Talvez isto também seja encarado como mais um preciosismo gramatical, mas é necessário termos certeza de alguns conceitos que usamos tão amplamente (se é que esta certeza existe em algum lugar...)
Um destes conceitos que me inspira muita dúvida é o "COLABORAR" e o "COOPERAR". O que é isto que estamos tentando fazer na escrita coletiva? O que realmente queremos?
Tentando elucidar um pouco minhas andanças conceituais entre colaborar e cooperar, encontrei alguns recortes que podem auxiliar neste processo:
Segundo Barros (1994), Colaborar é contribuir, enquanto cooperar é um trabalho coletivo, com objetivo comum que está além da colaboração. Estão envolvidos vários processos, como comunicação, negociação, co-realização, compartilhamento, fazer juntos ou em conjunto. A concepção de cooperação é mais complexa, pois nela se encontra inclusa a colaboração.
[talvez esteja faltando um pouco disto em nossa escrita coletiva, um pouco desta negociação, do fazer juntos ou em conjunto, talvez assim estaríamos caminhando um pouco para a 'realização' a que Gustavo se referiu na aula do dia 07/07]
Adriane Lizbehd HalmannFonte: http://twiki.im.ufba.br/bin/view/EDC708/CooperarouColaborar