--
RitaDourado - 06 Sep 2007
Em 2007, o Ponto de Cultura Anísio Teixeira inicia com algumas alterações tipo, redução de funcionários e falta de recursos financeiros desde Agosto de 2006 e mesmo assim, estamos sendo privilegiados em receber o apoio da Prefeitura e Secretaria municipal de Educação e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), visto que a última parcela do Ministério da Cultura (MINc) ainda não foi liberada para pagamentos de bolsas dos estagiários de das compras realizadas neste período.
Sendo assim, resolvemos iniciar o ano com muita disposição e garra enfrentando os desafios diários, e repensando nas ações e objetivos do projeto, oportunizamos jovens que nos procuravam para ampliar seus conhecimentos, aumentando o número de pessoas envolvidas no ponto de Cultura preocupados com o crescimento tanto pessoal quanto profissional voltadas para a Cultura Digital.
Partindo desta postura, decidimos formar grupos de voluntários, para isso, realizamos várias reuniões com os jovens que se interessaram pelo trabalho voluntário, juntamente com os coordenadores do ponto de Cultura e Tabuleiro Digital, a fim de conscientizarmos a equipe do que é ser um voluntário.
Iniciamos o ano com 25 jovens, hoje temos cerca 40 atuando no Ciberparque de forma que eles estão cumprindo seu trabalho voluntariado em dias e horários específicos através de um cronograma de horário, por 2 horas no Tabuleiro e mais 2 horas recebendo formação na cultura digital.
Por falta de recursos alteramos algumas ações do Projeto, porém, continuamos com os mesmos objetivos e metas explícitas, sendo que acabamos ampliando os objetivos e ações para 2007, devido a demanda da comunidade.
A formação dos jovens está acontecendo de forma interessante, eles formaram grupos por afinidades e interesses, por exemplo: grupo de áudio, vídeo, produção gráfica, grupo teatral, grupo musical e também um grupo que trabalha com a produção de arte visual, transformando-as em cultura digital no final de cada trabalho realizado.
Esta formação está acontecendo da seguinte forma: os voluntários solicitam o tutorial da área de interesse do grupo, daí eles se reúnem realizando a leitura do texto discutindo e trocando idéias e depois praticam colocando a mão na massa.
A importância da formação destes grupos no Ciberparque, é que estamos realizando um trabalho voltado para o resgate da cultura local e consequentemente valorizando os artistas da região e ainda mais a Cultura Digital.