Informativo Digital da Escola de Nutrição da UFBA  - Edição N. 009/2009                             

                                                                                        

  Sexta-feira, 24/07/2009

Conhecendo nossa Escola: Departamento da Ciência dos Alimentos 

O Departamento da Ciência dos Alimentos tem como Chefia e Vice-Chefia as Professoras Doutoras Márcia Regina da Silva e Ryzia de Cássia Vieira Cardoso, e como secretário o técnico administrativo, Sr. Alexsandro Teles dos Santos. A partir de janeiro de 2009, este departamento, além de atender ao curso de graduação em Nutrição passou a englobar o novo curso de Bacharelado em Gastronomia. O Departamento da Ciência dos Alimentos tem dois Grupos de Pesquisa: Alimentos, Alimentação e Nutrição, coordenado pela Profa. Dra. Rogéria Comastri de Castro Almeida e o GEPAC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Alimentação Coletiva, coordenado pela Profa. Dra. Deusdélia Teixeira de Almeida, os quais  contam com a participação de vários professores, e desenvolvem diversos projetos nestas áreas. Atualmente está com dois projetos de extensão em caráter permanente nas áreas de: Saúde do Trabalhador, com atendimento no CESAT (Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador) e Atividade Curricular em Comunidade com o tema: Educação Alimentar em Saúde, que terá início em agosto de 2009.

 

Iniciativa do G8 de combate a fome é parabenizada pela ONU     

A recente promessa feita pelos líderes dos países que compõe o G8 em investir 20 bilhões de dólares em segurança alimentar foi visto como um compromisso concreto pelas Nações Unidas. 

“Estamos realmente satisfeitos que a segurança alimentar voltou a estar no centro das discussões”, disse o Coordenador da Força Tarefa contra a Crise de Alimento Mundial, David Nabarro, que também chamou atenção que esse salto não tira a preocupação de outras questões prioritárias como saúde e educação. Nabarro destacou também o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), que ele descreveu como “um mecanismo contra a fome”. Saiba mais.

 

Pesquisa aponta: 67% dos pais oferecem alimentos industrializados aos filhos antes do 1º ano de vida.

Um estudo realizado pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 270 pais de crianças freqüentadoras de berçários de creches públicas e filantrópicas da capital paulista concluiu que os pais estão trocando a alimentação saudável – e até mesmo a amamentação exclusiva – por alimentos ricos em gorduras e açúcares.  Segundo a pesquisa, a introdução de alimentos industrializados – como macarrão instantâneo, açúcar refinado, suco de frutas artificial e até mesmo salgadinhos e embutidos – começa antes dos três meses de idade e são ofertados às crianças por 67% dos pais que, em sua maioria, são jovens, com baixa escolaridade e menor poder aquisitivo. Saiba mais.

 

Publicada a Resolução nº 38 que define novas regras para a alimentação escolar

A Resolução nº 38, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada no Diário Oficial da União em 17/07/2009, regulamenta a aplicação da Lei nº 11.947/09, a qual define novas regras para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os municípios já poderão operar a compra diretamente da agricultura familiar entre outras questões (necessidade de contratação de nutricionistas e inclusão da educação alimentar saudável no currículo escolar), além das mudanças no prazo para prestação de contas e na composição dos Conselhos de Alimentação Escolar, que exercem o controle social sobre o programa. Veja esta resolução na íntegra.

 

Curtas – Notícias do Departamento de Ciência dos Alimentos

- No período de 13 a 17 de julho de 2009, foram realizados dois concursos públicos para contratação de 4 novos professores efetivos para o Curso de Gastronomia. Para a área de Estudos e Técnicas Gastronômicas, foram 03 vagas e para área de Ciências Sociais e Econômicas aplicadas à Gastronomia, 01 vaga. O Concurso teve uma prova teórico-prática que foi realizada em parceria com o Centro de Gastronomia da ABRASEL no Pelourinho. Durante a  realização da prova os quatro candidatos puderam mostrar toda a criatividade e talento na preparação dos pratos. As duas comissões examinadoras foram constituídas pelos seguintes Professores:

Vicente Federico - Fundação Escola de Administração da UFBA. Salvador, BA.
Marcelo Malta Werdini - Faculdade Metropolitana Unidas - FMU - São Paulo.
Ronaldo Lopes Pontes Barreto - Centro Universitário SENAC de Turismo e Hotelaria - São Paulo, SP.
Nilma Morcef de Paula - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Vilson Caetano de Souza Júnior - Escola de Nutrição/UFBA - Curso de Gastronomia - Salvador, BA.
Henrique Soares Carneiro - Universidade de São Paulo - USP - São Paulo, SP.
 

 

 

 

 

 

 

 

- Na sexta feira (17/07) foi realizado um Encontro Gourmet entre os funcionários da ABRASEL, que tão gentilmente cedeu o espaço para a realização dos Concursos Públicos e a Escola de Nutrição da UFBA,  sacramentando assim, o inicio de uma parceria. Participaram da equipe de preparo a Profa. Dra. Roseanne Dantas e dois dos professores aprovados no concurso, os Chefes Andrea Torres e Walison.


- A Profa. Dra. Roseanne Dantas participou como facilitadora no Programa de Capacitação em M
anejo da Amamentação da Maternidade Referência Professor José Magalhães Neto, localizada no Pau Miúdo, em Salvador-Ba, no dia 21 de julho, enquanto integrante do Grupo de Conselheiros de Amamentação do Programa Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno.

 

Escola de Nutrição - UFBA

Rua Araújo Pinho, 32, Canela. Cep.: 40.110-150 – Salvador-Ba. Tel.: 71 3283-7700