Comentário - Bonilla
Durante a atividade pude perceber a dificuldade de muitos cursistas em articular a linguagem do Twiki com o seu efeito. Foi necessário fazer o caminho entre linguagem e efeito várias vezes para que pudessem ir compreendendo os processos. Também foi possível perceber que aqueles que ainda não construíram a cultura digital apresentaram maiores dificuldades. Num primeiro momento sentiram-se impactados com a linguagem, com uma sensação de incapacidade e impotência, mas aos poucos foram percebendo que era possível usá-la para criar algo novo. Experimentamos a linguagem em pequenos grupos. Alguns grupos avançaram mais, outros menos, mas conseguiram produzir alguma coisa. As produções estão disponíveis em
http://www.irece.faced.ufba.br/twiki/bin/view/UFBAIrece/OficinaTwiki. Também discutimos e enfatizamos muito os conceitos de hipertextualidade, inteligência coletiva e produção colaborativa/cooperativa. O conceito de produção cooperativa, na perspectiva do Twiki assusta um pouco os cursistas, pois estão acostumados com autoria marcada, com posse do conhecimento. Frente à possibilidade de estarem mexendo na produção do outro, participando, interferindo, demonstram receio.
Também navegamos por sites produzidos em Twiki e na Wikipedia para que esses conceitos fossem percebidos na prática.
Para o período de 19/05 a 11/06 os cursistas deverão trabalhar nas suas produções, publicar reflexões no blog, participar de chat e lista de discussão para socializar as aprendizagens e dinamizar o processo.