Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

RESPONSABILIDADE SOCIAL E METARECICLAGEM

@ Manhaná Bonner: O lixo Eletrônico

-"Estou Tazendo agora notícias importantes para você se conscientizar sobre o quanto é importante atentarmos para o destino do lixo eletrônico e, com isso, a conseqüente importância da metareciclagem."

Todo o lixo eletrônico que não recebe o seu devido tratamento irá fornecer perigo à sociedade. Ao ser jogado no lixo comum suas substâncias químicas podem penetrar no solo, ao ocorrer contato com lençois freáticos substâncias como o mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio contaminam as nossas plantas e animais por meio da água. Podendo haver intoxicação por parte dos seres humanos se estes ingerirem os alimentos contaminados, sem deixar de salientar que a contaminação também é dada a partir do contato direto de pessoas que manipulam placas eletrônicas ou outros componentes perigosos nos lixões a céu aberto (podendo ocorrer com mais freqüência na Ásia e na África).

Nos Estados Unidos, por exemplo, todos os equipamentos que não são mais utilizados, são jogados no lixo, mesmo funcionando, pois é substituído por outros produtos mais novos. Na Europa cada cidadão produz aproximadamente quatorze quilos de lixo eletrônico por ano.

Mas esse problema não é só de países do primeiro mundo, pois o Chile não sabe o que fazer com toneladas e mais toneladas de celulares, computadores, e etc.

Em poucos anos poderá haver uma intoxição gigantesca entre os seres humanos se estes não se preocuparem e se responsabilizarem pelo destino do lixo eletrônico, com isso torna-se imprescindível a metareciclagem. É a partir dela que temos a possibilidade de enxergar uma "luz no fim do túnel" passando a perceber que é possível acreditar na conscientização dos seres humanos.

Mas nem tudo está perdido, pois algumas empresas como a HP estão com um programa de reciclagem para recolher os computadores absoletos em troca de um custo.

Existem também as empresas que trabalham somente com lixo eletrônico, destinadas apenas a compra de material descartado, por órgãos públicos ou empresas privadas. Eles transformam equipamentos para que se possam efetivar futuras vendas, até placas mães podem se transformar em capas de cadernos.

Manhaná Bonner: