Processo de Ensino e Pesquisa
Enquete feita pela equipe: Débora Peixoto, Doralice Lauton, Otanísia Azevedo, Sandra Regina
Apresentação do resultado da enquete sobre o processo de ensino e pesquisa
A proposta do trabalho foi em realizar uma enquete entre alunos e professores de diferentes níveis de ensino, idade e locais diversificados sobre o que pensam da relação ensino e pesquisa e de como isso se manifesta no dia-a-dia deles.
Elaboramos a enquete com apenas três perguntas, que foram as seguintes:
- Como professor (a)/aluno (a) lida com o processo de ensino e pesquisa no dia-a-dia?
- Quando se trata do processo de ensino e pesquisa, qual o papel do aluno/professor?
- O processo de ensino e pesquisa favorece para avaliar a construção do conhecimento em sala, tanto do aluno, quanto do professor?
Ao analisarmos as respostas dos professores de todos os níveis de ensino, constatamos que todos têm a mesma opinião sobre o processo de ensino e pesquisa, pois entendem a pesquisa como um instrumento de ensino e extensão como ponto de partida e de chegada da apreensão da realidade, onde o professor deve estar em constante pesquisa, em compreender o que está ocorrendo, além de acreditar que o processo de ensino e pesquisa contribui para o desenvolvimento e internalização do aprendizado.
Enquanto que a maioria dos alunos que responderam a enquete pensa completamente o contrário:
- Consideram o ensino e pesquisa como uma mera memorização e repetição do conhecimento;
- Que a idéia de transformar alunos em pesquisadores entende-se como uma forma de desincumbir o professor de seu compromisso de dar aulas;
- E que o aprendizado desse processo acontece superficialmente, pois eles acham necessário um estudo mais aprofundado em sala, o que normalmente não acontece.
Percebemos a diferença nítida das respostas dos alunos e professores, e o que acontece é um grande descompasso nesse processo, onde os alunos relacionam o ensino e pesquisa como uma mera reprodução do conhecimento e os professores consideram como produção do conhecimento. É necessário perceber que estamos vivendo em uma sociedade por muitos chamada de Pós-Moderna, que tem como uma das características a multiplicidade de informação, então cabe ao professor assumir a tarefa de ensinar a pesquisar , dar valor e significado . O conhecimento não se traduz em quantidade de informações, mas em ação e transformação sobre a informação. Recuperar a relação ensino e pesquisa é partir do pressuposto de que pelo ensino também se faz produção do conhecimento, incluindo a produção da consciência das novas gerações, fazendo-as sujeitos da própria história, capazes de enfrentar com independência e cidadania os desafios do mundo tecnológico que se avizinha.
--
JoseildaSampaioDeSouza - 03 Jul 2006
Topic revision: r1 - 03 Jul 2006 - 20:20:27 -
JoseildaSampaioDeSouza?