Forum Web - Representatividade do PSL-BA

Veja também: escolha de representantes?

Este forum está aberto para discutir a Representatividade dentro do PSL-BA. Como podemos definir um membro como ativo, como podemos escolher quem pode nos representar?

Para discutir de "Licenciamento", "Modelos de Negócio", "Modelos de Colaboração", "Inclusão Digital", "Como usar Software X", dentre outros assuntos fora do tema, visite o tópico ForumWeb? e entre no forum adequado.

Novato? Leia como usar o Forum Web? .



AurelioAHeckert - 07 Aug 2005 23:12:26
Conforme decidido na Reunião de 6 de Agosto de 2005? o PSL-BA passara a ter 3 representantes que poderão falar em nome do PSL-BA e farão a interface com a sociedade, facilitando a relação com o público, governo e empresas.

Em reuniões passadas já havia sido acordado que podemos considerar membro ativo quem participa dos Grupos de Trabalho do PSL-BA? , portanto essas pessoas são as que tem direito de votar e ser votadas. Porém, como defir se uma pessoa faz realmente parte de um grupo ou não? Esta thread dave discutir esse assunto e chegar a uma conclusão para viabilizar, o mais breve possível, a primeira eleição.

AurelioAHeckert - 07 Aug 2005 23:34:43
Proposta:

É difícil traçar uma linha que separe certas coisas em sim e não, em certos casos é impossível e encontraremos incoerências ao tentar faze-lo. Defir se um membro é atívo ou não em um grupo como o PSL-BA é um desses casos, porém é necessário para a seleção de um representante (Isso é mais um pequeno exemplo do porque a democracia representativa não é realmente democrática). Com o tempo poderemos encontrar erros, mas como somos obrigados a nos adaptar a essa demanda social, devemos buscar uma forma de criar a linha delimitadora que cause o mínimo de problemas e injustiças.

Na reunião eu havia proposta algo como: Pertence ao grupo se e somente se: Participou de alguma ação do grupo nos últimos X meses e de pelo menos Y% das reuniões nesses últimos X meses

Porém LucasRocha lembrou que algo parecido gerou uma reavaliação no GNOME pois membros antigos e importantes do projeto não podiam particiapar do processo decisório porque nos últimos meses tinham passado por problemas e uma reggra como essa os separava do grupo.

Acho que devemos colocar um valor de inércia que almentaria o X de forma diretamente proporcional ao tempo de participação de um membro no PSL-BA.

CristianPrivat? - 08 Aug 2005 00:02:35
Realmente encontrar uma fórmula que seja a mais justa possível dará trabalho. Acho que uma forma menos complexa de definir se uma pessoa é ou não membro do PSL-BA seria:

Ter participado de alguma ação presencial (Reunião, organização/participação de eventos, etc) ou virtual (Elaboração de documentos, imagens, ter contribuido com o conteúdo do TWiki do PSL-BA, etc), sem levar em conta quando isso ocorreu;

AurelioAHeckert - 08 Aug 2005 00:50:56
Bem acho que aí caimos num outro extremo que também é injusto. Uma pessoa que um dia fez algo pode votar e ser votada para definir a representação desse grupo? Não acho isso bom...

Não devemos exigir demais. Não devemos limitar a meia-dúzia dos mais ativos, mas devemos trabalhar numa fronteira mais adequada. Provavelmente essa fronteira não será uma linha reta, portanto a função que define essa fronteira deve ser algo um pouco mais complexo.

Não tenha medo da complexidade da função. Ela não vai inviabilizar nada por ser complexa, desde que seja clara.

CarlaFreitas - 08 Aug 2005 19:03:24
Eu acho que poderiamos apenas ver se a pessoa participou das últimas X de reuniões, se participa de algum GT, ou se fez parte de algum projeto nos últimos X tempos. Acho que vai ser difícil realmente tentar achar um critério que seja justo...

O fator de inércia é interessante mas ainda estou viajando em como calculá-lo... Alguém teria alguma sugestão?

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

AurelioAHeckert - 08 Aug 2005 20:38:10
Como eu citei a possibilidade e Carlinha gostou mas viajou farei a proposta que estava pensando para que vocês vejam.

Proponto um cálculo inercial:

Antes da proposta em sí, precisamos de uma base que viabilize o processo...

A cada eleição avaliaremos quem faz parte do grupo e portanto pode votar e ser votado. Isso deve ser guardado no histórico. Todos os aptos participarão da eleição, mesmo que não vote (significará que ele se absteve).

Vou recolocar aquela função que citei antes, mas agora com a variável I de inércia.

Pertence ao grupo se e somente se: Participou de alguma ação do grupo nos últimos (X + I) meses e de pelo menos (Y - J)% das reuniões nesses últimos (X + I) meses

Acredito que essa é a função que devemos usar. O que deve ser visto com cuidado são os valores de X, Y, I e J.

Mas como encontar I e J?

Proponho:

  • I = E / 2   (onde E é o número de eleições em que a pessoa já participou.)
  • J = E * 2
  • X = 9
  • Y = 50

De qualquer forma, os valores das variáveis podem ser modificados no futuro caso seja necessário.

Com esses valores:

  • Um novato, deve ter participado de algo nos últimos 9 meses e de pelo menos 50% das reuniões nesse tempo;
  • Uma pessoa que já participou de uma eleição, deve ter participado de algo nos últimos 9 meses e meio, e de pelo menos 48% das reuniões nesse tempo;
  • Uma pessoa que já participou de 6 eleições, deve ter participado de algo nos últimos 12 meses e de pelo menos 26% das reuniões nesse tempo;
  • Uma pessoa que já participou de 20 eleições, deve ter participado de algo nos últimos 19 meses e de pelo menos 10% das reuniões nesse tempo; (Mesmo que ele decida ficar inativo após uma eleição ele terá o tempo de garantir uma bonificação e mais meio mês na eleição do ano seguinte desde que tenha uma porcentagem de participação em reuniões que lhe garanta 10% depois de um ano, mas não será suficiente para mante-lo assim no ano seginte. Acho que isso valoriza o tempo de trabalho que uma pessoa já doou para o projeto)

AntonioTerceiro - 08 Aug 2005 21:34:28
Sinceramente, eu acho ridículo usar uma fórmula para medir a meritocracia. Isso não existe!

Por que não fazer uma democracia ao contrário?

  • Tantas pessoas se disponibilizam para os tais representantes
  • dessas tantas, ficam impossibilitadas de serem representantes aquelas que alguém do grupo acredite que não tem legitimidade (i.e. que não faz nada de relevante)
  • as que sobrarem decidem entre si quem fica.

Só vai "se candidatar" quem for consciente do próprio mérito e ninguém precisa votar.

Sem cálculos loucos de coeficientes que medem o mérito.

PedroKroeger? - 09 Aug 2005 19:51:57
eu concordo com terceiro.
No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

AurelioAHeckert - 10 Aug 2005 03:26:11
Huru!

É isso aí! Aplausos para Terceiro!

Não sei pra que a gente se reune e discute legitimidade... todos são conscientes... Não gostou beleza, mas fale direito. E "louco" uma porra. E "porra" vai ficar no histórico.

AntonioTerceiro - 10 Aug 2005 13:40:10
Talvez o tom do comentário tenha ficado meio bizarro, foi mal aí. Lembre-se: nós não arrotamos. wink

PedroKroeger? - 12 Aug 2005 12:53:40
Eu confesso que não achei bizarro, achei normal. Talvez porque eu seja mais grosso que vocês dois juntos? smile
No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

ThiagoTavares? - 10 Aug 2005 02:16:02
Aurium,

Vc sabe do respeito e do valor que dou as suas palavras, mas me permita, desta vez, discordar integralmente da sua proposta, por uma razão muito simples: procurando uma solução, sem querer/perceber vc incorreu no mesmo erro e na mesma lógica dos economistas neoclássicos ultraliberais, que enxergam o fenômeno sócio-econômico a partir das regras e funções rígidas da econometria[0]. Foi essa nefasta corrente do pensamento econômico - que se tornou hegemônica - que retirou a dimensão política da análise sócio-econômica, ou seja, a dimensão das relações de produção e das relações entre as classes sociais que engendram os conceitos econômicos tais como mercadoria, valor e mais-valia. Nas palavras certeiras de MARX: �Os economistas nos explicam como se produz nestas relações dadas [relações sociais de produção burguesas], mas não nos explicam como se produzem estas relações, isto é, o movimento histórico que as engendra�

Portanto meu velho, transpondo o conceito da economia para as relações sociais ampliadas, nosso amigo Terceiro está certíssimo.

Abração!

[0] http://en.wikipedia.org/wiki/Econometric

AurelioAHeckert - 10 Aug 2005 03:22:23
Bom, então não sei pq não foi decidido logo isso naquela reunião.

ThiagoTavares? - 10 Aug 2005 03:32:33
sinceramente eu tb não sei... mas penso que a discussão não deve se encerrar por aqui.

Aurium: relendo as msgs achei que peguei pesado com vc no post acima. Vou manter o teor mas quero deixar claro que a minha ira é contra a econometria e a visão ortodoxa dos ultraliberais que fizeram da economia um jogo de soma zero e o cidadão de prisioneiro, com todos os seus "dilemas". Por isso releve o tom e perceba que minha crítica é sobre a metodologia (que me remete a econometria) e não as suas idéias e ideais. Abração!

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

VicenteAguiar - 08 Aug 2005 14:07:08
Olá pessoal!! Antes de qualquer coisa, gostaria de ressaltar que eu achei muito legal este fórum Web e mais legal ainda o tema em reflexão. Sendo assim, gostaria de contribuir com um questionamento que eu penso ser tão importante quanto definir os critérios para quem pode votar e ser votado, que é o seguinte:

-

"qual o papel exato d@s representantes do PSL-Ba?!? Ou seja, quais sua(s) reais funções??

-

El@s podem tomar decisões em nome do PSL-Ba?!?

-

El@s podem tomar decisões distintas um do outro?!?! Caso não possam tomar decisões ou não possam tomar decisões distintas, qual a necessidade de termos "três" representantes?!?!

-

Vale ressaltar que numa Associação sem-fins-lucrativos, o membro representante apenas "representa juridicamente a organização". Ou seja, caso a associação tenha que assinar um documento (como cheque, contratos,doações etc...) ou responder judicialmente a um processo, é essa pessoa (física) que irá em nome da organização (pessoa jurídica) realizar estas tarefas de natureza institucional. Por exemplo, se a organização fizer alguma "besterira", do ponto de vista legal, é essa pessoa que será presa! Desta forma, não necessariamente, o membro representante toma decisões pela organização. Isto deve ser decidido pelo grupo e registrado num regimento ou estatuto.

AurelioAHeckert - 08 Aug 2005 19:31:45
A Vicente! Boas colocações! Isso tudo e mais foi descutido na reunião. Vou tentar responder:

  • qual o papel exato d@s representantes do PSL-Ba?!? Ou seja, quais sua(s) reais funções??
    • Não foram definidas muitas funções. Os representantes são uma cara, uma personalização da diversidade, para fazer uma interface com a sociedade... Exemplo: Falar em eventos, levar nossa visão sobre fatos a representantes governamentais, tratar sobre novas possibilidades com empresários, e por aí vai. Além disso os representantes devem fazer relatórios periódicos sobre o que o PSL-BA tem feito e discutido.

  • El@s podem tomar decisões em nome do PSL-Ba?!?
    • Não. Serão apenas representantes, que podem propor e iniciar ações como qualquer outro, mas só podem dizer que o PSL-BA é o que o consenso disser que é, só pode dizer que o PSL-BA faz se for uma ação reconhecida pelo grupo, só pode dizer que o PSL-BA fará se o grupo aceitar a proposta.

  • El@s podem tomar decisões distintas um do outro?!?! Caso não possam tomar decisões ou não possam tomar decisões distintas, qual a necessidade de termos "três" representantes?!?!
    • Fica até ruim eu responder essa questão porque eu fui o único a votar na opção de apenas 1 representante. smile   Porém, você pode notar então que havia uma forte tendência no grupo de apresentar a sua diversidade na sua interface. Essa é uma forma interessante que não permitirá que o PSL-BA seja confundido com a personalidade de uma só pessoa. A proposta é que procuremos eleger 3 representantes que tenham envolvimento com o SL em áreas distintas.

É isso. Espero ter esclarecido.

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

AntonioTerceiro - 08 Aug 2005 21:28:02
Vale ressaltar que numa Associação sem-fins-lucrativos, o membro representante apenas "representa juridicamente a organização". Ou seja, caso a associação tenha que assinar um documento (como cheque, contratos,doações etc...) ou responder judicialmente a um processo, é essa pessoa (física) que irá em nome da organização (pessoa jurídica) realizar estas tarefas de natureza institucional. Por exemplo, se a organização fizer alguma "besterira", do ponto de vista legal, é essa pessoa que será presa! Desta forma, não necessariamente, o membro representante toma decisões pela organização. Isto deve ser decidido pelo grupo e registrado num regimento ou estatuto.

Pelo que eu entendi essas 3 criaturas vão responder "pelo" PSL-BA no sentido de que se alguém que queira perguntar algo ao PSL-BA não o faça na lista (por não querer ou por não saber) na lista, esse alguém será respondido por uma dessas pessoas.

Não tem muito a ver com isso de representação de pessoas jurídicas: o PSL-BA não é uma pessoa jurídica e não tem esse tipo de coisa. (A questão da necessidade de pessoa jurídica para coisas pontuais é outra história).

CristianPrivat? - 09 Aug 2005 13:43:39
Não tem muito a ver com isso de representação de pessoas jurídicas: o PSL-BA não é uma pessoa jurídica e não tem esse tipo de coisa. (A questão da necessidade de pessoa jurídica para coisas pontuais é outra história).

Na última reunião geral, foi consenso da maioria que a GNOSIS será a entidade legal que representa o PSL-BA. Para sair da teoria para prática, basta a burocracia que envolve este processo ser concluída.

AntonioTerceiro - 10 Aug 2005 13:32:37
Não, pelo que entendi a Gnosis se dispõe a assumir questões burocráticas que se relacionem com o PSL-BA. Isso é diferente de ser a entidade legal que representa o PSL-BA:

  • não podemos impor sobre um coletivo que é muito diverso a representação deste por uma entidade. A direção (e portanto a responsabilidade legal) da Gnosis não é escolhida pelo PSL-BA.
  • O PSL-BA deve ser amplo e não podemos inibir a participação de outras entidades.

CristianPrivat? - 10 Aug 2005 19:26:45
Saudações Terceiro,

Bem coloquei o que foi decidido na reunião, e pelo meu entendimento ficou claro que a entidade que representará legalmente o PSL-BA será a GNOSIS, se eu estiver errado em minha interpretação que alguem que esteve na reunião me corrija. Foi sugerido por Thiago Tavares que a GNOSIS representasse, logo estivesse devidamente registrada, o PSL-BA. O que foi aceito pela maioria (ou a totalidade) dos presentes.

AntonioTerceiro - 12 Aug 2005 03:34:00
O meu ponto é que não faz sentido a Gnosis representar o PSL-BA. O que vai acontecer na prática é que a Gnosis vai emprestar o seu CNPJ quando isso se fizer necessário pra viabilizar alguma atividade do PSL-BA.

AurelioAHeckert - 12 Aug 2005 22:22:50
Na prática é exatamente isso. Realmente a frase "a GNOSIS será a entidade legal que representa o PSL-BA" traz outros entendimentos legais que não são do nosso interesse.

Acho que Terceiro conseguiu uma boa interpretação com a frase: "a Gnosis se dispõe a assumir questões burocráticas que se relacionem com o PSL-BA" e isso de comum acordo com os integrantes do PSL-BA presesntes na reunião.

LorreneVieira? - 29 Oct 2005 18:03:06
Certo, isso ficou bem claro, mas depois dessa discussão chegou a haver pessoas que se disponibilizaram a ser represtantes?
No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

ThiagoTavares? - 10 Aug 2005 03:05:29
Minha visão:

qual o papel exato d@s representantes do PSL-Ba?!? Ou seja, quais sua(s) reais funções??

representar institucionalmente os ideais, propósitos, bandeiras, objetivos, ideologia, etc de um grupo. Onde? Nos eventos, encontros, reuniões, etc que este grupo (PSL-BA) for convidado para participar.

El@s podem tomar decisões em nome do PSL-Ba?!?

Não. Serão apenas representantes, que podem propor e iniciar ações como qualquer outro, mas só podem dizer que o PSL-BA é o que o consenso disser que é, só pode dizer que o PSL-BA faz se for uma ação reconhecida pelo grupo, só pode dizer que o PSL-BA fará se o grupo aceitar a proposta

Faço minhas as palavras de Aurélio E acrescento umas perguntinhas para nossa reflexão: Como o grupo irá aceitar a proposta? Através da lista? De reuniões presenciais? De enquetes e votações pelo site? Quem pode votar?

El@s podem tomar decisões distintas um do outro?!?! Caso não possam tomar decisões ou não possam tomar decisões distintas, qual a necessidade de termos "três" representantes?!?!

Começando pela segunda pergunta: O(s) grupo(s) que forma(m) o PSL-BA não é(são) homogênio(os). A identidade está na diversidade. Se não houvesse tantas pessoas de tantos lugares, formações, etc o PSL-BA não seria o PSL-BA. Logo, por não ser um bloco monolítico, a discussão sobre representatividade deve refletir, necessariamente, esta diversidade que garante a unidade.

A sugestão de três representantes tem esse propósito, uma vez que foram identificadas, durante a reunião, três macro-ações ou três grandes "redes de relações sociais" que se entrelaçam e se interconectam a partir de três "nós", a saber: a rede de relações sociais construída em torno do nó "Desenvolvimento de Software, Arte e Webdesign"; a rede de relações sociais construída em torno do nó "Movimentos Sociais, Economia Solidária e Inclusão Digital"; e por fim a rede de relações sociais em torno do nó "Relações Governamentais, Privadas e Jurídicas". A nossa discussão é exatamente para saber quem pode votar e ser votado para representar institucionalmente o PSL-BA perante a rede ampliada de relacionamento externo com a sociedade, em cada macro-ação.

Com relação a primeira pergunta, os representantes "representarão" as posições de consenso do grupo em cada macro-ação ou cada "rede de relações sociais" do PSL-BA.

Por fim, chamo a atenção para o fato que as relações sociais não estão dadas a priori ou podem ser construídas "do nada", são, sim, resultado de um processo histórico de comprometimento, engajamento e coerência.

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum}

No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forum} No such template def TMPL:DEF{PROMPT:forumScript}

-- MoisesFilocre - 23 Aug 2007

revisão: r2 - 31 Oct 2017 - 13:06:49 - JuVemario