Idéias Iniciais
A idéia básica: fortalecer escolas, professores e meninada para serem produtores de culturas e conhecimentos. Como? Implantando núcleos de produção de vídeos e áudio em cada uma das 4 escolas do projeto, distribuídas na Bahia pela Região Metropolitana e Semi-árido.Rede de troca de produção: Adaptar e aperfeiçoar o RITU (Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária) desenvolvida pela Universidade da Paraíba, para que o mesmo possa se transformar num espaço de compartilhamento de produções feitas PELAS escolas, com base no currículo real e não em currículos idealizados em gabinetes.
Criação do RIPE (Rede de Intercâmbio de Produção Educativa). Ripe vem de hippie, de contracultura, do jeito hacker de ser, do compartilhamento livre, de produção e criação descentralizada.
Por que adaptar? Basicamente porque a conexão das escolas não deve ser sempre uma maravilha e não usamos o conceito de GRADE de programação e sim de fluxo de programação.
A jogada: produzir em qualidade alta, a partir de oficinas de produção, lançar no sistema diretamente da escola ou mandar o CD para a rede, ao subir o programa em resolução alta gera-se uma versão em formato reduzido para poder ser visto na web (e baixado) com conexão baixa, tipo a la youtube e similares. Produzir vídeo completos e editados, mas também trechos de entrevistas, depoimentos, animações que possam ser, posteriormente, remixados pelos outros. Implanta-se com isso um fluxo permanente de produção e partilha. Tudo com software livre: claro, de cabo a rabo!
A UFPb entra com a solução: a gente entra com bolsistas de Computação para que o "RITU da educação" seja desenvolvido a partir do que já foi feito pela UFPb.
Aqui nas escolas: desenvolvemos pesquisa de linguagem e - a partir do currículo real! - acompanhamos os núcleos de produção de vídeo e áudio, com a instalação em paralelo de Rádio Web em cada uma das escolas, com programação gerada localmente.
No futuro: a idéia é termos uma "tv" da educação, feita diretamente por professores e alunos do sistema publico de educação, da Bahia inteira, pra começar. Depois o brasil e...
Projeto completo em PDF
-
ripe_edital004_fapesb.pdf: projeto completo
- ripe_edital004_fapesb.odt: projeto em odt