoras. Demos vida a Rosseau, a Nietzsche, a Kant e tantos outros que povoaram a nossa autoria. Aí Margô, Emanuela, Solange e Soraya jogaram duro, foram verdadeiras damas da literatura!

A cada Seminário abrimos e encerramos nossos trabalhos de maneira tão comemorativa que o cansaço da viagem ficava diluído pelo pique produtivo das apresentações das Produções Livres. E no auditório do Colégio LEM, desde Ciclo Um, os cartazes foram cedendo sua vez ao power point, e as narrativas foram, cada vez mais, estruturadas nas memórias. As apresentações individuais ganharam direção para as peças teatrais que apontavam, dentre outras coisas, as carências nos eixos temáticos. Os monólogos ganharam ricos elementos e se ampliaram para o diálogo ao trazer os estudantes da rede para a cena. E muitos alunos da rede entraram na rede.

Durante estes três anos pudemos discutir a importância da pesquisa para/na formação docente, o prestigio e o desprestígio dos professores, a educação no campo. Assim, Marcea, Edilene e Rita Chagas estudavam e aprendiam com os professores- cursistas. Nem a hermenêutica de Roseli foi mais tanta assombração! Interagimos muito bem com estas trocas.

Construímos a nossa sede – o Espaço UFBA -, e as meninas da Secretaria Acadêmica puderam trabalhar melhor. O que teria sido de nós sem FAJOCA? Cada uma com sua disponibilidade integral para nos dengar, atender nossas demandas... Conseguimos implantar os Tabuleiros Digitais e os meninos e meninas passaram a frequentar mais esta tal de UFBA.

Mas este texto não pode ser longo e, com certeza, não vai citar todas as pessoas que deveriam estar nele. Por isto, nós que aqui estamos por vós esperamos! E valeu a pena! Sei que todas nós estamos muito felizes com este 28 de fevereiro! Toda a Equipe de Coordenação e Orientação do Curso de Licenciatura em Pedagogia – séries iniciais.

Por isto, e por muito mais que não caberia aqui, PARABÉNS PARA TOD@S que caminharam e não desistiram. Parabéns, também, por que não, para os que não vão desistir e vão concluir o Ciclo Sete.

De professores- cursistas, agora, professores licenciados. Fechamos este ciclo e abriremos muitos outros. Beijos e abraços,

Marcea Sales

Equipe de Coordenação e Orientação:

equipe.jpg


VISITEM ESTE LINK: Aldeias

Ciberparque no Seminário de Abertura do Ciclo V


Menu

Inauguração do Ponto de Cultura e Tabuleiros Digitais, em Irecê: Mais fotos >>

Agente Cultura Viva

Ciberparque Anisio Texeira

Atalho Para Yahoo-mail


TWiki para Iniciantes

Esta página, inserida no Twiki, ferramenta colaborativa administrada localmente pelo Instituto de Matemática/DCC, será um memorial aberto de nossas atividades e reflexões. Para saber mais sobre o Twiki acesse o nosso: Manual Rápido de TWIki para Iniciantes Essa é uma página interna do nosso grupo mas todos podem vê-la.

Confira as Dicas TWiki!

Imagem Twiki/ Tabuleiro


Topic attachments
ISorted ascending Attachment Action Size Date Who Comment
elseEXT igp1 manage 0.2 K 19 Jan 2007 - 09:25 UnknownUser  
elseEXT igp2 manage 0.2 K 19 Jan 2007 - 09:25 UnknownUser  

Página Inicial

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%