Difference: Noticia20101129_1 ( vs. 1)

Revision 129 Nov 2010 - PaulaBoaventura

Line: 1 to 1
Added:
>
>
O Senado argentino aprovou, na última quarta-feira (24), a nova lei de saúde mental do país, que estabelece um novo modelo de atenção integral aos pacientes com transtorno mental, possibilitando mais autonomia aos pacientes e incluindo o tratamento de pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Um dos avanços considerados mais importantes foi o veto à criação de novos hospitais psiquiátricos no país e a orientação para que os manicômios existentes se adaptem à nova legislação. O diretor executivo do Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS), Gastón Chillier, destacou em texto publicado pela ONG que a nova lei é fruto da mobilização da sociedade civil organizada nos últimos dois anos.

"O ativismo por parte de um grupo consolidado de organizações de direitos humanos, familiares e usuários dos serviços de saúde mental foi essencial para o êxito da passagem da lei e será tamb´´em ao longo do processo de regulamentação que começa agora", afirma Chillier.

De acordo com dados da pesquisa "Vidas Arrasadas", realizada pelo CELS, entre 2004 e 2007, cerca de 25 mil pessoas viviam em hospitais psiquiátricos no país, expostos a riscos de violência física, psíquica e sexual, além de outras vulnerabilidades, sendo que 80% destes chegam a ficar isolados nestes hospitais por mais de um ano.

No Brasil, a lei de saúde mental (10.216/01) foi instituída em 2001 - também conhecida como lei da Reforma Psiquiátrica-, após cerca de duas décadas de mobilização social por parte de usuários, familiares e profissionais dos serviços de saúde mental, no movimento conhecido como Luta Antimanicomial.

A Política Brasileira de Saúde Mental vem substituindo gradativamente ao longo destes dez anos, os hospitais psiquiátricos por serviços territorializados e multidisciplinares conhecidos como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além das residências terapêuticas e implantação de leitos em hospitais gerais.

Leia notícia públicada nos jornais Folha de São Paulo e Clarín. Assista ao documentário Vidas Arrasadas, produzido pelo CELS.

META FORM name="WebNoticiaForm"
FORM FIELD Editoria Editoria Internacional
FORM FIELD Título Ttulo Argentina aprova nova lei de Saúde Mental
FORM FIELD Autor Autor Paula Boaventura
FORM FIELD Fonte Fonte CETAD Observa
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback