Sobre a Rádio FACED

O que é?

A Rádio FACED é parte do projeto de pesquisa do GEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, entitulado Do MEB à WEB: O Rádio na Educação. Coordenado pelo Prof. Nelson Pretto, conta com o apoio de voluntários e de bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e financiados pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Rádio FACED transmite 24h por dia e possui programação musical além de programas sobre inclusão digital, economia solidária, crônicas e variedades. Estes programas são produzidos pelos voluntários com a supervisão da equipe da rádio, mas também veiculam-se contribuições de outros grupos e web rádios. A Rádio FACED abre espaço em sua programação para transmissões ao vivo de eventos e palestras que estejam (não somente) no âmbito da Educação, Comunicação e Tecnologias.

Como surgiu?

Surgiu da possibilidade de se aplicar a web rádio na educação em analogia ao MEB - Movimento de Educação de Base, projeto de educação via rádio desenvolvido há mais de uma década.

Inicialmente, foi criada a Rádio Webalizando a partir das discussões oriundas da Disciplina Polêmicas Contemporâneas, ministrada pelo Prof, Nelson Pretto na FACED/UFBA. Na rádio Webalizando os alunos da disciplina veiculavam entrevistas da sua própria produção. Mais tarde, este grupo originou a Rádio FACED, que iniciou suas transmissões em fase experimental em abril de 2005, utilizando-se apenas de softwares livres na produção e transmissão de conteúdos.

Por quê e pra quê?

O uso da rádio na educação cria um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, que ao valorizar a ludicidade promove o "brincar", o "criar", o "desafiar", alicerçados sobre uma visão crítica desenvolvida a partir da liberdade e criatividade estimulados por esse instrumento de leitura do mundo.

O Rádio na educação, além de desenvolver a capacidade de escrita e a oralidade, promove a integração da comunidade. Também oferece a possibilidade ao sujeito de expressar-se e assumir-se como um ser social, contribuindo para a formação de consciência cidadã.

Tendo em vista esta possibilidade, apresentamos a Rádio Faced como espaço promotor de ludicidade.

Quem?

Atualmente a Rádio FACED conta com os bolsistas Géssica Aragão, Bruno Gonsalves, e Aton Figueiredo, e alguns voluntários. Veja o tópico QuemSomos para saber quem está participando e quem já passou por aqui.

Você também está convidado a juntar-se a nós, elaborando programas, vinhetas, ou qualquer outro tipo de contribuição.

Como participar?

O que já rolou?

Um pouco de história...

Apresentação de slides

Veja este texto sob forma de apresentação.

Editar Anexar Versões Mais...

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo
última revisão: r18 - 01 Dec 2008 - 16:35:37 - GessicaAragao?     |     Copyleft Faced-UFBA