Nuclear participa de seminário sobre Agricultura Baiana!!

Data: 01/12/2006
Fonte: Nuclear .

A agricultura é fator de segurança nacional. Pensando nesta questão, o deputado estadual Zé das Virgens, realizou, no dia 27, segunda-feira, na sede do CREA-BA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, um seminário para discutir uma política agrícola com metas e os métodos de produção para a agricultura baiana. Estiveram presentes no encontro: agricultores, técnicos, ONGs- Organizações Não Governamentais, professores, políticos, representantes de órgãos públicos e estudantes. O objetivo do encontro foi avaliar o setor agrícola baiano e pensar em propostas adequadas para serem encaminhadas ao Governador eleito, Jaques Wagner. O evento foi promovido pelo Gabinete do deputado estadual Zé das virgens, juntamente com o Núcleo de Estudos Ambientais e Rurais/ Nuclear da UFBA.

Para o deputado Zé das Virgens, técnico agrícola, a agricultura faz parte da sobrevivência humana “necessitamos de grãos, frutas, verduras. Para ter o grão, é necessário que alguém o plante, cuide, colha, beneficie. Mas queremos tentar responder e pesquisar a seguinte pergunta, feita por agricultores, que há muito tem não têm colheita e sofrem em conseqüência da seca: Quanto tempo ainda poderá o agricultor plantar só tendo prejuízo?”.

Tendo como base da sobrevivência humana- a agricultura, o representante estadual de Irecê, acredita que a partir do próximo ano, com o novo Governador Eleito, Jaques Wagner, mais políticas direcionadas aos setores agrícolas à Bahia serão propostas e concretizadas nesta gestão.

Para o dr. Altino Bonfim, do Departamento de Sociologia da UFBA, a reunião de diversos segmentos da sociedade é importante e acrescenta “Dado a complexidade e diversidade sócio-político e econômica do setor rural e o fato do modelo agropecuário ser excludente e agredir severamente o ser humano e a natureza”. A política para o setor rural deve ser abrangente, contemplando os segmentos sociais excluídos, buscando atender os reclamos sociais por uma sociedade mais justa, por alimentos saudáveis e que haja a preservação do meio ambiente. Um programa apropriado para o setor rural deve integrar as políticas agrária, intensificando o uso de instrumentos para equacionar os problemas dos sem terra ou com pouco terra, com políticas agrícolas das diversas áreas como as de ensino, pesquisa, extensão, crédito, cooperativismo, segurança alimentar, comercialização entre outras.

O objetivo fundamental do evento foi priorizar a agricultura familiar que até o presente foi objeto de políticas compensatórias, estabelecendo estruturas e políticas específicas e parcerias com os governos municipais e federal e com organismos da sociedade civil, avançando-se para incluir nas políticas de Estado a diversidade de alternativas produtivas como a agroecológia, até o presente marginalizadas, e que vem sendo experienciadas no campo baiano por agricultores, ONGs, sindicatos, pesquisadores e entidades em diversa regiões da Bahia.

A reunião será insuficiente para analisar a complexidade do setor rural e, por isso, espera-se que esse Encontro se desdobre na criação de um FÓRUM RURAL que se reúna, periodicamente, para pensar e propor sobre o meio rural baiano.

InformeForm
Classificacao Informe
Autor [[Main.CarlaFreitas][]]
Titulo Nuclear participa de seminário sobre Agricultura Baiana!!
Data 01/12/2006
Fonte Nuclear
Topic revision: r1 - 01 Dec 2006 - 15:04:10 - CarlaFreitas?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback