LINHAS DE PESQUISAS

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas (PPEE) insere-se na área de conhecimento das engenharias, tendo como contornos gerais uma atuação multidisciplinar na área de estruturas. O PPEE possui uma única área de concentração:

INTEGRIDADE ESTRUTURAL.

Busca-se, com a adoção dessa área, estudar a confiabilidade das estruturas sob influência da concepção preliminar, projeto, cálculo, fabricação, montagem, desempenho, tensões residuais e distorções, trincas e outros defeitos. Neste sentido, a área de concentração eleita tem por objetivo produzir conhecimentos e formar pessoas capazes de desenvolver projetos estruturais nas referidas áreas e setores. Este programa contempla a análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas de concreto, estruturas de madeira, estruturas metálicas e as diversas estruturas das engenharias, como por exemplo, Mecânica, Naval, Aeronáutica, Civil e de Petróleo.

O Mestrado possui quatro linhas de pesquisa:

  1. Mecânica Computacional (MC): Essa linha de pesquisa abrange a modelagem numérica de estruturas e elementos estruturais sob diversos tipos de solicitação. Busca-se, também, estudar a adequação dos vários métodos numéricos a cada tipo de análise. Objetiva o uso de métodos numéricos e dispositivos computacionais para estudar, avaliar e simular eventos governados por princípios fundamentais da mecânica. Dentre as diversas pesquisas pertencentes a esta área, cumpre enfatizar tanto o desenvolvimento como a aplicação avançada de métodos numéricos, tais como os métodos dos elementos finitos, dos elementos de contorno, das diferenças finitas, dos volumes finitos e sem malha, entre outros também contemplados;
  2. Projetos de Estruturas (PE): Essa linha de pesquisa abrange a análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas de concreto, estruturas de aço e estruturas de madeira;
  3. Análise Experimental de Estruturas (AEE): Nessa linha de pesquisa são aplicadas técnicas de análise experimental de tensões, análise de deformações, além de modelagem física de estruturas, utilizando conceitos de similitude e análise dimensional. A linha de pesquisa relaciona-se, também, com as técnicas de planejamento experimental.
  4. Reabilitação Estrutural (RE): Essa linha de pesquisa compreende a análise estrutural, avaliação de integridade ou de patologias estruturais em estruturas ou monumentos antigos ou históricos, em estruturas em geral, bem como o estudo e proposição de técnicas e procedimentos de reabilitação dessas estruturas.


contador grátis

visitas desde 25 de Outubro de 2011.


Editar Anexar Versões Mais... Sair