DESEMPENHO GERAL DA TURMA
A turma vem conscientizando-se da necessidade de fazer parte do mundo tecnológico e até já se ouve menos reclamações.
Os cursistas não só pedem ajuda na hora da monitoria como também nos momentos que estão no laboratório. O processo é lento e exige insistência da parte deles e paciência da monitoria para as desculpas de que tem algum problema no email que não abre, de que não tocou em nada; a página mudou sozinha, de que não sabe mais qual foi a senha escolhida do blog ou Twiki,a confirmação de senha que perece uma coisa dificílima... e por aí vão as pequenas dúvidas deles que dificultam o processo.
Alguns, quando não podem comparecer ao encontro, avisam e tentam adiantar o lado, como no caso de publicar seus textos no blog (que haja paciência pra cobrar deles!) e as contribuições para o texto coletivo no Twiki. Não há como negar que há ainda cursistas que tentam resistir às cobranças e não demonstram o mínimo interesse em melhorar o seu desempenho.
Alguns alunos se destacam como Vera Lúcia Cavalcanti que sempre está procurando "pegar" os macetes, Ilenilde que vem utilizando os recursos tecnológicos e se preocupando com os encontros da monitoria.
Eu penso que ao passar essa primeira fase de dificuldades, logo a turma avançará, embora nem todos tenham o mesmo interesse.
Percebo que o motivação do grupo aumenta a cada encontro, isso por conta da monitoria que muito vem ajudando.O medo cede lugar a ousadia e as máquinas antes quase abandonadas atualmente não suprem mais a demanda,já ocorrem reclamações por conta do pouco tempo para ler e responder e-mail.Gradativamente o grupo passa do processo da interção para uma postura mais participativa, interativa,isso inclui essa que aqui escreve.