Empresa nacional processa BrOffice? e Sun
A equipe do BROffice, a Sun Microsystems - principal apoiadora do projeto que oferece um pacote office nacional de código aberto - e várias empresas que fornecem o software no Brasil ou prestam suporte ao programa, estão sendo processadas por uma companhia nacional, a Open Office Brasil.
Já em 2004 a empresa Open Office Brasil havia demonstrado interesse em iniciar uma querela jurídica com os desenvolvedores do Office de código aberto. O motivo do impasse foi que, à época, o projeto detinha nome semelhante ao da empresa:
OpenOffice? .org.
Sabe-se que a logomarca Open Office no Brasil foi registrada antes mesmo da existência do
OpenOffice? .org, porém devido às marcantes diferenças entre as duas, como por exemplo a partícula ".org", poucos acharam que questão deveria ser decidida nos tribunais.
No entanto, mesmo após manifestos da comunidade Linux, a
OpenOffice? .org decidiu mudar seu nome para BR-Office.org, distribuidoras comerciais do pacote também aderiram à troca, e o novo nome pegou. Mas o interesse financeiro da dona da marca nos possíveis lucros advindos de uma vitória judicial sobre uma empresa do porte da Sun Microsystems acabou falando mais alto do que as medidas para evitar o processo.
Como álibi de acusação, a empresa alega que o motivo do código do
OpenOffice? .org ser aberto é apenas uma jogada estratégica da Sun para gerar receita com suporte e receber gratuitamente códigos feitos por programadores ao redor do mundo inteiro para posteriormente serem usados no
StarOffice? , a suíte paga da Sun.
A ação impetrada contra o
BrOffice? pode abalar a imagem do software, dificultando sua adoção em larga escala em grandes empresas e órgãos governamentais. Atualmente, o número de downloads do
BrOffice? já ultrapassa 61 milhões somente no site oficial.