Iniciamos o trabalho com este projeto levantando os conhecimetos prévios das crianças em relação a uma rádio e suas programações. Eles foram falando o que já sabiam e eu, fui tomando nota. Abaixo estão as falas de algumas crianças:
* Eu sei que é um lugar fechado que tem som, microfone, um monte de CD. (Rogério).
* Eu nunca entrei numa rádio mas sei que tem um monte de programa, cada um no seu tempo. Uns tem música, outros tem notícia. Minha mãe escuta todos os dias. (Jaine).
* Pro, minha mãe liga o rádio bem cedo e escuta um programa evangélico. Tem música, oração, pregação da bíblia. (Raila).
* Eu ligo o rádio só na hora das músicas. (Reinildo).
Em seguida, perguntei para eles que materiais achavam ser necessários para criarmos uma rádio na escola. Como eu já havia comentado com eles sobre o projeto da Escola São Pedro, de como eles realizavam a programação e que recursos utilizavam, rapidamente responderam: uma caixa de som, microfone, aparelho de som e CDs.
Partimos então para o próximo passo. Discutimos quais seriam o nome da rádio e do programa. Eles deram algumas idéias as quais fui registrando na lousa para que pudéssemos escolher o melhor, em consenso com o grupo.
Os nomes escolhidos foram: Rádio Escola (para a rádio) e A voz da Criança para o programa