Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Primeiro Encontro GE 31/08/05

Neste primeiro encontro discutimos a importância da inclusão digital de todos os cursistas para o sucesso do nosso curso de formação.

Neste mesmo encontro, foram levantadas as principais dificuladades e a necessidade de ampliação dos conhecimentos, levando em consideração as afinidades e interesses de cada cursista do grupo acerca das novas tecnologias. Dada a importância da inclusão digial de todos, ficou decidido o estudo individual e coletivo do tema "Inclusão Digital".

2° Encontro do Grupo I (08/09/2005)

Neste encontro, trabalhamos algumas dificuldades apresentadas pelos componentes do grupo:

Obs: Ao longo do ciclo, trabalharemos estas e outras dificuldades acerca do uso do computador e da internet.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 14/09 para estudo e discussão do tema "Inclusão Digital"

Ficamos contentes com a presença dos cursistas e com o aproveitamento do encontro. A demonstração de alegria a cada conquista alcançada foi fantástica.

3º encontro Grupo I 1409/05

Iniciamos nossas atividades no laboratório fazendo a leitura de e-mails. em seguida navegamos pelos textos "Inclusão digital, e os três pilares da inclusão digial indicados na página.

Logo depois, fomos para a sala 02 da UFBA, para tomarmos algumas decisões acerca da organização do grupo que estava sendo um pouco complicado trabalhar com 25 cursistas, com apenas 10 computadores. Ficou combinado a formação de dois grupos: de 08 às 10 um grupo e de 10 às 12 o outro, isso para facilitar o trabalho de monitoramento e ao aproveitamento de cada cursista.

Sendo que a carga horária será de 2 horas semanais, com exceção de três colegas que não tem disponibilidade de horário, estas participarão de 15 em 15 dias cumprindo uma carga horária de 4 horas.

Em seguida realizamos a discussão dos textos lidos e concluimos que o computador ainda esta distante de muitos brasileiros, e que para estarmos incluidos digitalmente precisamos dos três pilares da inclusão digital: RENDA - TIC - EDUCAÇÃO.

Relatora do dia: Sinelândia

Relatório 21/09/2005

A atividade inciou no laboratório com aula prática. Todos os cursistas tiveram a oportunidade de ler, apagar e responder alguns e-mails, também usamos este espaço para fazer pesquisa e leitura de alguns textos a cerca do nosso tema. Em seguida fomos para a sala 02 para socializarmos o que havíamos lido e para iniciarmos a criação do texto coletivo Inclusão Digital.

No debate, percebemos que não é fácil incluir todos, pois é preciso que o governo crie políticas públicas e que a escola possa trabalhar em parceria com a comunidade para mostrar a importância do uso das tecnologias neste mundo acelerado de informações e de conhecimentos.

Desse modo, nós cursistas devemos nos atentar a esta realidade e colocar a mão na massa em prol da inclusão dos nossos alunos, assim como a UFBA lutou e promoveu a nossa inclusão e está ampliando com a criação do ponto de cultura e do tabuleiro digital.

Relatora: Neidinha

Relatório 28/09/2005

Iniciamos nossas atividades no laboratório da UFBA com uma expectativa muito grnde, pois a monitora Rita utilizou nesta aula o Data Show para melhor compreensão sobre a operacionalização do blog e do TWIKI. A ferramenta utilizada facilitou o entendimento dos comandos, visto que ao mesmo tempo que víamos como procedia cada passo utilizado pela mesma, podíamos colocar em prática tudo o que aprendímos.

A monitora explorou alguns conceitos que Bonilla havia pedido via e-mail como: cada um durante a semana deverá visitar alguns blogs, fazer comentários, colocar a reflexão individual sobre Inclusão Digital e da importância de visitar a página do grupo e de fazer comentários no texto coletivo e para isso ela nos orientou como fazer algumas alterações no texto que está publicado no TWIKI que é um ambiente colaboraivo de aprendizagem, e que caso os cursistas deixasse de realizar esta tarefa, o texto publicado neste ambiente perderia a sua função.

Relatora: Claudia Dourado

Relatório 26/10/05

Iniciamos nosso encontro lendo e-mailes, e encontramos uma boa contribuição de Marcea Sales para o nosso estudo sobre inclusão digital. Todos os componentes leram, discutiram e alguns fizeram comentários. Em seguida, navegamos no site www.identidadedigital.ba.gov.br e na páginas de notícias, encontramos uma entrevista de PID e MP e discordamos da forma de discriminação como ele trata o idoso em relação a inclusão digital, ou seja, de certa forma ele está excluindo o idoso do mundo virtual e vai de encontro com tudo o que estamos discutindo e estudando nos nossos encontros, visto que nunca é tarde para aprender e inserir-se no mundo digital.

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia >> PageGrupo1

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%