Identidade Digital
Identidade Digital
O Programa Identidade Digital visa garantir à população baiana o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através dos recursos tecnológicos das redes de computadores. É um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia que objetiva, através do amplo e generalizado uso e apropriação das tecnologias, possibilitar o desenvolvimento humano e social nas mais distintas áreas.
Inclusão Digital
Hoje, na Internet há milhões de pessoas conectadas trocando informações, produzindo conhecimento, interagindo. O Programa Identidade Digital é a sua porta para essa realidade. Agora, você poderá pesquisar sobre os assuntos de seu interesse no maior banco de informações do mundo, poderá aprender a utilizar o computador e softwares específicos.
O livre acesso à informação é um direito de todo cidadão. Os esforços do Governo, através da SECTI, em parceria com Organizações Não Governamentais (
ONGs), empresas e profissionais tornam o Identidade Digital possível.
Você sabe o que é incluir digitalmente?
Possibilitar a apropriação da tecnologia e o desenvolvimento das pessoas nos mais diferentes aspectos;
Estimular a geração de emprego e renda;
Promover a melhoria da qualidade de vida das famílias;
Proporcionar maior liberdade social;
Incentivar a construção e manutenção de uma sociedade ativa, culta e empreendedora.
Inclusão Digital no Mundo
Você considera os 580 milhões de usuários internet um número significativo em termos de nosso planeta? Menos de 10% da população mundial têm acesso à rede a partir de suas casas. E a taxa de crescimento da internet, mesmo nos países desenvolvidos, não passa de 4% nos últimos anos.
De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (ITU) - a agência especializada das Nações Unidas -, Suécia, Dinamarca, Islândia e Coréia do Sul são os países campeões em inclusão digital. Já Síria, Zimbábue, Nicarágua e Etiópia estão entre os mais excluídos digitalmente.
No nível médio de acesso a tecnologias encontram-se países como a Irlanda, a Espanha, o Brasil e o Chile. Logo abaixo em termos de exclusão estão a Turquia, a Venezuela, a África do Sul e a China, dentre outros.
Um panorama que reforça a necessidade de políticas públicas facilitadoras da inclusão digital.
Inclusão Digital na Bahia
As cidades baianas mais incluídas são:
*01ª - Salvador
*02ª - Lauro de Freitas
*03ª - Itabuna
*04ª - Vitória da Conquista
*05ª - Barreiras
*06ª - Feira de Santana
*07ª - Paulo Afonso
*08ª - Alagoinhas
*09ª - Mucuri
*10ª - Santo Antonio de Jesus