Rádio web/lançamento
Rádios-web da UFBA unem-se para lançar peça radiofônica
As quatro rádios na internet da Universidade Federal da Bahia fazem lançamento simultâneo da peça radiofônica A Peruca do Santo, no próximo dia 27, Dia Mundial do Teatro, às 10 e às 16 horas.
As transmissões de rádio através da internet estão cada vez mais populares, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Quem tem 40 anos, em média, sabe que para sintonizar a rádio BBC de Londres ou a rádio Madagascar era necessário possuir um aparelho de ondas curtas. O advento da internet praticamente tirou de circulação a fabricação desses receptores. Hoje com as transmissões na rede tem-se uma excelente qualidade de som e pode-se ouvir uma emissora de qualquer parte do planeta.
Para um país das dimensões do Brasil, a internet cria um facilitador de baixo custo e alta qualidade de som com uma oferta de acessos que atinge a milhares de emissoras. É dentro dessa diversidade que a Universidade Federal da Bahia mantém quatro estações de rádio-web, engendradas por professores e estudantes baseados na Faculdade de Educação, como parte de um projeto de pesquisa de iniciação científica, sob orientação do professor Nelson Pretto, com apio do CNPq e da FAPESB. A Faced criou inicialmente a www.radio.faced.ufba.br, depois a www.ciberparque.ufba.br, em seguida veio a www.radio.teatro.ufba.br. Por último, a www.radiofacom.ufba.br, que deixou de transmitir por freqüência (era 89,3MHz) e agora é exclusiva pela web.
Nesse mesmo dia estará sendo lançado o portal de acesso único a todos essas Radios Web que a UFBA já implantou, localizado em www.radioweb.ufba.br, sob a coordenação do grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, da Faculdade de Educação..
Peças radiofônicas
Cada uma dessas emissoras tem programação que varia entre musicais, documentários, programas informativos e debates (principalmente a Rádio Facom) produzidos também por outras rádios universitárias do Brasil. A entrada em cena da Rádio Teatro vai trazer a produção de programetes baseados na linguagem das antigas radionovelas, como é o caso de A Peruca do Santo, uma peça de uma hora de duração escrita pelo dramaturgo baiano Luís Sérgio Ramos.
"A idéia é que esses programas mais artísticos fiquem disponíveis no site das rádios em podcast a fim de permitir o acesso no horário que for conveniente ao internauta", diz o professor Nelson Pretto, um entusiasta das rádios-web. Os programas artísticos são produzidos pelos alunos das Oficinas de Leitura e Voz Gravada, que são ministradas na Escola de Teatro por Gideon Rosa. Em 2008, planeja-se produção de um especial de radioteatro baseado em texto de Dias Gomes (A Velha Casa Abandonada produzida para a Rádio Nacional nos anos 70). "Esse é um programa agregado ao Ciclo de Leituras Dramáticas da UFBA, que este ano vai trabalhar com a dramaturgia baiana, por isso a escolha de Dias Gomes", diz Gideon Rosa. A professora Silvia Anastácio,do Instituto de Letras, está começando um projeto de áudio-livro cujo resultado também será disponibilizado nos sites das rádios.
A Peruca do Santo, de Luís Sérgio Ramos, foi gravada em 2007 nos estúdios da Faculdade de Comunicação com apoio de estudantes dos cursos de Jornalismo e Produção Cultural e recebeu edição de Luciano Bahia. No elenco estão dez atores-estudantes do curso de Interpretação da Escola de Teatro da UFBA e a atriz Iami Rebouças, que foi especialmente convidada.
A peça é uma comédia sobre os costumes de uma cidade interiorana e gira em torno da confecção de uma peruca para a imagem do Senhor Morto durante a procissão da Semana Santa. Quando o padre vai preparar a imagem, percebe que peruca está toda corroída pelas baratas e ratos e surge a necessidade urgente de se fazer outra. O único jeito é cortar o cabelo das beatas virgens do lugar. Inicia-se uma disputa entre as carolas para ver quem tem o privilégio de ter seus cabelos ornando a cabeça da imagem. Em meio a tudo isso, o autor inclui elementos de trama policial e romance com um triângulo amoroso, que envolve um foragido a polícia, cujo desfecho se dará em pleno desfile sacro e a ingenuidade do povo pensa que tudo é obra de um milagre do Senhor Jesus.
Contatos:
Prof. Nelson Pretto – 32.83.72.05 nelson at pretto.info
Luís Sérgio Ramos (73) 32.65.15.48 e 99.64.28.65 serginhoramos at hotmail.com
--
NelsonPretto - 17 Mar 2008