Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

A indisciplina no contexto escolar

Atividades atrativas

Punição ou não?

Alega-se que as atividades por não ser atrativas gera a indisciplina

-- MariaHelenaBonilla - 18 May 2005


A ESCOLA E A LUDICIDADE

Está na moda trabalhar a ludicidade na sala de aula ,então cabe aos profissionais da área da educação transformar a escola num espaço propício, porque as crianças estão perdendo o espaço para brincar, em casqa, na rua e na escola.

Na escola e na familia as crianças estã o sendo empurradas mais cedo para a responsabilidade 'só de estudar e de trabalhar ,pois estes dois elementos têm uma dimensão maior, assim__ transformar__ em adultos precoces pobres de pensamentos e de relações swociuais.

Para resgatar o lúdico na comunidade escolar faz necessario conhecer a história de vida do sujeito, a fim de que aconteça a apropriação de outras culturas e costruam novos conhecimentos.

Neste século fala-se muito em inclusão ,porém ainda é um desafio trabalhar com a diversidade. A partir do momento que utiliza-se os mesmos conteúdos e metodologias para todos, nega-se o direito da heterogeneidade participar, excluindo. A cultura de formar sere iguais está tão enraizada que tornou um ato involuntário.

O lúdico precisa ser vivido na sala de aula, não como um meio para alcançar os objetivos, mas como algo espontâneo que permita as crianças sonhar, fantasiar, relizar deserjos e viver como criança de verdade, Zaballa afirma que '' a utopia na educação é fundamental.''

Vivemos numa sociedade onde as regras nos foram impostas sem a oportunidade de negociá-las.Diante disso buscamos a transformação da escola num espaço de sentido cheio de vida e prazer, isso será possivel cfom o investimento em atividades voltadas para o brincar.

O brincar também propícia ao sujeito a resolução de conflito surgidos no seu contexto e até o rompimentode traumas impostos pela realidade social. Desta forma estaremos transformando individuos passivos em individuos ativos lutando para a transformação social.

Dizem que ''a criança que não brincou na infância nã pensa '', Rubem Alves diz mais '' a maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando desejo''. A escola já se deu conta disso? Como vem realizando o desejo do seu público?

Todos sabem da importância da ludicidade no espaço escolar, mas Zizi Possi diz que ''é perigoso ter você longe dos dos olhos e perto do coração'', por não enxergarb a importância do viver num mundo mágico, encantado ,do faz -de-conta acaba -se caindo nas atividades da obrigação ,do dever , da discipli, do esforço , da resposabilidade.

A tarefa de João Danilo foi ensinar -nos a enxergar o brincar com outro olhar ,além dessa, uma outra a de cozinheiro antes de dar a faca eo queijo ,provocou a fome... se tivermos fome ,mesmo que não haja queijo , acabaremos por fazer uma maquineta de roubar queijos ( Rubem Alves ,2004).

Babette também teve a preocupação de primeiro provocar a fome ,para despertar o gosto eo prazer. A oficina atingiu o seu o seu objetivo provocando – nos a fome ativando a reflexão . E nós, enquanto educadores estamos provocando a fome ou saciando?

Depois de refletir sobre a imprtância do brincar e que é considerado o papel da escola ,busca-se o resgate das brincadeiras e a garantia dos direitaos das crianças porque é muito importante para seu desenvolvimento afetivo. É neste contexto que a criança vai aprendendo a viver numa sociedade pluralista e estabelecendo relações entre ela eo outro.

Este texto foi copiado do blog de Ana Regina

Referência Bibliográfica:

ALVES, Rubem- Ao Professor, com o meu carinho – São P aulo – Versus – 2004.

Blog de Maria Lidia

Blog de Ana Regina

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo3 >> OficinaTwiki

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%