O que é?
O Ciberparque ocupa um lugar ao sol no Município de Irecê, Região do semi-árido na Bahia. Com esse centro de produção multimídia, aberto e livre, estamos no rumo da produção democrática da cultura digital através da forte integração de ações de educação e cultura no espaço da escola.
Trata-se, portanto de um movimento construído coletivamente com o propósito de possibilitar a ampliação e garantia do acesso aos meios de produção e formação cultural, fortemente associado aos processos educacionais formais e não-formais garantindo aos cidadãos do Munícipio de Irecê acesso livre ao universo tecnológico, a capacitação para a produção de bens culturais.
São parceiros: Prefeitura municipal de Irecê & Faculdade de Educação da UFBA
escola e produção da cultura digital
Anísio
O mestre Anísio Teixeira já dizia, há exatamente 42 anos: " o mestre seria algo como um operador dos recursos tecnológicos modernos para a apresentação e o estudo da cultura moderna, e como estaria assim rodeadoe envolvido pelo equipamento e pela tecnologia produzida pela ciência, não lhe seria difícil ensinar o método e a disciplina intelectual do saber que tudo isso produziu e continua a produzir. A sua escola de amanhã lembrará muito mais um laboratório, uma oficin, uma estação de televisão, do que a escola de ontem e ainda de hoje." (Mestre de amanhã, 1963)
É isso aí! Apostamos na escola enquanto espaço de reunião de interesses e emancipação. Apostamos no professor enquanto um sujeito ativo na produção de cultura. Apostamos nos aluno enquanto cidadãos em processo de formação integral.
no início, as conexões
Em 2000, o
GEC- Grupo de pesquisa em Educação, Comunicação e Tencologias da Faculdade de Educação da UFBA escreveu o Conexões, com o intuito de estabelecer uma articulação entre a universidade, escolas e grupos que já tinham trabalho social realizado em comunidades de Salvador, na Bahia. O eixo articulador seria a apropriação criativa de tecnologias da informação e comunicação para tecer ou fortalecer uma rede de ações e pessoas. O desafio era fortalecer o que já se fazia em cada "ponto ou nó da rede" e interligar os conhecimentos acumulados em cada ponto. Investimento pesado, a idéia exigia financiamento, que estava quase fechado com o BNDES...
O edital do Minc
Com o edital do Ministério da Cultura, para apoio ao que chamaram de pontos de cultura, foi dada partida e o Ciberparque Anísio Teixeira emplacou! O Resultado foi a escrita do
Projeto Ciberparque, que foi encaminhado e aceito para financiamento. Daí em diante é o que temos até hoje já produzido...Ainda temos muito trabalho pela frente,muitas idéias para desenvolver e um grupo cada vez maior de interessandos nessa ação!
hoje, trabalhamos para:
- Produzir cultura e conhecimento;
- Denmocratizar o acesso livre e aberto à internet;
- Promover uma inserção ativa dos sujeitos na sociedade contemporânea;
- Disponilizar recursos tecnológicos com o propósito de, efetivamente, produzir conhecimentos;
- Proporcionar à população de Irecê,da Microrregião e do semi-árido baiano um a articulação em rede de saberes.
Desenvolvemos...
- Produtos multimidiáticos e multiculturais;
- Recursos de produção em papel (peças de divulgação e material didático);
- Produtos baseados em Informática;
- Produtos para internet;
- Produtos para Rádio WEB;
- Produtos em vídeo e CDs;
- Eventos com personalidades locais;
Temos como infra-estrutura...
- Um estúdio onde funciona a Rádio WEB Ciberparque;
- Um laboratório para a produção de vídeos digital, DVD e CD;
- Um espaço para o desenvolvimento de produtos impressos e editoração gráfica;
- Um espaço para universalização do acesso aberto e livre à internet - com o premiado Projeto Tabuleiro Digital
Horário de funcionamento
De segunda a sexta, das 8:00 às 12 e das 14:00 às 18:00h
Sábado, 8h às 12h
Testando o Cortado Player
<applet archive="cortado-ovt.signed.jar"
code="com.fluendo.player.Cortado.class" width="320" height="240"!>