Projetos
Biblioteca Móvel Anísio Teixeira
A Biblioteca Móvel Anísio Teixeira atua como um centro de informação em movimento que fornece aos usuários todo tipo de dados e conhecimentos, através de um serviço de extensão junto às comunidades que não têm acesso fácil às bibliotecas públicas, principalmente aquelas localizadas na zona rural e periferia dos municípios de Caetité e cidades vizinhas. Circula diariamente por diversas localidades e retorna periodicamente aos pontos visitados.
Mais de 1.000 livros, periódicos, vídeos, CD, abrangendo todo tipo de literatura, inclusive infanto-juvenil, livros didáticos e obras de referência (atlas, dicionários e enciclopédias), recursos para contação de histórias, entre outros. Está equipada com computador, TV, vídeo, aparelho de som, microfone, telão, mesas, cadeiras, toldo para proteção solar.
A Biblioteca Móvel Anísio Teixeira é uma iniciativa baseada no Manifesto da UNESCO para Bibliotecas Públicas que visa ampliar o acesso à cultura e à informação.
Sala de Inclusão Digital
Na Sala de Cultura Digital da CASA ANÍSIO TEIXEIRA, a população do Município de Caetité tem acesso livre e gratuito à rede mundial de computadores (WEB – Internet) e dessa forma a população tem também acesso à Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, a qual se tornou, desde a sua implantação na Internet pelo CNPq, em Dez/1997, um importante instrumento para aqueles que se debruçam sobre o campo da educação no Brasil, quer seja no âmbito da pesquisa como no da administração pública.
Recentemente esta Biblioteca Virtual foi transferida do CNPq para a UFBA - Universidade Federal da Bahia. Seguindo orientação do Ministério de C&T, a INB dará apoio à UFBA para manter em funcionamento em seus servidores a Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, de forma a garantir a guarda dos arquivos digitais e de toda a documentação relativa à obra de Anísio Teixeira.
Este projeto prevê desenvolver e manter mecanismos de maior participação dos usuários tanto na Biblioteca Virtual Anísio Teixeira quanto na Biblioteca Pública Anísio Teixeira e na Sala de Cultura Digital, além de disponibilizar serviços de rede que possibilitem melhorar o acesso dos usuários à Internet, o que levará a um aumento de forma exponencial do acesso a informações.
Projeto Pedrinha de Ferro
Memorial de Saberes e Fazeres Populares - Ponto de Cultura
Identificar os modos de viver de um povo torna-se relevante na medida em que os mesmos expressam sua vida e o seu fazer cotidiano. São também reveladoras de suas práticas culturais, enfim, da construção de um modo de viver que, mesmo inserindo-se na totalidade da cultura baiana e da nação, espelha e reforça a sua identidade.
Recuperar e preservar a memória da região e, ao mesmo tempo, propor uma dinâmica que desperte tal memória, é um dos objetivos centrais deste Projeto. Ele visa também estimular a clientela da Casa Anísio Teixeira, em especial os alunos das redes oficiais de ensino do Município de Caetité, desenvolvendo habilidades para a percepção da sua cultura através da identificação, do registro e da discussão da memória coletiva e do patrimônio cultural do povo caetiteense, reafirmando assim sua identidade; convida a conhecer o nosso fazer cotidiano, reconstruindo as recordações das infâncias presentes nos contos infantis, na culinária da vovó, nas brincadeiras e cantigas de roda, nas cantorias, nas danças e reisados, nos “fazeres e saberes”, nos “causos” dos mais velhos.
A Proposta de criação de um Memorial de Saberes e Fazeres Populares na Casa Anísio Teixeira é uma das possibilidades de reconstruir a memória local, levando à comunidade não apenas o sentido da preservação, mas também, despertando e estimulando o seu poder criativo, inventivo, no meio em que vive.O Projeto propõe: a identificação de “mestres populares” e seu cadastramento; a promoção e a difusão dos “saberes e fazeres populares” dentre a comunidade regional, em especial nas redes oficiais de ensino; subsidiar aos artesães para o desenvolvimento e comercialização de seus produtos; o registro e a produção de um banco de dados e documentários (vídeos, imagem, áudio e registros escritos) dos “saberes e fazeres” dos “mestres populares”.
O Projeto propõe: a identificação de “mestres populares” e seu cadastramento; a promoção e a difusão dos “saberes e fazeres populares” dentre a comunidade regional, em especial nas redes oficiais de ensino; subsidiar aos artesães para o desenvolvimento e comercialização de seus produtos; o registro e a produção de um banco de dados e documentários (vídeos, imagem, áudio e registros escritos) dos “saberes e fazeres” dos “mestres populares”.