Proposta de Trabalho
Tema: Inclusão Digital (1ª etapa) e Políticas Públicas para a Inclusão Digital (2ª etapa)
Menu
Justificativa
O computador é a mais nova ferramenta de trabalho do professor, isso não significa que devemos abolir os outros instrumentos de trabalho, contudo devemos ressignificá-los. Dada a importância do uso das novas tecnologias nas escolas, e nos demais setores da sociedade contemporânea, como meio para facilitar e melhorar a qualidade do trabalho, é que surgiu a idéia de criar projetos para que as pessoas, mesmo de baixa renda, pudessem incluir-se neste universo da Internet. Embora, não basta somente ter acesso às máquinas, é necessário ensinar a utilizá-lo em benefício próprio e coletivo, cada um partindo do seu interesse, indo em busca na Internet, que é um espaço em que podemos avançar as idéias para produzir conhecimentos, aprimorar dessas novas tecnologias envolvendo todas as dimenções.
Vale ressaltar que, para incluir todas as pessoas num país capitalista, é quase que uma utopia, devido ao fato de vivermos em uma sociedade com graves problemas sociais como: fome, desemprego, preconceitos, desigualdade, entre outros fatores, sendo assim, as pessoas é que vão se incluindo e para isso existem políticas públicas como o GESAC, Identidade Digital etc., que buscam trabalhar na perspectiva de criação de Telecentros para atender algumas pessoas das comunidades carentes.
Com a vinda da faculdade a Irecê, nós professores cursistas, estamos nos incluindo pouco a pouco, devido à necessidade do curso, outros por desejo, porém foi necessário que a professora Bonilla criasse um grupo de monitoria para dar assistência de forma significativa a todos os cursistas.
Objetivo Geral
Proporcionar a inclusão digital de todos os cursistas, partindo da idéia de que devemos nos apropriar das tecnologias para que possamos avançar as idéias e produzir conhecimento.
Objetivos Específicos
- Aproximar os cursistas do computador para fortalecer o processo de inclusão digital;
- Ajudar a dominar alguns conceitos básicos da informática;
- Desenvolver habilidades de investigação e pesquisa acerca da inclusão digital;
- Conhecer políticas públicas de inclusão digital.
Metodologia
A turma será dividida em dois grupos, de acordo com a disponibilidade de horário (08 às 10:00h e de 10 às 12:00h), cada grupo se reunirá para estudos semanais, com duração de 2 horas. Estes momentos serão utilizados para discussão e socialização dos temas propostos para o estudo, explorar as ferramentas e as novas linguagens oferecidas pela internet, como por exemplo: chat, blog, e-mails, TWIKI etc..
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, através das atividades propostas pela professora Maria Helena Bonilla e no final a produção de um relato coletivo do grupo (monitoras e cursistas) avaliando o trabalho realizado ao longo desta atividade .