Notícias do Ciberparque

Apresentação

Esse é o mural de notícias do nosso Ciberparque. Aqui estarão apresentados os principais acontecimento relacionados com o nosso trabalho, com um link direto com as ações antes previstas na nossa agenda. Isso inclui a citação de datas e fatos, a descrição e análise de trabalhos concluidos, relato da participaçao em eventos, exposição de fotos entre outros detalhes de cada processo.

Ciberparque amplia rede de colaboradores

Nesta sexta (23/09/05) foi realizada uma reunião ampliada entre equipe do Ciberparque e artistas da nossa terra para iniciar a articulação e o envolvimento dos grupos culturais e representação de organizações. Na ocasião, contamos com a presença de: Marivaldo, Vitor Hugo, André Marques, Silva Dias, Adoniran, Marilza, Francinaldo, Ghiré, Gilvan, Welington, Núbia, fabrízia... Tivemos a possibilidade de apresentar para os convidados um pouco do projeto e um pouco do que estamos pensando. Alguns pontos fundamentais foram discutidos como por exemplo a questão da preparação do público antes mesmo de começar a divulgar os projetos, a maior integração entre as culturas, discussão sobre um semonário de Arte-educação, a formação de professores, oferecimento de oficinas nas escolas, criação de núcleo cultural, debate com os meios de comunicação, festivais culturais, entre outras coisas. Devemos oportunizar ainda mais momentos como esses. Foi muito bom! E ficou o gostinho de quero mais! Já estamos pensando em realizar um evento para a discussão de políticas públicas para a área de cultura e sua relação com educação e cidadania.

Diretor da FACED/UFBA visita canteiro de obras

Nelson (coordenador do projeto) e Fritz em Irecê. dia 06 e sete de setembro. EDITAR Vai acontecer um encontro em Irecê com a participação de Nelson Pretto, Fritz, uma pessoa do CPD da UFBA... pauta em construção:

1. definir melhor o bau para o ponto de cultura - visita aos possiveis fabricantes

2. definir a parte de implantação física de tudo, teleconferencia de saude, ponto de cultura, tabulerios e radio web

3. programação possivel (a partir da demanda de Irece e das possibilidades da FAMED) para as açoes de qualificacao da área de saúde de Irece.

4. infraestrtura de rede para todo o complexo.

5. implantação já da radio web

6. verificacao do estado de construção dos moveis dos tabulerios e especificacao do complemento (armário)

7. Um bom envolvimento comunitario para o pessoal do ponto de cultura e tabuleiro.

(a partir da mensagem de nelson na lista de discussão)

Ciberparque representado na oficina de vídeo em Aracaju

Início 19 de agosto e término 25 de agosto de 05, com a presença de Ana Paula Trindade, colaboradora do Ciberparque, aluna do mestrado em educação

Iniciada a articulação entre Ciberparque e Programa de Formação de Professores em Irecê

Atividade curricular. em 18.08.05 (término previsto para dezembro de 2005). Essa atividade é uma interface entre o Ciberparque e o curso especial de formaçao de professores, ministrado pela UFBA/FACED em Irecê/BA, em caráter experimental. A idéia de articulação está prevista desde a origem da concepção do Ciberparque. Na verdade o próprio curso de formaçao de professores é parte de um programa maior, no qual já se pensava em uma açao ampla na cidade de Irecê, através do Programa de Formaçao de Professores. Esse programa tem 5 linhas de atuação pensadas na sua origem, entre elas um ciberparque, o curso.

Como mais uma linha de articulação os professores cursistas tem a oportunidade de participar da construçao do projeto Ciberparque e incluir integralmente essa atividade como curricular da formação superior do professor. A proposta de atividade curricular, intitulada Projeto Ciberparque, foram abertas 25 vagas. Essa atividade propõe objetivos especícos, conteúdos, metodologia, acompanhamento, calendário. No fundo, tudo isso se traduz no próprio envolvimento dos professores cursistas com o Ciberparque.

Ao longo desse envolvimento os cursistas estarão registrando a sua vivência como membro do projeto através de diários, bem como irão considerar essa experiência em seus memoriais, no qual procuram refletir sobre o caráter educativo de tudo que ocorre ao longo do curso. Esperamos que a participação dos professores cursistas nessa fase de implantação do Ciberparque contribua significativamente para a formação de um professor diferente, aquele que atua como um produtor de cultura, responsável pela mobilização de toda a comunidade para integrar o universo de possibilidades decorrentes da democratização dos meios de produção multimídia.

Ciberparque realiza PRIMEIRA VIDEOCONFERÊNCIA salvador-irecê

em 17.06.05 reunindo membros parceiros, em atividade a distância entre Irecê e Salvador, utilizando a sala de teleconferência do IAT, com a presença especial de Prof. Roberto Aparici, da UNED/Espanha

Esse encontro tinha como objetivo mobilizar uma equipe inicial de trabalho com pessoas interessadas no Ciberparque, em especial, pessoas da comunidade local de Irecê.

Foi um encontro importante porque tivemos a oportunidade de utilizar a teleconferência como mais uma forma de trabalho colaborativo com o uso das TIC disponíveis.

Além disso, começamos um delineamento das seguintes frentes de trabalho que foram implantadas como ficou descrito aqui no site, com a adesao de pessoas presentes e incorporaçao de novos membros:

ESPAÇO FÍSICO, FUNCIONAMENTO E ESTRUTURA, PROJETOS, GESTÃO, DIVULGACAO

Ciberparque inova com uso de escrita colaborativa Começamos a usar o Twiki desde a fase de elaboraçao da proposta do Ciberparque. Por esse espaço compartilhamos etapas posteriores a contemplação da proposta pelo edital do Programa Cultura Viva. Definimos estratégias colaborativas para a construçao, compartilhamento dos documentos necessários à formalização do convênio com o Ministério da Cultura. Definimos e fomos noticiando as etapa de trabalho, publicamos os documentos em construçao para preenchimento, a exemplo do plano de trabalho, Apontamos para links de sites onde poderiam ser encontrados o edital, os formulários e outras informações (http://www.cultura.gov.br/corpo.php). Indicamos links para um outro ponto de cultura que havia construido o projeto junto com o Ciberparque, o Projeto Estúdio Mix. Indicamos os documentos para Consulta, cuja leitura poderia facilitar a compreensao sobre o Projeto, como a Carta Circular SPPC, o Manual e Formulários para Celebração de Convênios. Definimos prazos para os encaminhamentos. Deixamos as instruçoes para o cadastro e participação na lista de discussão do grupo, criada nessa época. Deixamos o contato telefônico do GEC. Foi feita uma chamada na FACED, para apresentação do projeto e convite aos interessados em participar, os quais foram se integrando à lista de discussão. Foram muitas as conversas por telefone, com pessoas do Minc sobre o Plano de trabalho. Enfim, a fase de elaboração da proposta e envio de documentos deu lugar à espera pelo repasse dos recursos, só liberados em julho.

Projeto Conexoes: Ciberparque Anísio Teixeira é desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (Faculdade de Educação/FACED), a Fundação ADM e a Prefeitura Municipal de Irecê, com o apoio do Ministério da Cultura.

-- AlessandraPicanco - 11 Sep 2005

revisão: r4 - 31 Oct 2017 - 13:06:49 - JuVemario