OBRIGATÓRIA

Este grupo possui dois objetivos fundamentais:
  1. a capacitação adequada e necessária do aluno na compreensão e manipulação, analítica e computacional, de ferramentas matemáticas com efetivo potencial de aplicação na engenharia;
  2. tornar o aluno capaz de compreender e analisar um processo em sua amplitude global, nivelar os conceitos da mecânica do contínuo e da análise experimental de estruturas.

O Mestrado Acadêmico proposto possui três linhas de pesquisa: mecânica computacional, projetos de estruturas e análise experimental de estruturas. Neste caso, as três linhas de pesquisa possuem duas disciplinas obrigatórias com 4 créditos e 68 horas de aula, denominada "Métodos Matemáticos para Engenharia", cujo objetivo é contemplar tópicos da matemática comprovadamente aplicados na análise de problemas diversos da engenharia de estruturas, fundamental para a correta formulação, análise e abordagem dos problemas relacionados à mecânica das estruturas, e a outra denominada "Introdução à Mecânica do Contínuo", cujo objetivo é aprender os conceitos da análise tensorial, da mecânica do contínuo e a fundamentação do Método dos Elementos Finitos. Além disso, uma disciplina obrigatória, com 1 (um) crédito e 17 (dezessete) horas de aula, denominada "Metodologia da Pesquisa", deve ser cursada pelo estudante para aprimorar a sua capacidade em produzir conhecimento científico e tecnológico com qualidade, além de prover ao mesmo uma visão interdisciplinar da ciência e da pesquisa.

As disciplinas e atividades obrigatórias integrantes da grade curricular do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Estruturas estão listadas na tabela a seguir.


DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
NOME CH CR NATUREZA
Métodos Matemáticos para Engenharia 68 4 Obrigatória
Introdução à Mecânica do Contínuo 68 4 Obrigatória
Metodologia da Pesquisa Aplicada 34 1 Obrigatória
Projeto de Dissertação 00 2 AT
Pesquisa Orientada Mestrado 00 3 AT
Defesa de Dissertação de Mestrado 00 6 AT


contador

visitas desde 25 de Outubro de 2011.


Editar Anexar Versões Mais... Sair