Comentários

-- MariaHelenaBonilla - 05 Aug 2005

Escolhi o texto “Quão interativo é o hipertexto?” de Alex Fernando Teixeira Primo, em primeiro lugar pelo tema si, que acredito ser de extrema importância para aqueles interessados em fazer uma outra educação baseada numa pedagogia mais dialógica e transformadora, que incentive práticas democráticas e a liberdade de expressão. Em segundo lugar, pelas boas referências do autor, que além de fazer parte de uma instituição de grande credibilidade em termos de pesquisa na área de Tecnologias da comunicação e informação na escola, a UFRGS, é um estudioso da interatividade, sempre trazendo em seus textos um amplo referencial teórico de diversos autores que vêm discutindo o assunto.
Neste trabalho, especificamente, o autor discute o hipertexto e a interação mediada por computador através de uma abordagem relacional. A partir dessa perspectiva, preocupada com a relação entre os interagentes, questões como interatividade, bidirecionalidade, usuário, não-linearidade e autoria compartilhada são revisitadas e colocadas em xeque. O autor analisa também a questão da escrita coletiva e propõe-se três formas de interação hipertextual: potencial, colaborativa e cooperativa.
Nesse sentido, traz uma concepção de homem como sujeito e não simplesmente como visitante indiferenciado de um parque temático, onde cabe a um guia a determinação de rotas pré-estabelecidas. O sujeito é um ser interagente que age com o outro. Dessa forma, o autor traz um modelo de comunicação que acredito que é o que potencializa a construção coletiva de conhecimentos e as autorias livres e plurais.

Topic revision: r3 - 05 Aug 2005 - 19:37:05 - MaristelaMidlej?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback