Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

Responsabilidade Social

Não se pode pensar que os eletrônicos vivem só de danos. Embora seja difícil determinar até que ponto a política verde de uma empresa realmente interfere na escolha de um produto, os consumidores são cada vez mais encorajados a optar por empresas realmente atentas aos problemas ambientais.Um reflexo disso é o empenho de muitas companhias de informática em adotar programas de reciclagem, em reduzir o consumo de energia de seus aparelhos e de dispensar o uso de elementos tóxicos nos processos de produção.

Empresas de Responsabilidade

MAS, EU ESTOU AQUI PARA ALERTÁ-LO E CONSCIENTIZÁ-LO, ATENTE PARA TODAS AS ORIENTAÇÕES.

Oi! Eu sou Manhaná e não posso parar! Sempre estou vigiando o que estão fazendo com o lixo eletrônico e conscientizando a população. METARECICLAGEM ABRACE ESTA IDÉIA! COMO? PLUG NA REDE ! Vamos tentar fazer você entender melhor! Como tudo começou... Etimologia da palavra - Metareciclagem O prefixo met (a) é grego e significa “mudança, sucessão, posterioridade, além.” Exemplos: metáfora, metamorfose, metafísica, etc. ETA... – prefixo de origem grega: usa-se sem hífen que significa: ”transformação, transposição.” Meta – prefixo, do grego meta expressa as idéias de comunidade ou participação, intermediação ou sucessão, e que já se documenta em alguns compostos formados no próprio grego, como metáfrase. Metáfrase tradução interpretativa de um texto, sem prestar muita atenção à forma original do texto traduzido. Reciclagem – processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Ah! Já estou entendendo o que é METARECICLAGEM! Metareciclagem começou a atuar em 2002 como uma idéia sobre a apropriação da tecnologia para transformação social, tendo como base a desconstrução do hardware, o uso do software livre e de licenças abertas agindo sempre em rede distribuída com objetivo social. A rede começou em São Paulo em parceria com a ONG Agente Cidadão, como um projeto de captação e remanufatura de computadores usados, que posteriormente eram distribuídos para projetos sociais de base. Desde então a metareciclagem atraiu centenas de colaboradores e influenciou a criação e implementação de diversos projetos de longo alcance. A metareciclagem cresceu a partir de projetos e pessoas em diferentes lugares que decidiram voluntariamente adotar essa metodologia. Para promover a integração desses projetos, foi desenvolvida uma nomenclatura chamada esporos. Os esporos são espaços de referência no assunto, geralmente abertos, que recebem doações de computadores, que são reciclados e organizam eventos, oficinas e cursos; Lista de esporos acesse: http://rede.metareciclagem.org/listas/esporos.

METARECICLAGEM EM AÇÃO

No Panamá a Nokia apresentou à imprensa latinoamericana, um de seus projetos mais ousados e criativos, batizados com o nome de “REMADE” (refeitos) e o “carregador inteligente”. A idéia é utilizar material reciclado para produzir aparelhos celulares e seus acessórios. Tudo indica que daqui a alguns anos a empresa estará usando como matéria-prima latinhas de alumínio, garrafas PET e pneus usados. Estes produtos são resultados de dois anos de estudos e pesquisas. Eles são a segunda geração dentro do projeto, pois estão trabalhando num novo conceito de fabricação, onde a questão ambiental é o principal foco. Além do celular apresentado eles têm o “carregador inteligente”, também produzido com material reciclado, o acessório tem a vantagem de interromper automaticamente a corrente de energia quando a carga de bateria estiver completa, ou mesmo segundo após o telefone ser desconectado.